search
Representantes da Autocoat, sendo a primeira uma mulher de blusa branca, seguida de um homem de blusa cinza, outra mulher de camisa branca e um homem vestido de cinza
A startup Autocoat, incubada na Incamp, está com um equipamento inovador no mercado de filmes finos e visa o lançamento de um segundo produto 

 

Esta matéria faz parte da série de reportagens produzidas pela Inova sobre as empresas que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp. Saiba que tipos de empresas podem integrar esse ecossistema e como se cadastrar na página de Vivência Empreendedora

Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

A Autocoat, empresa-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), lançou o seu primeiro equipamento, o Blade Coater BCC-02. Esse equipamento automatizado impacta positivamente a produção de energia limpa e a impressão de filmes finos. Em laboratórios, o BCC-02 é utilizado para aplicar uma camada fina e uniforme em materiais, empregados, por exemplo, em células solares e baterias. Atualmente, o equipamento já está disponível no mercado nacional e a empresa almeja sua internacionalização por meio de uma parceria com a empresa alemã MBRAUN, além do desenvolvimento de um segundo equipamento. 

O lançamento da Autocoat é uma inovação no mercado de produção de filmes finos, pois permite o desenvolvimento de filmes de espessura nanométrica com aplicação em diversas superfícies. Além disso, apresenta um sistema de faca de nitrogênio que possibilita, por exemplo, a cristalização de perovskitas, um material que vem sendo investigado no desenvolvimento da nova geração de células solares.

“O nosso equipamento feito a partir da técnica de blade coating ajuda a melhorar o desempenho dos materiais usados em células solares, baterias e outros materiais, permitindo a produção de filmes finos uniformes com baixo consumo e desperdício de material. Tivemos sucesso com o lançamento e já vendemos 8 equipamentos. A divulgação e o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, que gerencia a Incamp, têm nos ajudado bastante com a prospecção dos clientes", comenta Viviane Nogueira Hamanaka, CEO e co-fundadora da Autocoat.

Os filmes finos produzidos pelo equipamento da empresa referem-se a uma fina camada de material, com espessura que pode variar desde poucos nanômetros até dezenas ou centenas de micrômetros, aplicada sobre outro material com o propósito de modificar suas propriedades superficiais e obter o resultado necessário para cada item produzido, como exemplo de placas solares fotovoltaicas. 

Levando a inovação para o exterior 

A startup estabeleceu uma parceria com a empresa alemã para a integração do BCC-02 nas Glove-boxes fabricadas pela MBRAUN. Essa colaboração tem como objetivo otimizar o desenvolvimento de dispositivos de energia renovável, como células solares e baterias, abrindo novas possibilidades para o crescimento da Autocoat no mercado internacional. 

A parceria com a empresa foi potencializada com a aprovação no edital do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) de fase 3 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o PIPE Fapesp Sebrae StartUp-Empresa-Validação tecnológica junto ao cliente (PoC/MVP), que configura quando há interesse de uma grande corporação na tecnologia da startup. O recurso captado neste edital está possibilitando a realização das alterações e otimizações necessárias no equipamento para a integração dos sistemas. Além disso, a Autocoat está empenhada no processo de certificação para o mercado internacional, buscando a conformidade com as normas exigidas no exterior. 

“Enquanto estamos fazendo o processo de comercialização do equipamento no mercado nacional, também estamos nos preparando para a integração nas Glove-boxes da MBRAUN, que posteriormente fará toda a distribuição para o mercado internacional”, expõe Nogueira Hamanaka. Ela também compartilhou a expectativa de viajar para a Alemanha, ainda neste ano, para apresentar a nova versão adaptada do seu equipamento. 

Inovação no mercado de filmes finos: uma história de sucesso

A fundadora da startup, Viviane Nogueira Hamanaka, acumula muitos títulos na sua formação. Primeiro conquistou a graduação no Instituto de Química da Unicamp (IQ) e posteriormente o mestrado, na mesma instituição. Embarcou no doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e, então, seguiu os passos do empreendedorismo. A Doutora fundou a Autocoat em 2020 juntamente com seu marido, Marcos Hamanaka, e estão localizados no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, com perspectiva de se mudarem para uma sala maior, também no Parque. 

A empresa surgiu a partir do projeto de pesquisa de doutorado de Viviane, no qual ela estudou a técnica de blade coating e identificou o potencial de comercialização de equipamentos de deposição baseados nessa técnica para a produção de filmes finos. A empreendedora afirma que a sua expertise tem ajudado no processo de escalabilidade da empresa, mas que a coragem e o esforço foram essenciais no processo. 

“Eu apostei todas as minhas fichas no empreendedorismo. Não era só o meu plano A, era o meu único plano. E por isso, embarquei nesse caminho com muita coragem e esforço. Soube aproveitar cada oportunidade que me surgia e o programa de incubação da Inova Unicamp foi a virada de chave para o mundo dos negócios. Agradeço todo o ensinamento que aprendi e aprendo no programa”, conta Viviane. 

A startup já captou investimentos de editais do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Sebrae e esses recursos viabilizaram o desenvolvimento e a validação do equipamento de deposição utilizando a técnica de blade coating

Outro sistema em desenvolvimento

Com o lançamento bem-sucedido do Blade Coater BCC-02 no mercado, a Autocoat já está trabalhando no desenvolvimento de seu segundo equipamento, o T-Cast. Segundo a fundadora, o desenvolvimento desse sistema se iniciou a partir de uma demanda do setor de biomateriais, para a produção de adesivos e outros materiais biológicos. 

“Pesquisadores e profissionais da área de biomateriais nos procuraram com uma necessidade de produção de filmes em áreas maiores. Por isso, começamos a pensar nesse equipamento, que visa atender a esse mercado e produzir filmes mais espessos e em áreas maiores, de até 20 x 20 cm”, explica a empreendedora e CEO da Autocoat. 

A startup já desenvolveu e validou o Produto viável mínimo (MVP) do novo sistema, que está em fase final de  fabricação. O lançamento está previsto para acontecer ainda este ano, em outubro de 2023. 

A imagem mostra a produção de filmes de biomateriais de grande área feitos no equipamento T-Cast | Imagem: Reprodução Autocoat
A imagem mostra a produção de filmes de biomateriais de grande área feitos no equipamento T-Cast | Imagem: Reprodução Autocoat

Ecossistema empreendedor da Unicamp

Além de incubada na Incamp, um dos ecossistemas empreendedores que a Autocoat faz parte é o Unicamp Ventures, fomentado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que produz conteúdo (como esta matéria) e eventos reunindo as empresas-filhas da Universidade.  

Podem compor ao ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários. Além de startups que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.  

A Inova Unicamp está com o cadastro gratuito aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema ou para a atualização dos dados de empresas já cadastradas.

Acesse: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/