search
Participantes do evento possando para foto em frente slide

Evento promovido pela Incubadora de Empresas de Base Científica e pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp junto a Apex-Brasil discutiu possibilidades de investimentos e caminhos para exportação de produtos e serviços 

Texto e foto: Brener Pompêo 

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp promoveram na última quarta-feira (30) evento para apresentar as possibilidades de investimento e caminhos para a exportação de produtos. O encontro teve a participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação PEIEX Campinas, uma parceria entre a Apex-Brasil e a FACAMP (Faculdades de Campinas)

O encontro apresentou oportunidades de internacionalização para startups e orientou as empresas incubadas da Incamp sobre as diversas fontes de investimento e fomentos disponíveis. Participaram do evento Vital, supervisor de empreendedorismo e da Incamp, Rita Albuquerque, Apex-Brasil, Olavo Furtado, PEIEX Campinas e as empresas: BG Energy, Defense Fertilizer, DemoK, Gingo, Inovia Corp, Kalamazoo, Planting Forests, Plasmotech, Project Aq, R&R Novabio, Tee Global, Vet.ia, BioAcids Tech, OneRF e ProVerde Biotech.

Fontes de investimentos

Além disso, a dificuldade de garantir recursos financeiros não é apenas uma preocupação dos alunos que vêem o empreendedorismo como uma opção de carreira, mas também afeta as empresas que já estão no jogo há algum tempo. Yasumaru, ressalta: "Para conseguir financiamento, quer seja de fontes públicas ou privadas, a empresa precisa ter ciência do seu momento de maturidade e dos objetivos quanto à sua estratégia de crescimento. Não ter esta clareza dificulta a captação," enfatizou o supervisor de empreendedorismo e da Incamp.

Considerando as necessidades das startups incubadas e dos estudantes da Unicamp, Vital Yasumaru apresentou uma gama diversificada de opções provenientes de fontes públicas e privadas para a obtenção de investimentos. 

Entre as instituições mencionadas, destaca-se a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que oferece programas de incentivo, a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), a BASF Agrostart, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Bossa Nova e também a modalidade de equity crowdfunding (método de financiamento em que empresas levantam capital ao vender ações para um grupo diversificado de investidores por meio de plataformas online). Essas alternativas destacadas pelo supervisor de empreendedorismo e da Incamp proporcionam aos interessados recursos para impulsionar seus projetos.

O homem vestido de preto a frente da sala discursando em frente a um slide escrito "quem está buscando investimento?"

Foto por Brener Pompêo

Experiência Especializada em Qualificação Empresarial

A APEX Brasil destaca-se por sua capacidade de prover expertise especializada a empreendedores que buscam ampliar suas atividades empresariais por meio de colaborações e investimentos internacionais. Durante a discussão, as etapas para concretizar a internacionalização foram elucidadas. Conforme apontado por Olavo Furtado, "a internacionalização é uma escolha estratégica que deve ser tomada como cautela e planejamento" que exige ação imediata, como a busca por aprimoramento.

Além disso, furtado destacou a relevância do evento de apresentação da Apex Brasil às empresas incubadas do Parque Científico e Tecnológico da UNICAMP e da Agência de Inovação Inova Unicamp. Ele salientou que tais encontros estabelecem vínculos fundamentais para o êxito empresarial. Para as empresas incubadas, o programa de qualificação para exportação representa uma ferramenta valiosa, oferecendo diretrizes claras e didáticas sobre como se preparar para a exportação e, igualmente importante, como iniciar esse processo.

Segundo Furtado, "O programa de qualificação para exportação é uma ferramenta valiosa que fornece orientações claras para as empresas incubadas do Parque Científico e Tecnológico da UNICAMP. Ele oferece um entendimento profundo sobre a preparação necessária para a exportação e, de forma prática, como iniciar essa trajetória." A construção de relacionamentos e o acesso a esse tipo de conhecimento são elementos críticos para o sucesso das empresas em um cenário empresarial cada vez mais globalizado.

Através da PEIEX Campinas, empreendedores recebem a oportunidade de adquirir conhecimento especializado e se preparar para enfrentar os desafios inerentes a um mercado em constante mutação. O palestrante enfatiza que o programa de qualificação se estende por mais de 30 núcleos no Brasil e continua a expandir sua presença territorial, com o objetivo de atender às necessidades das startups em todo o país.

Participantes sentados em cadeiras enquanto observam os convidados da Apex Brasil que estão sentados a frente da sala, enquanto ao fundo tem um slide com as escritas "PEIEX - Apex Brasil"
Foto por Brener Pompêo

Sobre a Apex Brasil e o PEIEX Campinas

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, conhecida como APEX Brasil, é uma organização do governo federal brasileiro responsável por impulsionar as atividades de exportação e atrair investimentos estrangeiros para o país. A APEX Brasil oferece suporte a empresas brasileiras que buscam expandir sua presença internacional, fornecendo conhecimento especializado, conexões estratégicas e soluções para enfrentar os desafios globais de negócios. Por meio de parcerias, eventos e programas, a agência contribui para o crescimento econômico sustentável e a competitividade das empresas nacionais nos mercados internacionais.

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) Campinas é uma iniciativa que visa capacitar empreendedores e empresas interessados em expandir suas atividades por meio da exportação. Desenvolvido em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) e a FACAMP (Faculdades de Campinas), o PEIEX Campinas oferece conhecimentos especializados, orientações estratégicas e ferramentas práticas para auxiliar os participantes a superar os desafios do mercado internacional.