search
Prédio Anexo composto por participantes observando Marina Silva palestrando sobre a temática ESG durante Connection Day

O Parque Científico Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Inova, reúne no Connection Day, empresas, startups e incubadas para promover networking e debater ações de responsabilidade social e ambiental

Texto: Brener Pompêo  Foto: Pedro Amatuzzi

Sob a gestão da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp foi palco do “Connection Day”. 

O evento foi realizado no auditório do prédio Anexo, um dos seis prédios que compõem a estrutura do Parque, reuniu empresas, startups e incubadas. Com o objetivo de promover um networking e fomentar discussões abrangentes sobre ações de responsabilidade social, ambiental e de governança (ESG), o “Connection Day” foi uma oportunidade para fortalecer parcerias e solidificar laços entre os participantes.

Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), comentou sobre os momentos vivenciados pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp: “Nosso Parque Científico passou por transformações significativas. Antes, estava repleto de atividades presencias, mas, com a pandemia, tivemos uma mudança nesse comportamento e certa perda de vínculos. Eventos como o Connection Day desempenham um papel crucial em promover o networking e reacender essa colaboração presencial entre as empresas.”

Connection Day vai além das conexões profissionais

Vital Yasumaru vestido de preto e calça marrom apresentando no Prédio Anexo durante o Connection Day
Foto por Brener Pompêo durante Connection Day

Pela demanda por mais interações presenciais, a previsão é que haja mais eventos como esses de networking promovidos pelo Parque, conforme comenta Yasumaru:  “A experiência de mais um Connection Day demonstra que há uma demanda real por interações presenciais. Por isso, estamos considerando realizar mais eventos como esse no futuro”.

Contudo, o evento não se limitou apenas a conexões profissionais. A Inova Unicamp aproveitou a oportunidade para discutir suas ações de ESG (Environmental, Social, and Governance). O Comitê Interno de ESG da Inova Unicamp está mapeando ações atuais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e planejando metas e indicadores de sustentabilidade socioambiental e governamental. 

Em junho de 2023, por exemplo, a Inova Unicamp realizou um evento de sensibilização sobre essa pauta em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures. Leia mais aqui. 

Marina da Silva, gerente de inovação e do administrativo da Inova Unicamp, realizou uma palestra sobre as ações de ESG da Inova e compartilhou como a inserção das práticas em ESG está ocorrendo na organização: “Não estamos desenvolvendo uma área específica de ESG para que uma equipe seja exclusivamente responsável por essa atividade. Em vez disso, estamos formando um comitê multidisciplinar, com integrantes de diversos times da Inova. Queremos que a mentalidade e a responsabilidade em relação à sustentabilidade façam parte da cultura organizacional e não se limitem a um setor.”

Conexões fundamentais

Foto por Brener Pompêo durante Connection Day

Além disso, o evento Connection Day, realizado no Parque Científico da Unicamp, serviu como uma plataforma para a troca de experiências entre empreendedores. Wemerson Marinho, CTO da Tieta AI, uma empresa que interpreta dados e os transforma em texto inteligente por meio da colaboração de pessoas em diversas localidades, enfatizou a importância do evento. “Eventos como o Connection Day são oportunidades únicas para construir relacionamentos sólidos. É uma chance de conhecermos pessoas com diferentes perspectivas e experiências. Essa interação é crucial para nossa empresa, pois ajuda a moldar nossos projetos futuros”, disse Marinho.

A partir disso, Bruna Manzini, co-fundadora da 593iCan, uma empresa especializada em impressão 3D e no desenvolvimento de soluções para impressão 3D de materiais semi-sólidos, vê o Parque da Unicamp como um palco de oportunidades para a colaboração e interação entre empresas. “Uma empresa apoiando a outra é fundamental”, afirmou Manzini, destacando a importância da cooperação no ecossistema de startups.

Saiba mais sobre o Parque Científico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp está localizado dentro do maior campus da Unicamp, na cidade de Campinas. O local é constituído por 100 mil m² urbanizados, voltados para hospedar laboratórios de P&D - com projetos de pesquisa em parceria com a Unicamp, como a Neger Telecom - e startups.

O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.