Gestão financeira na empresa: conheça a estrutura funcional da área

Gestão financeira na empresa: conheça a estrutura funcional da área

Este artigo foi produzido pela Antoniense Finanças & Negócios empresa parceira do ecossistema da Unicamp e patrocinadora do 18º Encontro Anual Unicamp Ventures, principal evento de conexão das empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas.

Artigo por: Luiz Vidal*| Foto: Snowing/Freepik

 

A gestão financeira está inserida nas ciências administrativas e é tão importante quanto outras especialidades, como administração de marketing e vendas, administração de recursos humanos, administração de produção e administração de materiais. A área de finanças quando gerida de maneira moderna e eficiente atua com protagonismo nas decisões de negócios, uma vez que lhe é parte constitutiva.

O diretor financeiro (Chief Financial Officer – CFO) é o profissional de finanças de mais alto nível em uma organização e é responsável pela saúde financeira da empresa. As responsabilidades de CFOs incluem, entre outros: estruturação organizacional e funcional, gestão de pessoas, conformidade regulatória, orçamento, gerenciamento de fluxo de caixa, planejamento e análise financeira (FP&A), modelagem de cenários, assessoria ao CEO sobre possíveis objetivos de fusões e aquisições (M&A), planejamento de ofertas públicas iniciais (IPOs), orçamento de capital, obtenção de financiamento por dívida ou capital próprio e tratamento de relações com investidores. 

Além de ser um administrador financeiro, os CFOs muitas vezes aconselham o CEO e o Conselho de Diretores sobre as direções estratégicas gerais do negócio. Confira uma análise mais completa da estrutura funcional da área de finanças.

 

Escolha de um bom time interno e boas parcerias externas (BPOs)

A escolha de cada membro do time deve passar por um cuidadoso processo de recrutamento, com os requisitos necessários e desejáveis bem definidos previamente: formação acadêmica, competências técnicas e comportamentais, experiências (projetos, desafios e entregáveis), reputação, potencial coerente à cultura da empresa, que refere-se a compatibilidade ou adequação entre um indivíduo e a cultura organizacional da companhia em que trabalha, entre outros aspectos.  

Os parceiros externos (Business Process Outsourcing – BPOs) devem ser selecionados pelos critérios de competência técnica, estrutura organizacional e operacional, reputação e cultura colaborativa.  

 

Ferramentas de trabalho importantes para gestão financeira 

É fundamental, para empresas de qualquer tamanho, implantar um sistema integrado de gestão (Enterprise Resource Planning – ERP) que seja bem aderente ao seu negócio. Além disso, também é necessário contar com uma boa gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM). Outras ferramentas básicas também devem fazer parte da rotina das equipes de finanças, como planilhas Excel, e-mail, gerenciador de tarefas, entre outras. 

A implementação desses recursos não é imediata, mas é um processo que exige esforço e dedicação, e que geralmente requer uma consultoria externa de implantação experiente e comprovadamente competente. Esse processo ocorre em paralelo às operações cotidianas e demanda bastante tempo enquanto implantado. Entretanto, o resultado tende a compensar muito e os benefícios podem garantir melhorias em diversas áreas. 

Uma empresa não consegue crescer com sustentabilidade se não houver a implementação e a boa gestão de ferramentas tecnológicas coerentes à realidade e às necessidades do negócio.

 

Operações financeiras fundamentais 

Para que uma empresa consiga crescer de forma sustentável, é fundamental o bom funcionamento das operações. A excelência operacional é um processo evolutivo que demanda constantes avaliações, inovações, e, principalmente, a implantação de ferramentas coerentes ao contexto organizacional. Tudo isso requer profissionais competentes e uma governança que possa garantir um ambiente profissional adequado para o exercício das funções. 

As operações financeiras abrangem desde o manejo de contas a pagar e a receber, limites de crédito, faturamentos, cobranças e fluxo de caixa até as especificidades contratuais, tanto com os clientes como os contratos de obrigações, e o relacionamento bancário.

 

Planejamento econômico-financeiro e tributário 

A dinâmica do mundo dos negócios vem se tornando cada vez mais acelerada, absorvendo os contornos das transformações sociais dos últimos anos. Dessa forma, para que uma empresa trafegue bem e com segurança, é necessário estabelecer um bom planejamento econômico e financeiro, bem como um planejamento tributário. Isso pode ser melhor implementado se precedido por estudos de viabilidade econômica e financeira para o lançamento de novos produtos ou serviços, bem como pelo estabelecimento de indicadores-chave (Key Performance Indicator – KPI).

 

Relatórios e análises

Os relatórios gerenciais devem ser informativos, simples, claros e objetivos, sem excessos, em linha com os indicadores de desempenho estabelecidos. O ponto fundamental é a disciplina dos gestores em analisar essas informações periodicamente e tomar as ações corretivas com a devida rapidez sempre que necessário.  

 

Relacionamento interdependente

Internamente, a área de finanças deve se relacionar de forma interdependente com as outras áreas da empresa, uma vez que ela é parte essencial do negócio. 

As relações com investidores e com as demais partes interessadas devem ser bem estruturadas, com agendas e pautas definidas de acordo com a realidade do negócio e baseadas em informações seguras, corretas e com absoluta transparência.  

 

Auditoria externa

Muitas transformações e inovações nas regras contábeis acontecem a todo o tempo. Normas internacionais vêm sendo padronizadas no Brasil e a auditoria externa independente é o principal veículo para assegurar que elas estejam sendo bem implantadas nas empresas. Essas normas funcionam como um selo de qualidade que proporciona segurança aos investidores e tranquilidade aos gestores. A auditoria externa independente e autônoma deve sempre ser vista como uma grande parceira por todos na empresa.

 

Valuation

Uma avaliação de empresa (valuation) positiva decorre de produtos e serviços que entregam valor percebido pelos clientes e pela eficiência do time de finanças na gestão da necessidade de capital de giro.

Todo o time de finanças, além de dominar e executar com excelência suas tarefas fundamentais, deve estar sempre atento e aberto às inovações, atuar de forma colaborativa e empática com as demais áreas e ter um bom conhecimento sobre os produtos e serviços da empresa.   

A Antoniense Finanças & Negócios está à disposição de empreendedores e empresários para assessorá-los na montagem, capacitação e maximização dos resultados da área de finanças de sua empresa. 

*Luiz Vidal é especialista em Gestão Estratégica para empresas e fundador da Antoniense Finanças & Negócios.

 

Sobre o Encontro Anual Unicamp Ventures

O Encontro Anual Unicamp Ventures é um importante evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. A primeira edição do evento foi realizada em 2006 e deu origem ao grupo Unicamp Ventures. Neste ano, a Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o Unicamp Ventures celebrou a divulgação dos novos indicadores das empresas-filhas da Unicamp com um ciclo de apresentações. Confira tudo o que aconteceu no 18º Encontro Anual Unicamp Ventures neste link.

 

ORGANIZAÇÃO: Unicamp e Inova Unicamp.

PATROCÍNIO: Alcance Innovation, Antoniense Finanças & Negócios, FM2S, Healthbit, iFood, Neger Telecom e 3M.