Inova divulga os finalistas a  Empreendedor(a) do Ano da Unicamp 2023

Foto colorida de 5 troféus em acrílico sobre mesa de madeira. O troféu em primeiro plano é alongado e tem escrito Empreendedor(a) do ano. Os demais estão posicionados atrás dele e possuem formato redondo. Fim da descrição.

Inova divulga os finalistas a  Empreendedor(a) do Ano da Unicamp 2023

Concorrem automaticamente ao título os representantes das empresas-filhas da Unicamp premiadas nas categorias Impacto Social, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento do Prêmio Empreendedor da Unicamp. Entre os  negócios premiados, há empresas dos setores de química, tecnologia da informação, educação física e energia

Texto: Ana Paula Palazi | Foto de capa: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A comissão organizadora do 7º Prêmio Empreendedor da Unicamp, realizado pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures, divulgou hoje (11) a lista dos finalistas a Empreendedor(a) do Ano para a edição de 2023.

A apresentação dos empreendedores ligados às empresas-filhas da Unicamp vencedoras das quatro categorias do Prêmio Empreendedor será aberta ao público, durante o 18º Encontro Anual Unicamp Ventures. O maior encontro das empresas-filhas da Unicamp ocorre no dia 19 de outubro (quinta-feira), a partir das 13h30 no auditório do Instituto Eldorado, dentro do campus de Campinas da Universidade. Durante o evento, será anunciado qual representante das empresas foi eleito como a pessoa Empreendedora do Ano.

Para participar do 18º Encontro Anual Unicamp Ventures e assistir presencialmente às apresentações dos empreendedores finalistas é preciso fazer inscrição neste formulário.

As empresas vencedoras receberão um troféu na categoria de destaque e seu empreendedor ainda concorre a mais um troféu como Pessoa Empreendedora do Ano. O Prêmio nessa última categoria oferece uma série de vantagens ao vencedor ou vencedora como visibilidade para a empresa, oportunidade de novos negócios e networking. 

Além de troféus e do reconhecimento no ecossistema empreendedor da Universidade em sua área de atuação, a Pessoa Empreendedora do Ano terá acesso a 30 horas (6 meses) de Consultoria em Gestão Estratégica de Inovação, oferecida como Prêmio pela patrocinadora Alcance Innovation Consulting, além de outras 30 horas (6 meses) de Assessoria Estratégica em Finanças oferecidas como Prêmio pela patrocinadora Antoniense Finanças e Negócios

A supervisora de comunicação da Inova Unicamp e curadora do Prêmio defende a importância da iniciativa que divulga, prestigia e homenageia boas iniciativas conduzidas pelo talento de egressos da Unicamp. 

“A Universidade tem um papel fundamental na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho e no estímulo à formação de novos negócios que impactam a sociedade. E o Prêmio Empreendedor é uma forma de reconhecimento da Unicamp e também de divulgação de casos de sucesso de empresas formadas por alunos, ex-alunos, empresas graduadas e incubadas na Universidade, mostrando aos demais alunos e novos empreendedores caminhos para uma carreira de sucesso”, disse Kátia Kishi.

 

Empresas vencedoras e seus representantes finalistas a Empreendedor(a) do Ano da Unicamp:

 

Impacto Socioambiental: IQX Inove Qualyx

Silmara é uma muher de cabelos compridos encaracolados com luzes loiras. Ela veste blusa sem manda nas cores branca marrom e bege. Ao fundo uma sala de escritório desfocada.

Silmara Neves, pós-graduada pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp

Na categoria Impacto Socioambiental, a empresa-filha da Unicamp IQX – Inove Qualyx foi a vencedora. O negócio fundado em 2011 é administrado por Silmara Neves, doutora em Química pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp. A empresa tem como propósito ressignificar o plástico, oferecendo soluções que viabilizem a reciclagem de embalagens multimateriais e promovam a circularidade. Entre seus produtos estão aditivos compatibilizantes, desenvolvidos para melhorar as propriedades mecânicas dos materiais reciclados. Eles ajudam na diferenciação de produtos e aumentam o valor agregado na reciclagem. Um dos benefícios é viabilização da reciclagem, por exemplo, de embalagens de alimentos que, consequentemente, gera redução da destinação de plástico para aterros, lixões e meio ambiente, contribuindo para que as metas de sustentabilidade sejam alcançadas e gerando uma nova fonte de renda para os catadores. Segundo a IQX, 40% do faturamento da empresa já é decorrente da venda dos aditivos compatibilizantes, demonstrando viabilidade econômico-financeira da linha de produtos. 

 

Inovação: OpenSense

Antônio é um homem branco de meia idade, cabelos curtos grisalhos e lisos. Veste camisa listrada e tem um fundo branco atrás dele.

Antônio Marcos Marcon, doutorando pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp (Foto: João Carvalho)

A empresa-filha vencedora na categoria Inovação atua no setor de tecnologia da informação. A OpenSense tem como fundador e CEO o doutorando em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, Antônio Marcos Marcon. Ela desenvolveu uma plataforma para mitigar “Fuzzy Innovation”, um problema associado à complexidade da gestão e obsolescência de dados sobre os ecossistemas de inovação. O datahub combina tecnologias de Big Data, aprendizado de máquina, inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão estratégica com algoritmos econométricos, gerando mapeamentos digitais e georreferenciados sobre o Sistema Nacional de Inovação (SNI). O objetivo é impulsionar as iniciativas de desenvolvimento científico e de inovação aberta, fornecendo visões integradas, em tempo real, sobre essas redes, organizadas por tipo de organização, áreas geográficas, competências tecnológicas e setores econômicos, contribuindo para maximizar os resultados de interações e colaborações entre pesquisadores, empreendedores, corporações, investidores e governos.

 

Liderança Feminina:  Join-T Corpo e Movimento

Luiza é uma mulher jovem, branca, de cabelos encaracolados castanhos. A foto está bem ampliada de forma que não é possível identificar o fundo.

Luiza Ambrosio da Rocha, graduada na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. (Foto: Arquivo pessoal)

Sob a influência de Luiza Ambrosio da Rocha, graduada na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, a empresa vencedora da categoria Liderança Feminina traz questões sociais para dentro do negócio: um estúdio de treinamento individualizado que promove o movimento para além da estética. A Join-T Corpo e Movimento foi pensada para ser um espaço que represente a educação física de uma forma mais acolhedora aos diferentes tipos de corpos. Entre as preocupações do estúdio estão o alinhamento de questões sociais com estudos sobre treinamento. O relacionamento da ex-aluna com professores da Unicamp, permitiu que a empresa encontrasse formas de abordagem, tanto para avalição quanto para treino, mais acolhedoras e empáticas ao público cis, trans e não binário. A empresa também criou um plano social de valor diferenciado para que pessoas de baixa renda, trans, gordas maiores e indígenas em vulnerabilidade social para que tenham acesso a práticas de exercícios físicos e treinamentos funcionais supervisionados por profissionais da área. 

 

Maior Crescimento (Scale-up): Safira Holding S/A (Grupo Safira)

Mikio é um homem branco de cabelos grisalhos e lisos que usa bigode. Ele está de paletó escuro e camisa clara. Ao fundo, de uma janela de escritório avista-se a cidade.

Mikio Kawai Júnior, mestre em Economia pelo Instituto de Economia (IE) e doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU). (Foto: Fabio Zoppi Barrionuevo)

O Grupo Safira, inicialmente Safira Energia, está entre as maiores empresas-filhas da Unicamp em faturamento, mantendo marca superior a 1 bilhão de reais nos dois últimos anos. O conglomerado de empresas, fundado em 2008, atua no Mercado Livre de Energia empregando diretamente 130 pessoas. Esses números fizeram com que o negócio conquistasse a categoria Maior Crescimento (Scale-up) do Prêmio.  Em meados de 2017, o Grupo Safira entrou na geração de energia solar em escala. A empresa-filha da Unicamp foi a primeira comercializadora a investir em uma fazenda solar, em conjunto com uma startup que foi posteriormente adquirida. O investimento permitiu a validação da energia por assinatura, um modelo de venda de energia limpa, renovável e com menor custo, sem que os clientes precisem investir em infraestrutura. O grupo tem como um de seus fundadores o empreendedor Mikio Kawai Júnior, mestre em Economia pelo Instituto de Economia (IE) e doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil (FEC) – atual Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) -, ambos da Unicamp.

 

Sobre o grupo Unicamp Ventures

O Unicamp Ventures é uma rede relacionamento formada por empreendedores ligados à Unicamp. Entre eles estão: alunos, ex-alunos, docentes, funcionários, e empreendedores das startups incubadas e graduadas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

O grupo foi criado em 2006 durante o I Encontro de Empreendedores da Unicamp com a intenção de integrar a comunidade de empreendedores da Universidade e discutir temas relevantes para o fortalecimento dessa rede, melhorando assim o ecossistema em prol do crescimento das empresas-filhas da Unicamp.