Um grupo de pessoas está em pé na frente de uma placa que diz “Inova”. A placa é branca com texto verde e azul. As pessoas estão em um pátio com uma parede de tijolos ao fundo. Algumas das pessoas estão usando camisetas com o logo da “Inova” nelas.Foto tirada por Brener Pompêo durante a visita técnica realizada pela Inova Unicamp e Parque Científico e Tecnológico
Programação apresentou o ecossistema de inovação da Unicamp para potenciais parcerias e oportunidades de inovação.

Texto e foto: Brener Pompêo

Na terça-feira (24), representantes das empresas B3, Embraer e Kablin realizaram uma visita técnica ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp. A partir disso, a visita à Agência de Inovação Inova Unicamp e ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, teve como objetivo promover o networking entre os participantes e apresentar o ecossistema de inovação da Unicamp.

Nesse cenário, a programação da visita técnica começou no Prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico com uma apresentação sobre a Inova Unicamp e o Parque Científico da Unicamp. A apresentação foi conduzida pelo professor Renato Lopes, Diretor Associado da Inova Unicamp; Mariana Zanatta Inglez, Coordenadora dos Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Inova Unicamp; e Vital Yasumaru, Supervisor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp)

“Visitas como essa permitem uma troca de informações que fomenta o nosso ecossistema. As empresas conhecem o funcionamento da Agência de Inovação da Unicamp e as capacidades do ecossistema de inovação da Unicamp e nós conhecemos as demandas das empresas. Essa troca pode levar a parcerias, como o licenciamento de uma tecnologia da Unicamp ou um produto de uma startup ou ainda a possibilidade de se firmar um convênio de pesquisa e desenvolvimento para pesquisar novas soluções para os desafios. Nosso objetivo é ampliar essas conexões", comentou Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

Em seguida, os visitantes foram ao Prédio LIB do Parque, onde conheceram a Autocoat, uma empresa-filha da Unicamp e incubada na Incamp que produz filmes finos nanométricos. A programação continuou no Instituto de Computação (IC) da Unicamp, onde o grupo conheceu o laboratório de inteligência artificial que mantém parceria com a empresa-filha da Unicamp, Match<IT>, para o aperfeiçoamento de uma plataforma para seleção de fornecedores de serviços de tecnologia. O grupo foi recebido pelo professor Marcelo Reis, coordenador do projeto, e também conheceu os programas institucionais e sociais do IC,  que foram apresentados pelo professor Leandro Villas, diretor do Instituto.

Visita técnica: Iniciativas e Parcerias Estratégicas

Mariana Zanatta Inglez, Coordenadora dos Ambientes de Inovação e Empreendedorismo, comentou sobre a iniciativa: “Estamos organizando este evento como um piloto de um ‘Corporate Day’ que planejamos iniciar no próximo ano. A ideia é realizar três ou quatro eventos por ano, nos quais convidamos algumas corporações para conhecer a Inova e o Parque, além de visitar alguns laboratórios. É uma alegria para nós pode iniciar esse projeto com a Embraer, a Klabin e a B3.”

Vital Yasumaru, Supervisor da Incamp, ressaltou a importância do alinhamento entre as necessidades das empresas e as soluções desenvolvidas na universidade: “É crucial entender o que cada empresa está buscando. A Embraer, por exemplo, precisa de soluções prontas, enquanto a B3 pode aguardar o desenvolvimento de uma pesquisa. Precisamos compreender os desafios que essas empresas enfrentam e comunicá-los às empresas instaladas e incubadas na Unicamp para evitar um descompasso onde se trabalha em uma solução para um problema que não existe no mercado.”

Paula Abrahao, Coordenadora de Inteligência Artificial na B3, comentou sobre a visita: “Estamos aqui para conhecer como a Unicamp está posicionada, como a inovação acontece aqui. Até o momento, estamos gostando bastante da estrutura e das possibilidades, desde startups até outras possibilidades. Agora vamos para a segunda fase, imaginando possíveis parcerias com o ecossistema de inovação da Unicamp. Ainda precisamos levar isso para dentro de casa e estudar em que momento conseguimos nos aproximar um pouco mais.”

Durante a visita técnica, Fernanda Monteiro, do setor de Inovação da B3, acrescentou: “Achei muito legal ter essa visão, entender como funciona, que a Unicamp também está aberta para essas parcerias externas com corporações. É importante para as pessoas que estão saindo da graduação entenderem o que podem fazer caso tenham vontade de empreender. Acho que faz sentido para as corporações também verem o caminho de resolução de problemas. Achei tudo muito interessante.”