HealthBit usa tecnologia e análise de dados para reinventar o cuidado com a saúde

A imagem apresenta uma mulher grávida, branca, de cabelos pretos, com a mão na barriga, deitada em uma maca, realizando um exame. No primeiro plano da imagem tem-se um aparelho de ultrassom e a mão de uma pessoa branca manuseando o aparelho.

HealthBit usa tecnologia e análise de dados para reinventar o cuidado com a saúde

Este artigo foi produzido pela Healthbit empresa-filha e parceira do ecossistema da Unicamp e patrocinadora do 18º Encontro Anual Unicamp Ventures, principal evento de conexão das empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas.

Artigo por Healthbit* |  Foto: MART PRODUCTION

 

Empresa-filha da Unicamp traz inteligência em dados para a gestão de saúde empresarial

A HealthBit é uma healthtech, startup do segmento de saúde, e empresa-filha da Unicamp que faz parte do Grupo RaiaDrogasil (RD). Seu foco é identificar desafios relacionados à saúde populacional dentro das organizações, prover estruturas para soluções, verificar custos médicos e identificar oportunidades de melhorias nos sistemas como um todo. Com esse amplo leque de expertise, a HealthBit presta suporte em gestão de saúde para mais de 160 empresas, atingindo uma média de 1,5 milhões de vidas.

A empresa, criada em 2015 em Barão Geraldo – Campinas (SP), tem a intenção de trazer eficiência ao sistema de saúde por meio da gestão de saúde empresarial. “Entendemos que as corporações são as grandes financiadoras do sistema de saúde privado brasileiro e que, aplicando nosso conhecimento de inteligência em dados, poderíamos transformar a gestão de saúde dentro delas”, diz Murilo Wadt, cofundador e diretor-geral da HealthBit.

Desde então, a healthtech foi crescendo e reunindo uma equipe capacitada e comprometida. A organização estabeleceu  ainda  parcerias com grandes empresas brasileiras com as quais vem desenvolvendo produtos e soluções em conjunto, personalizadas para suas próprias necessidades empresariais.

“Nosso portfólio é, desde sempre, adaptável e com serviços desenvolvidos para as necessidades dos nossos clientes. Quando juntamos nossa tecnologia com a análise de dados e time de saúde próprio, conseguimos identificar os principais desafios de cada empresa e pensar nas melhores soluções para as necessidades daquela população específica”, diz Murilo Wadt.

Wadt complementa que o foco da HealthBit é levar uma gestão de saúde ativa e direta para as empresas por meio da inteligência em saúde, otimizando o bem-estar dos colaboradores para auxiliar na redução de custos e melhorias de resultados.

M&A com o Grupo RaiaDrogasil

Desde 2021, a HealthBit integra o Grupo RaiaDrogasil (RD), que é líder no mercado brasileiro de farmácias, com mais de 2.500 lojas em território nacional e presente em todos os estados brasileiros.

“Seguindo nosso planejamento estratégico, em 2021 nos unimos ao Grupo RaiaDrogasil. Com isto, conseguimos chegar mais longe no cumprimento da nossa missão”, diz Murilo.

Segundo o diretor-geral, a healthtech teve início com o desenvolvimento de soluções digitais de saúde com tecnologia e dados e, com o sucesso desse M&A (Mergers and Acquisitions – fusões e aquisições), ela evoluiu para estar fisicamente próxima de cada uma das vidas que impacta, proporcionando ainda mais benefícios aos colaboradores.

“Isso acontece porque unimos nossa expertise de tecnologia, dados e saúde a uma rede com capilaridade nacional, ampliando exponencialmente nosso impacto”, afirma Wadt.

A HealthBit e as outras empresas do Grupo já criaram em conjunto os seguintes produtos:

  • Benefício UNIVERS Care, que possibilita descontos significativos, em todas as farmácias do Grupo RaiaDrogasil, para viabilizar tratamentos;
  • Rede de vacinação e exames bioquímicos com preços acessíveis;
  • Integração de farmácias com programas de saúde.

Como a HealthBit reinventa a inteligência em saúde nas empresas

Para demonstrar como a HealthBit reinventa a gestão de saúde nas organizações, o diretor-geral traz como exemplo um dos seus diversos casos de sucesso de clientes. Este, em específico, mostra como a análise de dados e Programas de Saúde da empresa em questão auxiliaram não só a potencializar o cuidado com a saúde de gestantes e bebês, mas também a reduzir os custos associados à falta de cuidado e prevenção.

“A empresa estava enfrentando altos custos de mais de R$11 milhões devido a complicações no parto e em UTI Neonatal. Isso é um problema financeiro substancial que exigia uma análise aprofundada.”, diz Wadt.

Depois de realizada a análise dos dados, foi identificado que a maioria dos beneficiários era formada por jovens com baixa escolaridade e renda, o que forneceu informações valiosas sobre como as circunstâncias dos funcionários poderiam influenciar suas escolhas de cuidados com a saúde.

“O principal insight que tivemos com a análise foi que a condição financeira era um obstáculo para que gestantes procurassem o cuidado necessário. Isso levou à falta de exames de acompanhamento durante a gravidez e, por fim, às complicações no parto e na UTI neonatal”, diz Murilo.

A análise feita pela healthtech também mostrou que se o sinistro fosse reduzido em apenas 3%, já seria suficiente para cobrir totalmente os custos da co-participação dessa parcela dos colaboradores.

Assim, com base nessas descobertas, a HealthBit propôs uma solução personalizada para a empresa: isentar a coparticipação do plano de saúde para gestantes que aderissem a um Programa de Gestão, criado especificamente para as necessidades delas.

“Dessa forma, o programa trouxe benefícios tanto para gestantes quanto para a empresa. Ao permitir que o acompanhamento pré-natal ocorresse sem custos, trouxemos um impacto positivo na saúde de gestantes e bebês, o que também fez com que os gastos da companhia com internações pós-parto e UTI Neonatal fossem de R$11 milhões para R$3 milhões”, diz Murilo.

Wadt afirma que esse caso ilustra como a análise de dados pode revelar insights valiosos e informar estratégias de saúde personalizadas que atendam às necessidades específicas dos funcionários, melhorando sua saúde e reduzindo os custos associados a complicações médicas.

É com essa metodologia e inteligência em saúde que a HealthBit fornece suporte para as mais de 160 empresas, como dito anteriormente, obtendo ótimos resultados com seus clientes e alto índice de aprovação entre os beneficiários, com Programas de Saúde alcançando um NPS de 98. Conheça outros cases de sucesso da HealthBit aqui.

E é com essa jornada, metodologia e foco no cuidado e na eficiência em gestão de vidas nas empresas que a HealthBit continua trabalhando. “Nossa trajetória é repleta de novas criações e superação de desafios. Já realizamos muito, mas alcançaremos muito mais com nosso trabalho. As empresas podem sempre contar conosco para superar seus desafios na saúde corporativa”, diz Murilo Wadt.

*Sobre a Healthbit: A HealthBit é uma healthtech de alta performance que tem como foco trazer uma gestão de saúde ativa e direta, buscando otimizar o bem-estar dos colaboradores e auxiliando a empresa a reduzir custos e melhorar seus resultados como um todo. Através da tecnologia própria de análise de dados de sinistros e de uma equipe multidisciplinar, a HealthBit atende todas as necessidades de gestão de saúde de uma empresa, com decisões embasadas em dados reais e uma plataforma completa de gestão de saúde, altamente inovadora, preditiva e customizável.

Sobre o Encontro Anual Unicamp Ventures

O Encontro Anual Unicamp Ventures é um importante evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. A primeira edição do evento foi realizada em 2006 e deu origem ao grupo Unicamp Ventures. Neste ano, a Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o Unicamp Ventures celebrou a divulgação dos novos indicadores das empresas-filhas da Unicamp com um ciclo de apresentações. Confira tudo o que aconteceu no 18º Encontro Anual Unicamp Ventures neste link.

ORGANIZAÇÃO: Unicamp e Inova Unicamp.

PATROCÍNIO: Alcance Innovation, Antoniense Finanças & Negócios, FM2S, Healthbit, iFood, Neger Telecom e 3M.