search
Foto colorida de participantes do evento enfileirados na frente do auditório do prédio LIB. Fim da descrição.
Palestra no Prédio do LIB reuniu alunos, docentes e pesquisadores para fomentar o ecossistema de startups de biotecnologia.

Texto e Foto: Brener Pompêo

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo no campo da biotecnologia, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com a Grid X realizaram uma palestra na última terça-feira (21) sobre o ecossistema de startups de biotecnologia. O evento ocorreu no Auditório do Prédio LIB, localizado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, e reuniu alunos, docentes e pesquisadores interessados em transformar seus resultados de pesquisas e experiências científicas em oportunidades de negócio.

A palestra foi moderada por Kátia Kishi, supervisora de Comunicação da Inova Unicamp, e contou com a participação de dois especialistas: Francisco Javier Salvatelli, gerente Brasil na Grid Exponencial, e Lucas Parreiras, co-fundador da APEXzymes, empresa-filha da Unicamp na área de biotecnologia que recebeu fomento da Grid X. Nesse cenário, eles compartilharam suas visões e experiências sobre o ecossistema de startups de biotecnologia, abordando os desafios, oportunidades e estratégias para viabilizar projetos inovadores e sustentáveis na área.

Ecossistema de biotecnologia

Foto de Francisco Javier Salvatelli, um homem branco de meia idade, com camisa social clara. Ele está sentado em frente a uma tela de projeção e gesticula com as mãos enquanto fala. Fim da descrição.

De acordo com Salvatelli, "a nova geração de empresas de biotecnologia está transformando o ecossistema de tecnologia, permitindo que startups cheguem ao mercado mais rapidamente com menos recursos". Além disso, ele destaca a importância de fomentar equipes comprometidas em entender tanto a ciência quanto o modelo de negócio, assumindo riscos para propor soluções disruptivas e escaláveis.

"A democratização da biotecnologia é uma realidade que está impulsionando mudanças significativas em indústrias tradicionais", ressalta Salvatelli. A seguir, pontua que esse processo foi impulsionado pela redução dos custos de sequenciamento genômico, citando o exemplo da Illumina, empresa líder mundial em sequenciamento genômico, que planeja reduzir o custo do sequenciamento de um genoma humano para $100 até 2023.

Sobre a Grid X

Francisco Javier Salvatelli exemplifica que a empresa segue o modelo de company building. Desta forma, ela se comporta criando e acelerando startups de biotecnologia, unindo empreendedores que têm projetos ou ideias com potencial de impacto social e ambiental, e cientistas que possuem conhecimento técnico e vontade de desenvolver negócios.

"Combinamos inovação científica, impacto social e ambiental, e viabilidade econômica por meio de uma curadoria de pessoas e equipes científicas e empreendedores com know-how de negócios. A partir disso, a empresa faz o match entre esses perfis complementares e conecta-os com o capital empreendedor, visando construir negócios escaláveis e de impacto", afirma o Gerente Brasil na Grid Exponencial.

A Grid X apresenta cases interessantes em seu portfólio, como a Beeflow, que melhora a produtividade das plantações com abelhas, e a APEXzymes, empresa-filha da Unicamp, que desenvolve tecnologias de alta eficiência para a produção industrial de biofertilizantes e enzimas aplicadas nos setores de biocombustíveis e alimentício.

Empresa-filha da Unicamp APEXzymes

Foto de Lucas Parreiras, um homem branco jovem com camisa social de manga curta e óculos. Ele está sentado em frente a uma tela de projeção e gesticula com as mãos enquanto fala. Fim da descrição. Segundo Lucas, co-fundador da APEXzymes empresa-filha da Unicamp: “A colaboração com a equipe altamente capacitada da Grid X foi fundamental para encontrar soluções que se encaixassem em uma tese sólida para o mercado.” Essa parceria permitiu que a APEXzymes direcionasse seus esforços para o uso de matéria-prima de baixo custo na produção de enzimas, abandonando a competição com produtos já existentes no mercado. 

Conforme destaca Lucas, "Acredito que hoje realmente temos uma proposta interessante para o mercado. A adaptação da ideia da empresa à tese da Grid X e o enfoque em diferenciais competitivos foram elementos essenciais para reposicionar a empresa e criar uma proposta atrativa para o mercado.” 

Confira a galeria de fotos do evento de biotecnologia