Na foto durante a Comitiva do Ibrachina, Li Li Min, coordenador de Inovação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Ibrachina/Ibrawork na Unicamp; Rodrigo Moura, diretor de Relações Internacionais do Ibrachina; Ricardo Berzoini, consultor do Ibrachina; Thomas Law, presidente do Instituto e fundador do Ibrawork e CPDI; Liu Yan, CEO do Science Park of Zhejiang University e sr. Lou Runzheng, vice-diretor do Zhejiang University Holding Group assinam o MOU com o Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Zhejiang.
A comitiva do Ibrachina fortaleceu laços estratégicos e parcerias entre Brasil e China em visita com duração de nove dias.

Texto: Redação do HIDS e Redação da Agência de Inovação Inova Unicamp

A comitiva de representantes do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) concluiu uma visita de nove dias à China, durante as primeiras semanas de novembro, com a missão de fortalecer a integração entre os povos brasileiros e chineses. A viagem contou com a participação de Li Li Min, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que também é coordenador de inovação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Ibrachina/Ibrawork, recém-instalado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Além do professor da Unicamp, participaram da comitiva Thomas Law, presidente do Ibrachina, Rodrigo Moura, diretor-executivo do Zhejiang University International Business School (ZIBS) para a América Latina e diretor de Relações Internacionais do Ibrachina, a professora Sophie Xiaoshu Zhu, diretora do Instituto Confúcio da FAAP e o ex-ministro Ricardo Berzoini.

A agenda contou com visitas a empresas, universidades e instituições governamentais. O grupo visitou a sede do Alibaba, uma das principais empresas de e-commerce do mundo e que desempenha um papel importante na economia chinesa. A visita também contemplou os escritórios da Embraer na China, com quem mantém uma joint venture, ou seja, um empreendimento em conjunto.

A Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e, segundo informações publicadas no site da Ibrachina, este ano, a Embraer obteve a certificação CAAC (Administração de Aviação Civil da China) para sua aeronave comercial E195-E2, o maior da família E-Jet. Isso permitirá que as companhias aéreas chinesas operem jatos fabricados pela companhia brasileira.

Durante a Comitiva do Ibrachina, a imagem mostra pessoas que estão em frente a uma parede cinza com o logotipo e o nome do “New Development Bank” em verde. Todos estão vestidos formalmente, a maioria em ternos ou trajes de negócios, e uma pessoa no meio segura uma bolsa amarela brilhante. A parede tem uma textura visível.
A presidente do Banco do Brics, Dilma Roussef, recebeu a comitiva da Ibrachina na sede do Banco em Shangai.

Também foram realizadas visitas ao Banco da Infraestrutura da Ásia, que tem como um dos focos investimentos em sustentabilidade, e à sede do Banco dos Brics, em Shangai, contando com a presença da ex-presidente, Dilma Roussef, que recebeu a comitiva da Ibrachina. Entre as universidades, a comitiva brasileira esteve na Universidade Tongji e na ZheJiang International Business School (ZIBS).

“O espírito de network e colaboração estavam muito presentes em todas essas atividades, pois o Brasil é considerado um parceiro estratégico da China”, contou Li Li Min.

Ações Diplomáticas e Potencial Futuro

Um dos pontos altos da visita à China foi a assinatura do termo de cooperação entre o Parque Tecnológico da Universidade de Zhejiang em Hanzhou com o Ibrachina. “Essa parceria, que conecta o CPDI Ibrachina/Ibrawork, tem potencial de amplificar a rede para outros pontos do ecossistema de inovação na Unicamp, que inclui o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) e de toda a Região Metropolitana de Campinas”, destacou o professor da Unicamp. Segundo ele, durante a cerimônia de assinatura foram discutidos potenciais projetos de interesse mútuo, como o manejo de resíduos sólidos e hidrogênio verde.

Além do Parque Tecnológico da Universidade de Zhejiang, a comitiva também conheceu o Parque Científico e Tecnológico Mingyue Lake, em Chongqing. “Instalada em uma área de 30 km², este Parque segue o conceito de uma cidade com múltiplos parques tecnológicos e dotada de uma política de incentivo à instalação de startups”, pontuou o coordenador de inovação da Ibrachina. Em 2024, comemora-se os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. “É um ano com potencial de ampliar a conexão com outros hubs de inovação na China para transformar ciências em produtos comerciais de sucesso”, finalizou Li Li Min.

Na foto da capa: Li Li Min, professor da FCM/Unicamp e coordenador de Inovação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Ibrachina/Ibrawork na Unicamp; Rodrigo Moura, diretor de Relações Internacionais do Ibrachina; Ricardo Berzoini, consultor do Ibrachina; Thomas Law, presidente do Instituto e fundador do Ibrawork e CPDI; Liu Yan, CEO do Science Park of Zhejiang University e Lou Runzheng, vice-diretor do Zhejiang University Holding Group.