Como mentes brilhantes constroem Inteligências Artificiais que revolucionam os negócios no iFood

A imagem é uma ilustração fotográfica que retrata um robô branco, com uma luz azul, com um formato semelhante a uma câmera, com um braço que carrega uma colher de cozinha. Simula-se que o robô está cozinhando. A colher está sendo inserida pelo robô em uma vasilha de farinha. Em frente ao robô, temos um ovo e um limão. Ao lado do robô tem outra vasilha de cozinha com estampa de flores. Ao fundo e desfocado percebemos que há uma cozinha. Fim da descrição.

Como mentes brilhantes constroem Inteligências Artificiais que revolucionam os negócios no iFood

Este artigo foi produzido pela iFood, empresa-filha e parceira do ecossistema da Unicamp e patrocinadora do 18º Encontro Anual Unicamp Ventures, principal evento de conexão das empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas.

Artigo por: *Marcos Gurgel | Foto: Kindle Media

 

 

Nos últimos anos, testemunhamos incríveis transformações promovidas pelas inteligências artificiais generativas no mundo empresarial. De fato, há discussões éticas importantes a serem levadas em consideração, mas uma coisa certa é que a Inteligência artificial já está em lugares que nem se imagina. 

Como diretor de inovação do iFood, Marcos Gurgel afirma estar profundamente envolvido em todas essas mudanças e relata como é emocionante ver como essas tecnologias estão expandindo a produtividade, revolucionando a forma como o iFood se relaciona com o clientes e multiplica sua capacidade de produzir conteúdo de marca em uma escala que nunca sonhamos ser possível.

Está claro que essas mudanças são irreversíveis e já estão moldando o futuro dos negócios, e o consumidor está de olho nessas mudanças. A IA Generativa será adotada em muitas indústrias e tende a ser utilizada pelo mercado publicitário de modo mais constante. E é uma tecnologia promissora: analistas preveem que esta será uma indústria de US$ 110. Gurgel destaca que “aqui no iFood, apenas em uma ferramenta, o compr.ai  que já envolve é usado por mais  de 200 parceiros e tem mais de 30 mil usuários”. 

O diretor de inovação relata: “A revolução das inteligências artificiais é palpável e, no iFood, estamos adotando ativamente essas tecnologias para aprimorar nossos serviços e proporcionar experiências mais personalizadas. O que mais me impressiona é a capacidade dessas inteligências em analisar grandes conjuntos de dados e extrair insights valiosos, o que está revolucionando nossa capacidade de tomar decisões informadas e otimizar nossos processos internos.”

Além disso, agora, o iFood é capaz de oferecer recomendações precisas e personalizadas, adaptando seus serviços de acordo com as preferências individuais de cada cliente. Isso não só melhora a satisfação, como também fortalece o vínculo entre a empresa e  público.

Outra área com a qual contam com impacto notável da inteligência artificial é a produção de conteúdo de marca em larga escala. Essas tecnologias têm a capacidade de gerar automaticamente textos, imagens e até mesmo vídeos com uma qualidade que agiliza o processo, possibilitando um envolvimento ainda mais consistente e eficaz com os públicos. Tudo isso se desenvolve sem abrir mão de talentosos e apurados olhares humanos.  

Marcos Gurgel relata ainda: “Pessoalmente, tenho a oportunidade de participar ativamente de discussões e descobertas relacionadas a esse tema. O que inclui a participação em eventos de prestígio, como o SXSW e o Web Summit. Nestes eventos, compartilhamos, como empresa,  nossos avanços com o mundo e aprendemos com outros líderes da indústria sobre as tendências e oportunidades”.

“Posso ser considerado um entusiasta do potencial transformador dessas tecnologias. Profissionalmente, sigo comprometido em garantir que o iFood e todo o nosso time esteja na vanguarda dessa revolução, pois está claro que não há como voltar atrás”, complementa Gurgel. 

*Marcos Gurgel é diretor de Inovação do iFood. Pós-graduado em Engenharia, na UFRJ, Gurgel já trabalhou na Vale, no BTG e na The Kraft Heinz Company antes de entrar no iFood, onde está há dois anos. Entusiasta de Tecnologia e Gestão, Gurgel tem amplo conhecimento em temas que envolvem a Inovação e a Tecnologia, sob a ótica de Negócios, e fala sobre startups, inteligência artificial, gestão, entre outros.