Foto de Vitor Feitosa Riedel, diretor-executivo da BGEnergy, durante a apresentação do trabalho vencedor do grupo de estudos do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica. A imagem retrata um slide sobre o tema e Vitor, que está em pé, na lateral direita do registro, enquanto fala em um microfone.
Pesquisa sobre custos de produção da planta de hidrogênio verde da BGEnergy foi destaque no XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE).

Texto: Isabele Scavassa | Foto: Divulgação/BGEnergy

A BGEnergy, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Científica e Tecnológica da Unicamp (Incamp), conquistou o primeiro lugar em um dos grupos de estudo do XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). Debruçados sob a pauta que desempenham no dia a dia, a empresa apresentou suas considerações na exposição ao Grupo de Estudo de Geração Eólica, Solar e demais Recursos Energéticos Distribuídos.

A pesquisa destacada aborda sobre análise dos custos de produção da planta de hidrogênio verde da Usina Hidrelétrica (UHE) de Itumbiara e foi conduzida por Vitor Riedel Feitosa, diretor-executivo da BGEnergy e aluno de doutorado da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. A UHE em questão, localizada entre Minas Gerais e Goiás, foi foco de diversos estudos da empresa.

Além do título premiado, eles apresentaram mais três temas relacionados ao espaço. Parte dos trabalhos foram viabilizados pela parceria estratégica entre a empresa incubada e a Eletrobras, iniciada no âmbito do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

SNPTEE: maior evento da América Latina

O evento que premiou a BGEnergy encontra-se em sua 27ª edição. Realizado em Brasília, no mês de novembro, ele bateu recorde de público – com mais de cinco mil interessados em temas relacionados ao setor energético. Em termos de abrangência, a SNPTEE é o maior evento da América Latina e o segundo maior do mundo quando se trata de energia.

Criado para propiciar a partilha de conhecimento e dar espaço para a discussão de avanços tecnológicos na área, o Seminário conta com sessões técnicas de grupos de estudo, fóruns acadêmicos, palestras e apresentações de trabalhos.

Outra atividade incorporada pela organização é a ExpoSNPTEE, uma exposição que reúne fornecedores e compradores de equipamentos e serviços do setor elétrico brasileiro. Neste ano, estiveram presentes mais de 100 representantes nacionais e internacionais.

Foto dos fundadores da BGEnergy durante o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica. No registro há quatro pessoas, das quais três são Ana Beatriz Barros Souza, diretora de inovação, Hélio Nunes de Souza Filho, diretor-técnico, e Vitor Feitosa Riedel, diretor-executivo da empresa. Eles estão em pé, posicionados em um ambiente interno com fundo verde, contendo plantas e árvores.
A BGEnergy foi destaque com trabalho sobre os custos de produção da planta de hidrogênio verde da Usina Hidrelétrica de Itumbiara (MG) | Foto: Divulgação/BGEnergy

BGEnergy

A BGEnergy trabalha com promoção de conhecimentos sobre tecnologias voltadas para economia do hidrogênio verde, armazenamento de energia elétrica e fontes renováveis.

Os serviços prestados se dão por meio de Operação e Manutenção (O&M) de plantas de hidrogênio, projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), estudos estratégicos, cursos e treinamentos. As áreas contempladas pelos objetos de estudo vão desde o setor da eletricidade e do transporte, até segmentos que envolvem óleo e gás.

Quando questionada sobre o prêmio, a empresa comenta sobre a relevância da discussão sobre energias sustentáveis:

“Esses avanços e reconhecimentos no XXVII SNPTEE refletem o papel vital das inovações no caminho para uma matriz energética mais sustentável e o potencial do Brasil em se tornar um grande produtor de hidrogênio renovável”, afirma Vitor Feitosa Riedel, diretor-executivo da BGEnergy.

Programa de incubação na Incamp

A BGEnergy é uma empresa recém entrante no Programa de Incubação na Incamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, está a apenas cinco meses no programa, que tem duração de até 3 anos. Durante esse tempo, a BGEnergy, pôde contar com mentorias, palestras, visitas técnicas aos parceiros da Incamp e apoio do time da incubadora para o desenvolvimento de seu modelo de negócios.

Ainda que sua presença no Parque Científico e Tecnológico seja recente, a criação da BGEnergy se deu em 2022 e foi norteada por três estudantes de pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos na Unicamp. São eles Ana Beatriz Barros Souza, que atua como diretora de inovação, Hélio Nunes de Souza Filho, como diretor-técnico, e Vitor Feitosa Riedel, à frente da diretoria-executiva.

Segundo a empresa, tanto a Inova Unicamp quanto a Incamp tiveram papel importante na vitória obtida no SNPTEE. “Agradecemos à Agência de Inovação Inova Unicamp e à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp pela parceria e apoio, assim como pelo aprendizado adquirido ao longo desta incubação”, informa a BGEnergy.