search
Ação de descarte consciente no Eco Day: Uma mão está colocando uma impressora preta antiga em uma lixeira de reciclagem com um rótulo verde que diz ‘Eco Day’. O fundo é uma parede bege com uma placa verde que diz ‘ADC Portland’. A face e o corpo da pessoa estão desfocados, apenas a mão é visível.
 A ação teve como propósito arrecadar equipamentos sem utilização, contribuindo para práticas mais sustentáveis de gestão de resíduos e responsabilidade ambiental.

 

Texto e foto: Brener Pompêo

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes em suas estruturas que quando não descartados da forma correta podem contaminar o solo e lençol  freático, colocando em risco a saúde de animais e pessoas. Consciente disso, a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp realizaram uma ação para o descarte consciente desses materiais.

A iniciativa ocorreu no Prédio Vértice, do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, no dia 5 de dezembro, com a disponibilização de um local pontual de coleta desses materiais.  A ação teve como propósito arrecadar lixo eletrônico, contribuindo para práticas mais sustentáveis de gestão de resíduos. Diversos tipos de equipamentos foram recebidos durante a ação, incluindo CPUs, notebooks, telefones, placas eletrônicas, monitores, televisores, celulares, nobreaks, fontes, impressoras, entre outros dispositivos eletrônicos.

A Ação de Descarte Consciente é promovida pela Inova Unicamp e pelo Parque Científico, no âmbito das boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG, na sigla em inglês) e contou com a parceria da ADC Portland, empresa que fez a recolha e destinação dos materiais coletados.

Essa ação está alinhada com as práticas de ESG que a Inova Unicamp tem adotado, sob o selo “Inova ESG”, reforçando seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social. O descarte apropriado de lixo eletrônico é fundamental não apenas para o meio ambiente, mas também para a promoção de práticas sustentáveis dentro do ambiente acadêmico e empresarial.

A Inova mantém um ponto fixo de descarte de lixo eletrônico em sua sede, localizada na rua Dr. Ricardo Benetton Martins, 1551, Campinas.