search
Fotografia. Grupo de pessoas, dentre elas membros da Inova Unicamp, do Parque Científico e Tecnológico e representantes da Boeing. Oito homens e duas mulheres, todos brancos, posam enfileirados para foto em uma sala, usam roupas formais típicas de ambiente trabalho corporativo. Fim da descrição.
Empresa norte-americana conheceu o ecossistema de inovação de Campinas a partir da Unicamp e analisa ampliar atuação no Brasil 

Texto e foto: Ana Paula Palazi 

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Inova, receberam, nesta quinta-feira (30), a visita institucional da Boeing, empresa norte-americana do setor aeroespacial e de defesa. A comitiva com a presença do diretor global de engenharia da Boeing, John Rose, e do diretor-executivo da Boeing Brasil, Humberto Pereira, foi recepcionada pelo professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

O encontro iniciou com a apresentação do professor Newton Frateschi, vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas, que apresentou aos visitantes o ecossistema da cidade de Campinas. 

“Queremos atrair mais empresas de base tecnológica para a região de Campinas. Mostramos as oportunidades com o Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável, o HIDS, para uma empresa do porte da Boeing vir desenvolver tecnologia aqui, trazendo benefícios para a empresa, para a Unicamp, e ampliando empregos e movimentando a economia da cidade”, comentou Frateschi.

Em seguida, o  professor Renato Lopes conduziu a comitiva por um tour informativo sobre a Agência de Inovação da Unicamp. Durante a visita, foram apresentados possíveis pontos de colaboração entre a Boeing e a Unicamp, destacando a importância do intercâmbio de conhecimentos e experiências. 

“A Inova é a porta de entrada entre as empresas e a Unicamp, tanto na parte de negócios e inovação, quanto na gestão do Parque Científico e Tecnológico. Esperamos que essa visita possa estreitar o relacionamento entre a Boeing e a Unicamp”, explicou Lopes sobre a visita institucional.

Posteriormente, a comitiva visitou o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), onde conheceu o trabalho da MK Fotônica, empresa de sensoriamento óptico, que participa do programa de incubação da Incamp.

“Nós realmente apreciamos o quão diverso é o ecossistema do Brasil, do ponto de vista tecnológico e de engenharia, de modo que realmente queremos analisar como podemos aumentar nossa presença. Estamos verdadeiramente empolgados com o que podemos olhar como oportunidades para a Boeing incrementar e ficar mais envolvida com a cultura brasileira”, disse John Rose, diretor global de engenharia da Boeing.