Foto retrata a fachada do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que tornou-se membro da IASP. O registro, feito em área externa, conta com uma placa em frente ao prédio que abriga startups, laboratórios de pesquisa etc. A paisagem conta com céu azul, algumas nuvens e área verde coberta com grama. Fim da descrição.
Parceria aumenta chances de visibilidade e possibilidade de internacionalização

Texto: Isabele Scavassa | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

O mês de dezembro começou com novidades para o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que tornou-se  membro da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP)

Também conhecida como Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, a organização sem fins lucrativos foi criada com o objetivo de coordenar gestores de unidades relacionadas ao tema.

O título de membro recém-adquirido permite ao Parque Científico da Unicamp integrar o amplo mapa de instituições participantes. No Brasil, há mais 15 entidades neste quadro, incluindo parques científicos e tecnológicos de outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Parceria e expectativas para o Parque Científico da Unicamp

A parceria com o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp foi firmada neste ano, após a participação da Universidade na 40ª Conferência Mundial da IASP. A Inova Unicamp foi representada no evento por Marina Luciana da Silva Polozi, gerente de inovação e do administrativo da Agência de Inovação da Unicamp.

Na prática, a associação do Parque Científico da Unicamp à IASP deve trazer benefícios em termos de visibilidade e conexões futuras. Em consequência, espera-se que haja um aumento de oportunidades.

A parceria também poderá render frutos em termos de internacionalização. Isso porque, além de coordenar os parques, a IASP também representa parques e áreas de inovação em fóruns e instituições internacionais.

Este aspecto é destacado pela professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, órgão que gerencia o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

“A associação do Parque à IASP vem junto a uma série de ações que estamos desenvolvendo para impulsionar as parcerias e fortalecer nossos laços com parceiros internacionais, com foco no empreendedorismo tecnológico que permeia as atividades do nosso Parque Científico”, comenta Frattini.

IASP: conceito e atuação

Criada para coordenar uma rede ativa de gestores de parques de ciência, tecnologia e inovação, a IASP conta com dois escritórios físicos: um principal, localizado em Málaga (Espanha) e uma filial, que encontra-se em Pequim (China). O Conselho Administrativo, contudo, amplia o leque geográfico de atuação da Associação e contempla membros de 14 nacionalidades.

Com a ajuda dos diversos integrantes, a presença da IASP também se amplia por cerca de 80 países ao redor do mundo. Juntas, as unidades espalhadas pelo globo somam mais de 115 mil empresas e 350 membros, que se dividem entre plenos, afiliados e associados.

Entre os serviços desempenhados pela IASP e oferecidos aos membros, é possível citar:

• Networking internacional;
  • Ferramenta de análise de estratégia e desempenho;
  • Canais de informação e partilha de conhecimento;
  • Eventos para treinamento e consultoria.

Essas e outras frentes buscam estimular o fluxo de conhecimento entre universidades e empresas e também facilitar a comunicação entre elas. Ainda sobre atuação, vale mencionar o apoio a startups como forma de resultar na criação de novos negócios via incubação, spin-off e aceleração

De modo geral, é possível dizer que as ações da associação vislumbram em seu escopo o estímulo a ambientes de fomento à cultura de inovação, criatividade e qualidade.

Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

A novidade agregará visibilidade ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que conta com uma estrutura robusta e tem crescido ao longo dos últimos 10 anos de operação.

A exemplo disso, é possível mencionar os números mais recentes, do Relatório Anual de 2022, que indicam que o espaço reúne 44 empresas instaladas ao longo de sua área total de 350 mil metros quadrados, sendo 100 mil metros quadrados de área construída.

Assim como as iniciativas têm se expandido, o espaço físico também está no radar do crescimento, com projeto aprovado na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)  para construir uma nova área chamada de “Vila de Startups”. Com a ampliação, espera-se expandir os negócios e abrigar mais startups e empresas de base científica e tecnológica.