search
Foto colorida mostra dezenas de pessoas atrás do logo da Inova Unicamp. Fim da descrição.

Evento marcou a graduação de cinco empresas no programa de Incubação da Incamp e teve presença internacional

 

Texto: Ana Paula Palazi | Fotos: Pedro Amatuzzi -  Inova Unicamp

Ser conhecida e manter um bom relacionamento com investidores é algo fundamental para o sucesso de uma empresa. De forma a conectar novos negócios com investidores, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, realizou o Encontro com Investidores. O evento é organizado anualmente, desde 2016, para reunir e conectar empresas incubadas na Incamp e instaladas no Parque com investidores, aceleradoras e instituições parceiras. 

“Esse é um evento de aproximação de startups e empresas com investidores e instituições, que podem ajudar esses empreendedores a alavancar seu negócio. Celebramos também a jornada de um ano dessas empresas no programa de Incubação da Incamp, trazendo a oportunidade de se apresentarem a uma banca de investidores e contar como estão transformando ideias e tecnologias da Universidade em produtos e empresas de sucesso”, afirmou o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, durante  o evento.

Após as boas-vindas, a coordenadora de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Inova Unicamp, Mariana Zanatta Inglez, apresentou o Parque Científico e Tecnológico, e seus principais indicadores para os visitantes. Na sequência, o supervisor da Incubadora da Unicamp, Vital Yasumaru, explicou a missão da Incamp: ajudar empreendedores a tirar ideias do papel e validar seus modelos de negócios de base científica e tecnológica.

Foto colorida. Pessoas sentadas em cadeiras e sofás, no auditótio do Prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp assistem ao bosas-vindas do professor Renato Lopes. Fim da descrição.
O Encontro com Investidores é realizado desde 2016 pelo Parque Científico e Tecnológico e Incubadora da Unicamp (Incamp).

 

Participaram da banca de investidores os representantes das seguintes empresas e instituições: Baita Aceleradora, FITec, GRIDX, MKM Biotech e StartUB!

Francisco Salvateli, da GRIDX, que investe em projetos científicos de biotecnologia, avaliou de forma positiva o evento, sinalizando interesse em estreitar relacionamentos. “O Encontro com Investidores é uma boa forma dos fundos poderem chegar perto das universidades. Ter contato com as incubadoras, que estão cumprindo um papel fundamental para o desenvolvimento da inovação em diferentes áreas, enriquece todo o ecossistema. Dessa conversa com os diferentes empreendedores surgem oportunidades”.

Construindo conexões internacionais na Unicamp

Durante o evento também foi lembrada a mais recente conquista da Incamp, que recebeu, neste ano, o CERNE 4, o grau de certificação máximo em boas práticas, como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), conferido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

De forma a fortalecer essa realização, a Incamp e o Parque Científico da Unicamp receberam durante o encontro o gestor da incubadora StartUB!, da Universidade de Barcelona, e professor de criação de empresas, Matheus Provinciali, que veio agregar a experiência espanhola em empreendedorismo às empresas incubadas na Incubadora da Unicamp

Como parte dessa parceria, a empresa-filha da Unicamp, MatchIT, também foi selecionada dentre propostas de negócios instalados no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e graduados no programa de incubação da Incamp, para fazer parte do estande da Universidade de Barcelona, no evento mundial Four Years From Now 2024 (4YFN), que ocorrerá em fevereiro, em Barcelona, na Espanha.

Graduação de empresas na Incamp

O Encontro com Investidores 2023 também marcou a graduação de cinco empresas que finalizaram o processo de incubação na Incubadora da Unicamp. Essas empresas são a Bioprocess Improvement, R&R NovaBio Ocular, Carga 24h, Kalamazoo Natural Solutions e Autocoat. Elas  apresentaram seus pitches durante a primeira parte do evento e foram oficialmente graduadas pela Incamp, recebendo o certificado de conclusão do processo.

Desde 2001, a Incubadora da Unicamp já graduou 66 empresas e startups. O programa de incubação da Incamp tem duração de três anos e oferece infraestrutura, capacitações, mentorias e apoio para os empreendedores modelarem seu negócio, e se beneficiarem de conexões, como o Encontro com Investidores, dentro do ecossistema da Universidade. 

Mariana Rosales, co-fundadora da R&R NovaBio Ocular, comemorou duplamente a graduação. “O programa de Incubação da Incamp possibilitou a concretização de um sonho”, disse Mariana. A finalização da incubação marca também o início de uma nova fase da empresa, que foi aprovada no programa de aceleração Eretz.bio da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

“Começamos o desenvolvimento das nossas tecnologias do zero e o maior desafio nesse período foi o meu AVC, mas a Inova prorrogou nosso período de incubação. Hoje, a graduação significa muito para nós. Agora, daremos continuidade nesse trabalho no programa de aceleração da EretzBio”.

Foto colorida mostra seis pessoas, sendo três mulheres e três homens. Sócios da Bioprocess posam para foto, com certificado de graduação, ao lado de representantes da Inova. Foto colorida mostra seis pessoas, sendo três mulheres e três homens. Sócios da R&R NovaBio posam para foto, com certificado de graduação, ao lado de representantes da Inova. Foto colorida mostra cinco pessoas, sendo duas mulheres e três homens. Sócio da Carga24h posa para foto, com certificado de graduação, ao lado de representantes da Inova. Foto colorida mostra seis pessoas, sendo duas mulheres e quatro homens. Sócios da Kalmazoo posam para foto, com certificado de graduação, ao lado de representantes da Inova. Foto colorida mostra sete pessoas, sendo quatro mulheres e três homens. Sócios da Autocoat posam para foto, com certificado de graduação, ao lado de representantes da Inova.

Nova premiação da Incamp

As empresas incubadas na Incamp recebem acompanhamento e avaliação contínua de um time especializado em inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp. Neste ano, a Incamp também reconheceu as empresas incubadas que se destacaram devido ao notável desenvolvimento e evolução dentro de cinco eixos monitorados pela Incubadora, de acordo com as diretrizes do CERNE e padrões de qualidade na promoção do empreendedorismo inovador.  

No Eixo Empreendedor, que tem como objetivo desenvolver habilidades de empreendedorismo do fundador da empresa por meio de capacitações e cursos em gerenciamento de projetos, planejamento estratégico e networking, por exemplo, a STS Científica se destacou. No Eixo Capital, que busca orientar e acompanhar junto à empresa incubada aspectos como: origem dos recursos financeiros, receita com produtos e serviços e fluxo de caixa,  a Singularity foi objeto de homenagem. A última empresa homenageada recebeu três menções honrosas, com a ForNano se destacando nos Eixos de Tecnologia, Gestão e Mercado.

Esta premiação é uma nova iniciativa da Incamp que busca reconhecer e premiar as empresas incubadas que, ao longo do ano, realizaram intensas ações de empreendedorismo e pesquisa que, consequentemente, refletem positivamente no desenvolvimento de suas empresas. 

Além das empresas que concluíram o programa de graduação, houve apresentações da MacthIT, Linkages, Inovia, TeeGlobal e, diretamente da StartUB! - a incubadora da Universidade de Barcelona - a Flomics encerrou os pitches.

Acesse a galeria de fotos do evento.

 

Foto colorida mostra três pessoas, sendo uma mulher e dois homens. Sócio da Singularity posa para foto, com certificado de graduação, ao lado de representantes da Inova. Foto colorida mostra três pessoas, sendo uma mulher e dois homens. Sócio da STS Científica posa para foto, com certificado de graduação, ao lado de representantes da Inova. Foto colorida mostra três pessoas, sendo duas mulheres e um homem. Sócio da For Nano posa para foto, com certificado de graduação, ao lado de representantes da Inova.