Foto externa do prédio da Incamp. Imagem registra a fachada do local, que também traz uma placa com o logotipo da Incubadora e da Inova Unicamp. O cenário inclui um céu azul e a presença de galhos de árvore. Fim da descrição.

STS Científica, Tieta.ai e Autocoat farão parte das atividades de aceleração oferecidas pelo programa do Sebrae para empresas de base tecnológica

Texto: Isabele Scavassa - Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

Duas startups incubadas e uma graduada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), foram selecionadas para participar do programa Catalisa ICT, do Sebrae. Articulada em parceria com entidades do ecossistema de inovação, a iniciativa tem como objetivo acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica.

As startups escolhidas, Tieta.ai, Autocoat e STS Científica, estão instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, espaço dedicado à acomodação de empresas de base tecnológica. A conquista, contudo, soma pontos à trajetória da Incamp, que busca otimizar cada vez mais seu programa de incubação e pré-incubação, focado na capacitação gerencial e tecnológica dos inscritos.

“Com a aprovação no edital da Catalisa ICT, do Sebrae, as empresas terão oportunidade de evoluir e incrementar suas pesquisas e, com isso, contribuir significativamente para o avanço tecnológico do país”, celebra Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo e da Incamp.

O que é o Catalisa ICT do Sebrae?

O Catalisa ICT tem como público-alvo alunos de pós-graduação, mestrandos e doutorandos de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) públicas e privadas. Também entram neste escopo mestres e doutores, além de pequenos negócios de base tecnológica e seus proprietários.

A iniciativa teve sua primeira atividade em 2020 e foi distribuída em quatro fases. Atualmente, o projeto encontra-se no quarto e último estágio previsto. Ao longo desse período, o Sebrae, junto de parceiros da área, ocupou-se em facilitar a conexão de profissionais do ramo acadêmico ao mercado e em acelerar negócios inovadores de base tecnológica.

De acordo com o Sebrae, o edital em questão vai destinar R$ 16,3 milhões para 140 projetos de inovação. Durante nove meses, até dois pesquisadores de cada empresa receberão uma bolsa no valor de R$ 6,5 mil. Além do estímulo financeiro, os contemplados também receberão capacitação, mentorias e participação em atividades de conexão com o mercado.

Startups da Incamp participantes do Catalisa ICT

Duas startups participantes do programa do Sebrae (Tieta.ai e STS Científica) estão em processo de incubação na Incamp. A terceira, Autocoat, já esteve incubada e agora é uma recém-graduada. Atuantes em diferentes áreas, elas integram o setor de empresas de base tecnológica e se enquadram nos requisitos do Catalisa ICT, que busca adiantar o processo de chegada de invenções ao mercado e, assim, tornar-se uma inovação. Confira detalhes sobre as participantes:

Logo da empresa STS Científica, que contém este mesmo nome escrito, com destaque para as letras STS, acompanhado de um símbolo em azul. Fim da descrição.

STS Científica

A STS Científica é uma startup focada em síntese orgânica, cuja solução é o desenvolvimento de novas rotas sintéticas para a produção de insumos farmacêuticos ativos (IFAs). No dia a dia, a STS oferece suporte técnico para empresas dos setores farmacêutico, cosmético, farmoquímico e agroquímico e destaca-se pelo uso de matéria-prima nacional em seus processos.

Logo da empresa Tieta.ai, que contém por escrito a palavra Tieta, acompanhada de um círculo com o esboço de uma mulher. Letras em preto com detalhes em verde claro. Fim da descrição.

Tieta.ai

Já a Tieta.ai, é uma Startup dedicada ao desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial com foco em Processamento de Linguagem Natural (NLP). Os serviços contemplam análise de linguagem em seus diversos formatos (texto, áudio, imagens) para gerar informações cruciais que auxiliem empresas na tomada de decisão em momentos estratégicos.

Logo da empresa Autocoat, que leva o nome da startup por escrito, acompanhado do termo em inglês Blade Coating. A imagem tem um fundo verde e as letras são na cor branca. Há detalhes na parte superior em forma de retângulos. Fim da descrição.

Autocoat

A Autocoat, por sua vez, atua no desenvolvimento de equipamentos customizáveis e processos de deposição de filmes finos baseados no método de blade coating para aplicação em pesquisa e desenvolvimento de células solares, OLEDs, sensores, superfícies de interação, materiais avançados e novas formas de administração de fármacos.

Incubação na Incamp

A Incamp, que está dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, por meio de seu programa de incubação, desenvolve ações que ajudam no desenvolvimento das startups inscritas, oferecendo mentoria especializada e suporte durante até três anos.

As inscrições para a submissão de projetos para o programa de pré-incubação e incubação da Incamp estão abertas. Para mais informações do edital vigente e sobre o webinar para tirar dúvidas, acesse: https://parque.inova.unicamp.br/incubadora-da-unicamp-abre-edital-de-2024-para-selecao-de-startups-e-empreendedores/