search
Captura de tela registra a videoconferência realizada em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Na imagem, há pequenos quadrados com os rostos dos participantes. Fim da descrição.

Evento realizado em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) detalha aos participantes o passo a passo do processo

Texto: Isabele Scavassa - Inova Unicamp 

Startups do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) participaram, na última semana, de um workshop sobre proteção de marcas em âmbito nacional e internacional. Realizado em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o evento reuniu empresas interessadas em compreender o procedimento requerido junto ao órgão regulador para garantir a proteção adequada de suas marcas.

A programação contemplou conteúdos teóricos relacionados à Propriedade Intelectual e atividades práticas no que diz respeito ao pedido de registro das marcas no sistema designado. Ministradas por Helena Braga, especialista do INPI responsável pelo exame de marcas do Protocolo de Madri, as atividades também abriram espaço para dúvidas sobre o processo. 

Estiveram presentes representantes de startups instaladas no Parque Científico e também de empresas integrantes do programa de incubação da Incamp como Tieta.ai, MAQ33, MK Fotônica, Singular Seeds, Inovia, Rizobioma Brasil, Defense Fertilizer e Sofien.

O programa faz parte de uma ampla programação prevista na parceria entre a Unicamp e o INPI ao longo do ano. Na ocasião, o conteúdo pôde ajudar startups em fase inicial que buscam avançar na proteção de suas marcas. “O evento teve um propósito bastante didático e prático para que as empresas pudessem ter ciência de todo o processo de registro. Também foi uma oportunidade para tirar dúvidas e, em alguns casos, descobrir a possibilidade de ampliar a proteção das marcas para o âmbito internacional”, comenta Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo e da Incamp. 

Passo a passo para o registro de marca 

Dividido em dois dias, o workshop teve uma programação teórica e prática. Na primeira etapa, os participantes tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos sobre propriedade intelectual (PI). A apresentação mencionou questões como a rentabilidade da marca como ativo de PI, custos oriundos do processo e dados sobre proteção

A segunda parte, de caráter prático, apresentou detalhadamente os passos do processo. Nela, Helena apresentou cada página que os solicitantes deverão acessar ao longo do procedimento, incluindo para pedidos internacionais. Aspectos como requisitos de análise e possíveis problemas com os pedidos também estiveram em pauta. 

Por fim, houve testes das ferramentas usuais no processo, como o Global Brand Database, para checagem de marcas já existentes, e a lista de classificação de Produtos e Serviços de Nice, que dá as coordenadas em que um produto, serviço ou afim se enquadra. 

Sobre o Parque Científico e Tecnológico e a Incamp 

O workshop sobre proteção de marcas em âmbito nacional e internacional foi destinado a empresas do Parque Científico e Tecnológico, bem como startups do programa de incubação da Incamp. Para acompanhar a agenda de eventos, basta acompanhar a página dedicada no site do Parque Científico.  

Tanto o Parque Científico quanto a Incubadora de Empresas da Unicamp estão sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp. Eles estão em um espaço de 100 mil m² urbanizados voltado para a acomodação de startups e de laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). 

A Incamp, por sua vez, oferece programas de pré-incubação e de incubação, nos quais as empresas participantes podem manter suas operações no Parque, localizado no campus da Unicamp em Campinas, ou à distância. Saiba como fazer parte dessa comunidade acessando a aba traga sua empresa.