search
Foto feita em área externa. Nela, há representantes de startups incubadas na Incamp, colaboradores da Inova e do presidente do Instituto Von Braun. Todos encontram-se em pé, posando em frente a uma parede azul com o logo do espaço. Fim da descrição.

Atividade teve como objetivo apresentar incubadas da Incubadora de Empresas da Unicamp (Incamp) a representantes do cenário de inovação tecnológica na região de Campinas

Texto e foto: Isabele Scavassa - Inova Unicamp

Uma visita à FITec Inovações Tecnológicas e ao Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun reuniu seis das 17 startups incubadas na Incubadora de Empresas da Unicamp (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, na última quinta-feira (22). De caráter técnico, a atividade permitiu que os representantes das incubadas pudessem conhecer o trabalho das instituições e realizar trocas de experiências que possam somar à trajetória dos nomes recém-chegados ao mercado. 

Pela manhã, representantes da Carga24h, Tieta.ai, MAQ33, BG Energy, BioForests e MK Fotônica estiveram em contato com as atividades desenvolvidas pela FITec, um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que atua em ramos variados como desenvolvimento de software, equipamentos eletrônicos, inteligência artificial, internet das coisas etc. 

Foto interna de representantes de startups incubadas na Incamp e diretores da FITec. Na imagem, há pessoas sentadas em uma mesa comprida, com uma apresentação em slide ao fundo. Há também dois dos diretoes em pé, na lateral direita do registro. Fim da descrição.
Programação contemplou visita e reunião com diretores da FITec | Foto: Isabele Scavassa

A conversa, seguida da apresentação do espaço da FITec em Campinas, foi conduzida pelos diretores de Desenvolvimento de Negócios Eduardo Toi, Cassio Garcia, Ronaldo Finardi, Marcos Vanine Nader e José Luiz Malavazi. Ao longo do tour pelas áreas de desenvolvimento de projetos, os visitantes puderam observar trabalhos de segmentos variados que estão em execução. 

À tarde, a programação seguiu com uma conversa no Instituto Von Braun, conduzida pelo presidente Dario Sassi Thober. Durante a visita ao espaço, o executivo reuniu os visitantes em um auditório, onde puderam conhecer a história e os projetos da instituição de pesquisa avançada. 

Fundada em 1997, a instituição sem fins lucrativos é credenciada junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) desde 2002 e atua nas áreas de física e eletrônica, em setores que vão desde semicondutores, projetos e fabricação, até softwares e sistemas.

Incamp proporciona vivência e networking às incubadas

As visitas fazem parte de uma programação da Incamp  às empresas incubadas, que somadas a outras atividades, atuam no objetivo de inserir as startups no cenário da inovação tecnológica, sobretudo com exemplos práticos de instituições que operam neste âmbito. 

Segundo Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo e da Incamp, a experiência proporcionada pelas visitas é uma oportunidade às startups incubadas para criarem networking, conhecerem espaços que trabalham com inovação e ter contato com outros projetos, de modo que eles possam servir de exemplo ou inspiração. 

"Organizamos visitas periódicas para que as empresas incubadas na Incamp possam ter essas vivências e, também, possam ter oportunidades reais de desenvolver projetos em parceria com estas ICTs, acelerando o processo de entrada no mercado", explica.

Programa de incubação da Incamp

A Incamp, que está dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, por meio de seu programa de incubação, desenvolve ações que ajudam no desenvolvimento das startups inscritas, oferecendo mentoria especializada e suporte durante até três anos. A relação próxima com a Universidade, os pesquisadores e os empresários experientes da região de Campinas proporcionam um ambiente propício para o crescimento e aprimoramento das empresas incubadas.

As inscrições para a submissão de projetos para o programa de pré-incubação e incubação da Incamp estão abertas. Para a banca de avaliação do dia 29 e 30 de abril (presencial), o edital receberá propostas até o dia 15 de abril de 2024. Inscreva-se aqui!

Para mais informações do edital vigente e sobre o webinar para tirar dúvidas, acesse: https://parque.inova.unicamp.br/incubadora-da-unicamp-abre-edital-de-2024-para-selecao-de-startups-e-empreendedores/