search
A imagem ilustra, em primeiro plano, algumas mesas com computadores em cima. Os computadores estão desfocados. Ao fundo, vemos um homem branco, com cabelo branco, sentado, olhando o notebook. No plano de fundo, temos os logos da Inova Unicamp a da Incamp.
Os resultados da pesquisa aplicada pelo CEUCI Unicamp e ligada ao Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) apontam uma ampla familiaridade das empresas com os modelos de inovação baseados em princípios de ESG

 

Texto: Letícia Moreira - Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

Pesquisadores do Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação (CEUCI) da Unicamp, dirigido pela professora Gabriela Celani, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU), conduziram uma pesquisa para entender como a comunidade de empresas ligadas ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp implementa pautas em ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança) e quais modelos de inovação mais se aproximam das suas práticas. 

O estudo, que integra a pesquisa desenvolvida pelo Centro e financiada pela FAPESP, investiga os territórios de produção de conhecimento e sua implementação sustentável na relação com os espaços urbanos, com ênfase no acompanhamento do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp.  

Mariana Zanatta Inglez, Coordenadora de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Agência de Inovação Inova Unicamp, destaca a relevância da parceria entre o CEUCI e a Agência no aprimoramento de estratégias para mapear oportunidades junto à comunidade do Parque Científico da Unicamp. Para Zanatta, “nossa relação com o CEUCI nos aproxima do que há de mais atualizado nos estudos sobre Parques Tecnológicos e ambientes de inovação, de modo que podemos aprimorar as atividades que desenvolvemos na Inova”. 

 

Na imagem, vemos um grupo de sete pessoas em
Equipe CEUCI - Foto: Gabriela Celani (Arquivo)

Foi aplicado um questionário a um grupo de 60 empresas instaladas no Parque, investigando quais ações de ESG são desenvolvidas no âmbito das suas atividades e qual sua familiaridade com três modelos de inovação: a inovação baseada em feedback, a ideia de laboratórios vivos (living labs), e a Inovação e Pesquisa Responsáveis

Os resultados obtidos apontam que um terço das empresas entrevistadas afirmaram já terem adotado ao menos um dos modelos acima, seja em estágio inicial ou com uma experiência mais bem consolidada. O maior destaque é do modelo de inovação baseada em feedback, que 19 empresas do Parque já implementam no seu dia-a-dia

A inovação baseada em feedback resulta da cooperação entre os atores envolvidos nas atividades de inovação com o objetivo de melhorar o bem-estar da comunidade, aprimorar a comunicação e contribuir para o desenvolvimento da cultura empresarial. A ideia de laboratórios vivos (living labs) são locais em que processos e ações são aplicados a contextos reais. Por fim, a Inovação e Pesquisa Responsáveis é uma estratégia em que os atores atuam conjuntamente na análise das possíveis consequências negativas da inovação para a sociedade e na formulação de soluções para evitá-las ou ao menos mitigá-las.  

Além disso, 37,6% das empresas hospedadas no Parque  eque participaram da pesquisa ainda não adotaram os modelos, mas têm interesse ou estão em vias de implementá-los. Para Celani, isso “foi uma surpresa muito boa, porque uma boa porcentagem das empresas já estão familiarizadas com os termos que nós estamos estudando em nosso grupo de pesquisas. Acredito que poucos Parques Científicos ou Tecnológicos do Brasil apresentam esses resultados”.

A pesquisa revela uma oportunidade de impacto positivo do ecossistema de inovação e empreendedorismo tecnológico da Unicamp para o território de produção do conhecimento e inovação no qual se insere, o HIDS. Celani destaca ainda a importância da parceria do CEUCI com a Agência de Inovação da Unicamp na investigação sobre a economia do conhecimento na região.  

 

Congresso FGKD24: Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024

 

O CEUCI Unicamp promove, entre os dias 21 e 24 de maio, o Congresso FGKD24: Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024, que tem como objetivo reunir a sociedade e os atores ligados aos Parques Científicos e territórios de conhecimento para discutir o modelo de distritos do conhecimento de quarta geração, que são aqueles baseados na chamada quíntupla hélice, que envolve governo, universidades, empresas, sociedade e meio ambiente.

O evento é a primeira conferência internacional promovida pelo CEUCI e está com chamadas abertas para submissões de projetos, oficinas, artigos, entre outros. Os temas contemplados envolvem projeto e planejamento urbano em distritos de conhecimento; Sustentabilidade e ecossistema em distritos de conhecimento; desenvolvimento econômico e social nos distritos do conhecimento e placemaking em (ou aplicável a) distritos de conhecimento.