Foto em ambiente interno do estande da Universidade de Barcelona. Na imagem, há representantes da Inova Unicamp, da MatchIT e da Universidade de Barcelona. Todos estão em pé, posando para o registro. No fundo constam outros estandes e pessoas em movimento. Fim da descrição.

Gestores do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da Unicamp representam a Agência de Inovação da Universidade em eventos sobre inovação

Texto: Isabele Scavassa - Inova Unicamp | Foto: Matheus Provinciali - StartUB!

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) marcou presença na Mobile World Congress (MWC) e na 4 Years From Now (4YFN), eventos relacionados à inovação realizados na última semana em Barcelona, Espanha. Por lá, a Inova Unicamp esteve representada pela coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo, Mariana Zanatta Inglez, e pelo supervisor de empreendedorismo e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), Vital Yasumaru

A participação da Agência de Inovação aconteceu a convite de Matheus Provinciali, gerente de inovação da StartUB!, incubadora da Universidade de Barcelona com a qual a Inova Unicamp mantém parceria desde 2021. Também somou ao grupo visitante a MatchIT, empresa-filha da Unicamp e atual residente no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que expôs sua solução aos participantes.

“Foi uma oportunidade da MatchIT expor-se no evento e ter visibilidade em um mercado super relevante e mundial. Carregamos com a gente a responsabilidade de representar, de certa maneira, a percepção e a visão de que esse caminho de crescimento em escala global é possível não só pra gente, mas para todo o ecossistema empreendedor da Unicamp”, celebra Rose Ramos, ex-aluna da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e fundadora da MatchIT.

Ao longo dos dias de exposição, a Inova Unicamp estabeleceu conexões com autoridades em contato com o Brasil, como o cônsul de ciência e tecnologia do Consulado do Brasil na Espanha, Luis Fernando Machado. Atuante no cenário da inovação, ele apoia a disseminação da ciência e tecnologia brasileira, especialmente na Catalunha. Além de contatos, a equipe da Inova também acompanhou de perto as novidades apresentadas durante os dias de exposição.

Foto de um totem com as iniciais 4YFN, rerefente ao nome do evento 4 Years From Now. Fim da descrição.
4YFN aconteceu em paraelo com o MWC | Foto: Inova Unicamp

“Tendo em vista a internacionalização das empresas, fomos com o objetivo de conhecer melhor o WMC e o 4YFN e entender possibilidades de retornarmos em 2025. Com este objetivo, reforçamos nossos relacionamentos com representantes de Barcelona que têm relacionamento com o Brasil”, explica Vital Yasumaru.

Inova Unicamp na Mobile World Congress e na 4 Years From Now

O Mobile World Congress (MWC) é um dos maiores eventos no setor de conectividade a nível mundial. Neste ano, o MWC contou com mais de 101 mil participantes, divididos entre 205 países e territórios. Quanto aos expositores, patrocinadores e parceiros, estima-se que a atividade tenha somado por volta de 2.700 nomes.

Realizado anualmente em Barcelona, o evento reúne diversos atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo para apresentar e discutir tendências, produtos e tecnologias móveis. Assim, parte da equipe da Inova pôde conhecer, em primeira mão, os principais lançamentos dos líderes globais do setor como Huawei, Samsung e Google.

Inova Unicamp e MatchIT no stand da Universidade de Barcelona | Foto: Divulgação

Enquanto isso, no 4YFN (4 Years From Now), evento global de empreendedorismo e inovação, os visitantes exploraram temas relacionados ao universo das startups. Entre os destaques, está a plataforma disponibilizada pela organização para empreendedores, investidores e profissionais de tecnologia, para viabilizar a interação e o compartilhamento de ideias e oportunidades de negócios.

“A gente teve a oportunidade de ver o que está acontecendo de mais novo nas áreas de inteligência artificial e telecomunicações no mundo, com grandes corporações fazendo seus lançamentos e novos produtos e novas tecnologias. Também pudemos ver startups dos principais ecossistemas da Espanha e do mundo, para entender o que essas startups estão desenvolvendo e identificar potenciais parceiros para as empresas hospedadas no Parque e nos programas de incubação da Incamp”, comenta Mariana Zanatta Inglez.

Além de acompanhar as novidades do mundo conectado, a ida à Barcelona foi uma forma de consolidar parceria com a Universidade de Barcelona e a incubadora StartUB!, explica a coordenadora.

Mais sobre o Parque Científico e Tecnológico e a Incamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora da Unicamp, que estiveram representados no evento em Barcelona, trabalham para viabilizar oportunidades para startups instaladas no espaço físico e também as que estão em estágios de incubação e pré-incubação.

Interessados em participar do programa de incubação da Incamp podem acessar o edital de seleção nesta página: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/incubadas/#edital

Já as startups que buscam um espaço físico para desenvolverem suas atividades, podem consultar a disponibilidade de um local no Parque Científico por meio da seção: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/startups/#edital