Inscrições para o programa de aceleração do Sebrae, Catalisa ICT, vão até 9 de março

Fotografia. Mulher com luvas azuis mexe em placa vítrea embaixo de luz verde, alguns fios saltam da placa. Fim da descrição.
Novo ciclo de aceleração tem inscrições gratuitas e contempla pessoas com pesquisas concluídas ou em andamento 

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Imagem: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp 

O programa de aceleração em pesquisas com potenciais inovativos, Catalisa ICT, está com inscrições abertas até o dia 9 de março. Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa tem como objetivo transformar pesquisas em soluções inovadoras, criar deeptechs ou realizar transferências de tecnologia para o mercado.

Na edição de 2025, o projeto selecionará cerca de 2 mil pesquisas no primeiro momento. O público-alvo do Catalisa ICT contempla pesquisadores com mestrado ou doutorado concluído ou em andamento, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Como funciona o Catalista ICT 

A jornada do Catalisa ICT oferece capacitação, conexões estratégicas e fomento financeiro. O ciclo do programa é dividido em três etapas, que são contínuas e em funil fechado, ou seja, para participar das etapas dois e três, é obrigatório ser selecionado na etapa de número um. 

Na primeira fase, os participantes terão acesso a 80 horas capacitação gratuita em temas como atitude empreendedora, inovação aberta, gestão da inovação, prospecção tecnóloga e apoio no desenvolvimento de um Plano de Inovação. 

Já no segundo módulo, voltado para validação, os integrantes receberão um fomento de R$ 120 mil por Plano de Inovação selecionado. Também serão contemplados com conexões estratégicas com o mercado, serviços tecnológicos em ICTs para desenvolvimento da solução, mentorias especializadas e acompanhamento individual. 

A terceira e última fase, com foco em inovação, oferecerá ao público duas bolsas de R$ 6,5 mil mensais por 12 meses, bem como acesso a investidores e rodadas de negócios, bônus financeiro para as jornadas de destaque e apoio para escalabilidade e crescimento do negócio. Nesta etapa, 300 deeptechs serão contempladas com aceleração. 

Inscrições para o Catalisa ICT

As inscrições para o Catalisa ICT, assim como a seleção, são feitas pelo site do programa. Gratuitas, elas devem ser feitas exclusivamente via Cadastro de Pessoa Física (CPF) nas etapas um e dois. Dessa forma, não é necessário ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para participar destas fases.

Para saber mais sobre o assunto, confira a página dedicada ao programa, que pode ser acessada por meio deste link. O edital também está disponível e pode ser acessado aqui

Oportunidades para pesquisadores e empreendedores

Acompanhe o site da Inova Unicamp e saiba mais sobre essa e outras oportunidades de parceiros, além de iniciativas promovidas pela própria Agência de Inovação Inova Unicamp. Clique e saiba mais:

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.