CNN | Cascas de laranja viram inovação sustentável

Captura de tela. A imagem exibe uma pesquisadora manuseando instumentos em um laboratório. Ela é uma pessoa branca, com cabelos longos, castanhos e veste um jaleco branco. Texto da imagem: CNN Mais Verde. Cascas de laranja viram inovação sustentável. Pesquisadores de SP descobriram novos usos para resíduo. Fim da descrição.

Uma tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp foi pauta no telejornal Novo Dia, do canal CNN Brasil. A matéria, que foi ao ar nesta sexta-feira (21), entrevistou Rosana Goldbeck, docente responsável pelo estudo que resultou em uma biotecnologia que agrega valor às cascas de laranja. O método visa extrair pectina e oligossacarídeos das cascas da fruta, contribuindo para a sustentabilidade e reciclagem de resíduos processados pela indústria de sucos.

O conteúdo explicou, com o suporte da professora e de uma pesquisadora que participou do estudo, que a biotecnologia pode extrair outras substâncias além da pectina – como os xilooligossacarídeos, que são utilizados nas indústrias farmacêutica e alimentícia. Como resultado, a biotecnologia torna possível a reciclagem das cascas de laranja, reduzindo a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários.

🎥 Assista à reportagem completa a seguir.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.