Inova Unicamp marca presença no AUTM 2025, em Washington

Fotografia tirada em ambiente interno. A imagem conta com quatro funcionários da Inova Unicamp, sendo três mulheres e um homem. Eles encontram-se em pé, em frente a um totem do evento, que tem "AUTM 50 Years of Makign History" escrito. FIm da descrição.
O evento internacional celebrou os 50 anos de história da AUTM, e debateu tendências, parcerias estratégicas e negócios no campo da inovação tecnológica

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo ligado à Coordenadoria de Negócios e Inovação da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) participou, neste mês de março, do 50º Encontro Anual AUTM, em Washington, nos Estados Unidos. Voltado para profissionais de transferência de tecnologia, o evento foi promovido pela AUTM, organização internacional dedicada ao avanço da gestão de tecnologia e transferência de conhecimento entre universidades, empresas e sociedade. 

Durante o evento, o grupo da Inova Unicamp acompanhou debates sobre tendências no campo da inovação tecnológica e pôde estabelecer parcerias estratégicas para impulsionar internacionalização e a transferência de tecnologias. Após o evento, que aconteceu entre 02 e 05 de março, o grupo seguiu para visita à Universidade de Princeton, em Nova Jersey, a fim de conhecer a área responsável pelas ações na área de inovação na instituição de ensino estadunidense. 

Inova Unicamp no AUTM 2025

Neste ano, a Inova Unicamp esteve representada no Encontro Anual AUTM pela coordenadora de negócios e inovação, Iara Ferreira, pela supervisora de propriedade intelectual, Elisama Campelo, e pelos analistas de transferência de tecnologia Ana Cláudia Daidone e Pedro Rocha. Ao longo dos quatro dias de evento, eles puderam assistir painéis sobre temas relacionados à transferência de tecnologia e inovação nas universidades, além de ampliar as conexões estratégicas com outros países. 

“O evento foi marcado por discussões relevantes sobre Inteligência Artificial (IA), explorando seu potencial na  gestão da inovação e automação de processos nos Núcleos de Inovação Tecnológica. Além disso, proporcionou um espaço para reconhecer e valorizar o papel fundamental do Núcleo de Inovação e seus profissionais, que são essenciais para impulsionar a inovação nas instituições. As trocas de experiências foram um ponto alto do evento, permitindo o aprendizado mútuo e a construção de novas parcerias”, explica Iara Ferreira.

Também foram pautadas as novas tendências para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), estratégias para fortalecer as relações entre universidades e a indústria e a importância e as formas de apoio à inovação inclusiva e diversa no ambiente tecnológico. A agenda do AUTM foi distribuída em três dias, entre 2 e 5 de março, e reuniu cerca de dois mil visitantes de todo o mundo. 

Os analistas de transferência de tecnologia também se envolveram em um programa de mentoria oferecido por especialistas do AUTM. A experiência, que teve início antes mesmo do Encontro Anual, seguirá pelos próximos meses deste ano, com encontros mensais. 

As reuniões com os capacitadores buscam solucionar dúvidas técnicas e conferir dicas profissionais para a situações de rotina nos NITs, de modo a ampliar as perspectivas dos profissionais participantes. 

Visita à Universidade de Princeton

Fotografia feita em ambiente interno. Imagem exibe quatro pessoas em pé, lado a lado. Três delas são funcionários da Inova Unicamp, que dividem espaço com um colaborador da Universidade de Princetown. Fim da descrição.

Pedro Rocha, Ana Daidone, Prabhpreet Gill e Iara Ferreira (dir. para a esq.)

Após o AUTM 2025, os colaboradores Inova Unicamp seguiram para a Universidade de Princeton. A visita, previamente agendada, teve como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos e melhores práticas em transferência de tecnologia, colaboração universidade-indústria e gestão da inovação. 

Na reunião, profissionais da Inova Unicamp conheceram desafios em comum no âmbito da inovação dentro da universidade e também tiveram contato com novas dinâmicas e boas práticas de trabalho.  

Internacionalização da Inova Unicamp

A Inova Unicamp também participou da 1ª Missão Internacional, organizada pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que incluiu na programação visitas técnicas a fim de explorar o ecossistema de inovação de Washington, terceiro colocado no ranking global de inovação, segundo o Global Innovation Index 2024.

📝 Leia mais: Inova Unicamp participa da 1ª missão internacional do Fortec em parceria com a Anprotec

Ainda neste mês, outras atividades foram realizadas ao redor do globo, desta vez pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, gerido pela Inova Unicamp. Parte da equipe esteve em Barcelona, na Espanha, para o evento 4 Years From Now (4YFN), que levou também empresas envolvidas no ecossistema empreendedor da Universidade.

Confira todas as atualizações e projetos do NIT da Unicamp pela newsletter semanal da Inova Unicamp

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.