Inova Unicamp participa de missão internacional do Fortec em parceria com a Anprotec

Fotografia feita em ambiente interno. No registro, há cerca de 20 pessoas, que compõem a delgação brasileira na missão internacional. Elas encontram-se em pé, olhando para a câmera, que está oculta. Fim da descrição.
Delegação brasileira participou de evento em Washington e visitou instituições integrantes do ecossistema de inovação norte-americano

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Layanne Raquel de Oliveira – SUFRAMA

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), representada por sua supervisora de propriedade intelectual, Elisama Campelo, participou da primeira missão internacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), realizada em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Com destino inicial à Washington, nos Estados Unidos, o grupo de 20 pessoas participou do 50º Encontro Anual AUTM e também conheceu pontos importantes do ecossistema de inovação norte-americano. 

A missão internacional reuniu gestores e demais autoridades brasileiras, que partiram para Washington, capital dos Estados Unidos, entre os dias 02 e 07 de março, com o objetivo de desempenhar atividades que envolveram conexão, troca de conhecimento e benchmarking

Além do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp, participaram da atividade representantes de outras universidades brasileiras, institutos federais, , instituições de pesquisa e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

“Participar da missão foi importante para estreitar laços com pares do ecossistema de inovação do Brasil e de outros lugares do mundo, além de aprofundar o conhecimento sobre as práticas globais em gestão de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. A troca de experiências com profissionais e instituições como o USPTO e as universidades de Georgetown e Johns Hopkins, contribuiu a nível profissional e a nível institucional, uma vez que abriu portas para futuras conexões e parcerias”, comenta Elisama Campelo.

Programação da missão internacional 

Fotografia feita em ambiente interno, no escritório da USPTO. Na imagem, há 19 pessoas espalhadas no entorno de uma tribuna com duas bandeiras ao fundo. Fim da descrição.

Delegação brasileira em visita ao USPTO

Grande parte da agenda foi voltada para as atividades oferecidas no 50º Encontro Anual AUTM, evento voltado para profissionais de transferência de tecnologia de todo o mundo para viabilizar conexões, discutir negócios e participar de sessões com autoridades no assunto. A iniciativa promovida pela AUTM, uma organização internacional dedicada ao avanço da gestão de tecnologia e transferência de conhecimento entre universidades, empresas e sociedade, completou cinco décadas neste ano. 

A segunda parte da missão incluiu visitas a quatro espaços: às Universidades Georgetown e Johns Hopkins, à Embaixada Brasileira nos EUA e ao United States Patent and Trademark Office (USPTO). Enquanto as instituições de ensino garantiram a partilha de conhecimento sobre boas práticas em transferência de tecnologia e inovação acadêmica, a embaixada mostrou os projetos desenvolvidos no âmbito do apoio à internacionalização da ciência, tecnologia e inovação do Brasil.

A ida ao USPTO, por sua vez, garantiu aos participantes a oportunidade de conhecer os processos e políticas do sistema de patentes dos Estados Unidos, de modo a ampliar o conhecimento dos visitantes sobre as particularidades vivenciadas por lá. 

Internacionalização da Inova Unicamp

Essas e outras ações fazem parte das iniciativas de internacionalização da Inova Unicamp, que são planejadas vislumbrando o aumento da sua visibilidade para além das fronteiras brasileiras. Confira todas as atualizações e projetos do NIT da Unicamp pela página dedicada às notícias

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.