4 de abril de 2025 Universidade da Flórida e eMerge Americas: Inova Unicamp fortalece conexões internacionais
Inova Unicamp realizou benchmarking na universidade estadunidense e participou de um evento global que incluiu uma competição de startups
Texto: Isabele Scavassa e Ana Paula Palazi – Inova Unicamp | Foto: Arquivo pessoal
A fim de ampliar a conexão com parceiros e realizar benchmarking sobre boas práticas em inovação e empreendedorismo, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) esteve na Flórida, nos Estados Unidos, representada pelo diretor-executivo, Renato Lopes, e pela supervisora de comunicação, Kátia Kishi. Após a visita à Universidade da Flórida (UF) na cidade de Gainesville, os gestores seguiram para a eMerge Americas, conferência global realizada anualmente em Miami, que conecta startups de diversos países das Américas com líderes empresariais, investidores e outros players para discutir tecnologias e negócios.
A Inova Unicamp foi recebida por gestores do Instituto de Inovação em Engenharia da universidade norte-americana, como Erik Sanders, diretor no Instituto de Inovação em Engenharia e professor da UF, que preparou a agenda de visitas e acompanhou parte das apresentações sobre o espaço e os programas desenvolvidos nele. Segundo Sanders, a conexão com a Unicamp tem rendido frutos e se intensificou com o passar do tempo, agregando oportunidades para as duas instituições, com seminários, conferências e outras atividades educacionais.
“Eu fui apresentado à Unicamp e sua Agência de Inovação, especificamente, há cerca de sete anos. A Unicamp é impressionante para mim de várias formas, mas uma delas é que é uma universidade relativamente jovem. E o que tem conseguido em tão pouco tempo é realmente impressionante. Vocês não só aproveitam as oportunidades, mas buscam ultrapassar os limites do que uma universidade pode ser, especialmente na intersecção da pesquisa com o mercado, com foco em inovação”, disse Sanders.
A programação da visita também contemplou um tour pelo Spark Studio, incubadora que dedica espaço ao empreendedorismo estudantil no âmbito da engenharia e possibilita que os próprios alunos vinculados ao Spark desenvolvam atividades de capacitação e fomento da cultura de inovação. O itinerário incluiu a participação dos gestores em uma dinâmica, parte de uma disciplina ministrada por Sanders, de valoração de negócios inovadores desenvolvidos por alunos de engenharia, que deveriam realizar seus pitches, seguidos de arguição e a análise e percepção do mercado, também formado pelos alunos, sobre o valor das soluções apresentadas.
Complementando a imersão no ambiente de apoio ao desenvolvimento de novos negócios, o benchmarking contemplou visita à aceleradora UF Innovate, programa da Universidade da Flórida, que visa apoiar a inovação e o empreendedorismo, também responsável pela transferência de tecnologias da Universidade para o mercado. Um dos casos mais emblemáticos da UF Innovate é o Gatorade, marca de bebidas esportivas que foi criada por pesquisadores da UF nos anos 1960.
“Entre as startups atualmente residentes no programa da UF Innovate e que estão sendo capacitadas pela iniciativa, estão três empresas brasileiras, que atuam nas áreas de telecomunicações, agronegócio e saúde. Esse cenário nos sinaliza o potencial da Flórida como um ambiente de ‘soft landing’ aquecido para startups brasileiras que buscam se internacionalizar.”, comentou Kátia Kishi.
Durante a visita, também foram realizadas reuniões com docentes e gestores, abordando ações de transferência de tecnologia e estratégias de fomento à comunicação, inovação e empreendedorismo dentro da comunidade universitária. Entre as iniciativas discutidas, destacam-se competições empreendedoras realizadas na UF, semelhantes às promovidas pela Inova com o Desafio Unicamp.
O dia foi finalizado com uma visita ao San Felasco Tech City, um arrojado projeto de desenvolvimento tecnológico e urbano localizado na cidade de Alachua, que fomenta a colaboração de startups, empresas e instituições acadêmicas, abrigando um hub de tecnologia, além de contar com espaços residenciais e comerciais, criando um distrito integrado para impulsionar o crescimento da tecnologia e da inovação na região.
De acordo com Renato Lopes, a visita técnica trouxe perspectivas positivas em termos de benchmarking. “Foi uma ótima oportunidade para ver novas ideias, novas formas de melhorar nossa atuação. Mas foi também muito bom ver que estamos no caminho certo. As iniciativas que estamos projetando para o futuro estão alinhadas com as melhores práticas de uma universidade exemplar como a Universidade da Flórida”, comentou o diretor-executivo da Inova Unicamp.
Empresas do Parque da Unicamp representaram o Brasil na eMerge Americas
Os representantes da Inova Unicamp também estiveram em Miami, onde acompanharam a participação das empresas-filhas da Unicamp, MatchIT e Inovia, na “eMerge Americas Accelerator + Showcase”, competição que reúne investidores, empreendedores e líderes globais em tecnologia. As duas startups brasileiras que integram o ecossistema empreendedor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Inova Unicamp, representaram o Brasil na competição e também puderam expor suas soluções em estande no evento.
Estande da MatchIT na eMerge Americas
“A internacionalização é uma estratégia para a expansão da inovação e do empreendedorismo que temos fomentado no ecossistema gerenciado pela Inova e ficamos muito felizes em ver soluções tecnológicas desenvolvidas dentro na Unicamp ganhando o mundo. A participação na conferência eMerge, além de destacar duas startups brasileiras vinculadas ao Parque da Unicamp, nos proporcionou uma visão mais aprofundada das tendências globais, ao mesmo tempo em que abriu novas oportunidades de conexões e fortaleceu parcerias internacionais.”, disse Lopes.
A MatchIT é uma startup instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp especializada em soluções de matchmaking e análise de dados, focada em conectar empresas e profissionais na área de tecnologia por meio de uma plataforma inteligente. Já a Inovia é uma empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) que atua com Inteligência Artificial (IA) para calcular medidas corporais com alta precisão a partir de fotos tiradas pelo celular, automatizando processos de análise física para a área da saúde.
Estande da Inovia na eMerge Americas
Ambas foram classificadas para a competição internacional na etapa que foi sediada no Prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp no final de 2024. Assim como essa, outras seletivas foram realizadas em regiões do continente, nas quais foram selecionadas startups de países das Américas do Norte, Central e do Sul. As empresas brasileiras, vinculadas ao Parque da Unicamp, representaram o país em uma lista de 100 startups.
As startups finalistas receberam apoio financeiro da organização da conferência para passagens e hospedagem em Miami, além de mentoria internacional especializada, oferecida por parceiros da eMerge Americas. “Nós tivemos seis semanas de preparação para o programa. Foi ótimo, tivemos muitos workshops e mentorias que realmente nos ajudaram e contribuíram com novas visões para nosso modelo de negócio e solução.”, disse Ricardo Barbosa, diretor de novos negócios da Inovia, startup incubada na Incamp.
Rose Ramos, fundadora da empresa-filha da Unicamp MatchIT, também comentou sobre a experiência na eMerge, desde a seleção até a apresentação da startup no estande do evento. “Estou honrada em representar a MatchIT nos EUA pela primeira vez. Estamos felizes por sermos selecionados entre as 100 startups mais impactantes da América e foi muito importante para nós receber as mentorias.”, celebrou.
Iniciativas de internacionalização da Inova Unicamp
A viagem à Flórida faz parte das iniciativas de internacionalização da Inova Unicamp. Ainda em março, a Agência de Inovação da Unicamp, representada por gestores e colaboradores, esteve na Universidade de Princeton, também nos EUA, onde participou de uma missão internacional, com visitas ao ecossistema de inovação da universidade estadunidense.
E também esteve em Barcelona, representada pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, no Mobile World Congress (MWC) e no evento para startups Four Years From Now (4YFN), com a participação da empresa graduada na Incamp, S Cosméticos do bem, e da empresa-filha da Unicamp, Generation Brasil.
Para saber mais sobre as atualizações da Inova Unicamp, acompanhe a newsletter semanal. Confira também a página dedicada a parcerias internacionais em Global Partners.