Inova Unicamp e Embaixada da Espanha promovem webinar para a internacionalização de startups brasileiras

Captura de tela de uma videoconferência com sete participantes, divididos em seis janelas. No canto superior esquerdo, aparece Vinicíos Rosa, da Inova Unicamp, com camisa azul e fones de ouvido. Ao centro, na parte superior, está Carol Roxo, também da Inova Unicamp, com cabelo loiro e óculos, usando headset. À direita, três pessoas estão em uma sala de reuniões da Embaixada da Espanha, sentadas ao redor de uma mesa redonda, com bandeiras da Espanha e do Brasil ao fundo. No canto inferior esquerdo, está Kátia Kishi, Supervisora de Comunicação da Inova Unicamp, usando blusa vinho e óculos, sorrindo. Ao centro inferior, aparece Mariana Zanatta, Coordenadora de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Inova Unicamp, com cabelo loiro claro e fones de ouvido. Fim da descrição.
O evento focado em internacionalização de empresas abordou temas como economia, setores-chave, vistos e programas de apoio. O objetivo era atrair empreendedores do ecossistema da Unicamp para que possam levar seus negócios para a Espanha

Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Foto: Reprodução Zoom 

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) promoveu, no dia 06 de maio, em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil, o webinar “Espanha hoje: economia, setores-chave, vistos e soft landing para empresas brasileiras”, dedicado a explorar oportunidades de empreendedorismo e investimento na Espanha para empresas e startups brasileiras, em especial as empresas do ecossistema empreendedor da Unicamp. 

Responsável pela gestão do ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), a Agência de Inovação da Universidade foi representada no evento on-line por Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo na Inova Unicamp, e por Kátia Kishi, supervisora de comunicação na Agência, que realizou a moderação e a abertura do webinar.  

Representando a Embaixada da Espanha, participaram Urbano Murillo García, conselheiro-chefe da Embaixada da Espanha, Francisco Javier Yepes González, agregado comercial da Embaixada da Espanha, e María Teresa López, do departamento de comércio exterior da Espanha.   

Após a abertura, Zanatta Inglez apresentou as atividades do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, assim como o programa de incubação da Incamp. A coordenadora trouxe para o evento os números mais recentes do Parque da Unicamp, divulgados no Relatório Anual 2024, e ressaltou a relação que a Universidade possui com a Espanha. 

“A Unicamp tem uma relação muito próxima com a Espanha, mantendo relacionamento com diversas instituições, como a Universidade de Barcelona, que é parceira no nosso programa Global Partners. Temos participado de diversos eventos na Espanha e, em 2024, o Parque da Unicamp foi premiado no GIMI Innovation Awards na categoria ‘Organização com melhor ecossistema de suporte às startups’ durante o evento Smart City World Congress, que foi realizado em Barcelona”, destacou Zanatta Inglez.

Ao iniciar sua fala, Urbano Murillo García agradeceu pela realização do evento em parceria com a  Inova Unicamp e parabenizou a Agência, enaltecendo os resultados e o trabalho realizado no fomento ao ecossistema de empreendedorismo da Universidade. 

“Fico bastante impressionado com o Parque da Unicamp, com a qualidade das empresas, dos setores de atuação, com as atividades desenvolvidas e com o prêmio recebido em Barcelona, que mostra que o trabalho está em uma direção muito boa”, ressaltou García. 

Panorama econômico espanhol 

Em seguida, García apresentou o panorama econômico da Espanha, destacando os principais setores estratégicos com potencial para investimentos. Ele também analisou os fluxos de capital entre Brasil e Espanha, demonstrando o fortalecimento das relações bilaterais e destacando que a Espanha é o terceiro maior investidor estrangeiro na América Latina e o segundo maior investidor no Brasil.

García ressaltou o cenário econômico europeu, no qual a Espanha figura como quarta maior economia do continente. Em relação às áreas que podem ser campos férteis para investimentos estrangeiros em empresas do ecossistema de inovação brasileiro, em especial o ecossistema empreendedor da Unicamp, destacou os setores de energias renováveis e tecnologias da informação

Ecossistema de startups em crescimento na Espanha 

Na sequência, Francisco Javier Yepes González traçou um panorama do ecossistema de empreendedorismo espanhol. Ele focou nas oportunidades para que startups brasileiras possam se estabelecer na Espanha, com possibilidades de estender suas atuações por toda a União Europeia. 

González ressaltou o papel dos investimentos em startups espanholas, especialmente advindos de Venture Capital (capital de risco), que fortaleceram o ecossistema de startups e tornaram o país um ambiente favorável à inovação e que já gerou 18 unicórnios (empresas de base tecnológica avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares antes de abrir capital na bolsa).

Apoio para regularização e internacionalização de startups

Durante o webinar, os representantes da Embaixada da Espanha apresentaram duas iniciativas de apoio para regularização de empresas que desejam se instalar no país e que podem ser interessantes para startups que integram o ecossistema da Unicamp. A primeira iniciativa  foi a Lei Cria e Cresce (de 2022), que agiliza a abertura de novas sociedades mercantis e flexibiliza mecanismos de financiamento. 

A segunda iniciativa apresentada foi a Lei de Start-ups (de 2022), que impulsiona o crescimento e a criação de empresas na Espanha, oferecendo facilitação administrativa, incentivos fiscais e vistos especiais com residência para empreendedores e trabalhadores das empresas que se instalam no país.

Também foi apresentado o programa Invest in Spain, um serviço gratuito de assessoria para abertura de startups na Espanha, que oferecesse suporte institucional, pesquisa de financiamentos e incentivos, assim como a identificação de oportunidades de negócios e parcerias para empresas que desejam atuar no mercado espanhol.

González e María Teresa López apresentaram outros dois programas voltados a atrair empreendimentos para a Espanha: o Rising UP in Spain e o Espanha-Latam Scale-up. Ambas as iniciativas oferecem suporte para empresas estrangeiras que desejam se estabelecer e crescer no mercado espanhol, com foco especial em startups latino-americanas.

O Rising Up é um programa para startups com duração total de 10 meses, sendo os quatro primeiros meses voltados para o estabelecimento da empresa no país e os seis meses restantes após a chegada à Espanha. Já o Espanha-Latam Scale-up é um programa mais curto, com duração de uma semana na Espanha e oferece reuniões com investidores, corporações e empreendedores do ecossistema espanhol, e é destinado a empreendimentos que já estão na fase escalável de seu negócio. 

O webinar reforçou a posição do ecossistema de empreendedorismo tecnológico da Unicamp como uma referência internacional, destacando a importância da cooperação entre ecossistemas de inovação, posicionando a Espanha como uma porta de entrada estratégica para startups brasileiras interessadas em internacionalização e acesso ao mercado europeu.

Assista ao webinar na íntegra aqui.

Sobre o programa Global Partners

Com objetivo de aumentar sua presença internacional nos ecossistemas universitários que fomentam o empreendedorismo e a Inovação, a Agência de Inovação da Unicamp criou o programa Global Partners que, atualmente, une parceiros de universidades das Américas, Europa e África.

Entre as atividades gratuitas do programa, a Inova Unicamp promove eventos e webinars de trocas de experiências com as universidades de fora do Brasil, além de treinamentos e oportunidades de benchmarking para profissionais ligados às instituições parceiras internacionais.

Conheça mais sobre a iniciativa e saiba como uma instituição pode se tornar uma Global Partner na página oficial do programa.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.