Mesa-redonda discute futuro dos territórios do conhecimento em Campinas

Ao fundo, sobre um palco de madeira, encontra-se a projeção de um slide com fundo preto e com os dizeres “Territórios do conhecimento para as pessoas, a natureza e a inovação” metade em letras verdes metade em brancas no canto superior esquerdo. Já no canto inferior do slide, encontra-se a palavra “exposição” e a data “cinco a trinta de maio de 2025”. Ainda em cima do palco de madeira, porém mais à frente, estão depositadas três garrafas de água e um copo plástico de água. Em frente ao palco encontra-se uma mulher branca de cabelos curtos grisalhos em pé com um microfone na mão e outras três pessoas brancas sentadas, sendo elas dois homens trajando camisas brancas e uma mulher vestindo uma blusa preta. No canto esquerdo da imagem há uma mulher de cabelos cacheados na plateia.
Evento reuniu especialistas para debater modelos urbanos centrados nas pessoas e comprometidos com políticas públicas

Crédito: Divulgação CEUCI

Na última quinta-feira, 8 de maio, o CEUCI (Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação) promoveu, na Casa do Lago da Unicamp, a mesa-redonda “Visões para um Território do Conhecimento de 4ª geração”. O evento fez parte da programação da exposição Territórios do Conhecimento, em cartaz até o fim do mês no campus da Unicamp.

A mesa-redonda contou com a presença de Paulo Curado, engenheiro mecânico e Diretor de Inovação e Empreendedorismo no CPQD, Rui Albuquerque, técnico e assessor especial do diretor geral do CNPEM e professor colaborador externo do DPCT/Unicamp, e Mariana Zanatta, economista e doutora em política científica e tecnológica e coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp, com mediação de Gabriela Celani, arquiteta e urbanista, diretora do CEUCI e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FECFAU/Unicamp.

Durante o encontro, os convidados compartilharam suas visões sobre o futuro dos territórios de inovação, com foco em experiências que conectam ciência, tecnologia e desenvolvimento urbano sustentável. O momento também foi marcado por uma conversa descontraída, acompanhada de um café oferecido pelo CPQD.

Um dos pontos centrais da discussão foi a necessidade de criar espaços urbanos voltados para as pessoas, por meio de um urbanismo mais atento à qualidade de vida, à inclusão e à sustentabilidade. Nesse contexto, destacou-se a preocupação das três principais instituições envolvidas no HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) CNPEM, Inova Unicamp e CPQD — com a formulação e a consolidação de políticas públicas que garantam a transformação do território de forma integrada e inovadora.

O evento reforçou a importância do diálogo entre academia, poder público e sociedade para a construção de um território do conhecimento de 4ª geração, mais conectado aos desafios contemporâneos das cidades.

Mais informações sobre a exposição e os próximos eventos:

Territórios do Conhecimento – Casa do Lago | Unicamp – até 30 de maio
Segunda a sexta, das 9h às 22h | Entrada gratuita
De 3 a 6 de junho – Paço Municipal de Campinas, das 8h às 16h | Entrada gratuita

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.