10 de junho de 2025 Inova Unicamp participa da Reunião Anual da SBQ
A Agência de Inovação da Unicamp em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizou o Workshop de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo para participantes do evento
Texto: Ana Paula Palazi – Inova Unicamp | Fotos: Elisama Campelo e Beatriz Hargrave – Inova Unicamp
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) participou da 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que está acontecendo em Campinas de 8 a 11 de junho de 2025. A Agência marcou presença no Workshop de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo, realizado em parceria com a SBQ. O evento abordou temas para a transformação do conhecimento científico e tecnológico em inovação e negócios.
A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é uma das mais importantes entidades científicas do Brasil, com 48 anos de existência, dedicada ao avanço e à disseminação do conhecimento em química. Com o tema “Emergências Climáticas? A Química Age e Reage!“, a reunião foi especialmente oportuna, dado o cenário de crise climática mundial e a realização da COP30 no Brasil em 2025. A programação da reunião, que é considerada um dos maiores eventos científicos em química da América Latina, inclui inúmeras atividades relacionadas a esse assunto, como o workshop ministrado em parceria com a Inova Unicamp.
Inovação e empreendedorismo na química
O workshop realizado em parceria com a Inova Unicamp foi uma ação conjunta da Universidade e da SBQ, com foco em capacitar os participantes a partir de palestras e atividades envolvendo conceitos e temas ligados à inovação e empreendedorismo.
O evento teve início com a palestra de Iara Ferreira, coordenadora de negócios e inovação na Inova Unicamp, e Elisama Campelo, supervisora de propriedade intelectual da Inova, que abriram o painel abordando os conceitos básicos de propriedade intelectual (PI) e as principais formas de proteção, bem como a compatibilidade entre publicar e proteger resultados de pesquisa, desde que a proteção seja priorizada antes da divulgação.
Na sequência, Beatriz Hargrave, supervisora de transferência de tecnologias da Inova e Ferreira, discorreram sobre a prospecção de grupos de pesquisa e o processo de transferência de tecnologia que é feito na Universidade, com base na legislação aplicável, apresentando formas de empresas e outras Intuições de Ciência Tecnologia e Inovação (ICT) estabelecerem parcerias com a Unicamp.
O bloco da manhã foi encerrado com Marcelo Speziali, professor do departamento de química da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que apresentou a Plataforma Maratona da Propriedade Intelectual, um projeto que integra o uso de patentes no ensino em laboratórios de química.
No período da tarde, Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação da Inova Unicamp, palestrou sobre os conceitos de inovação e empreendedorismo. Ela detalhou como a Inova e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp auxiliam empresas a se estruturarem, especialmente através da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), e abordou conceitos como o Business Model Canvas. A coordenadora enfatizou o papel desses ambientes no apoio a negócios ligados à universidade, facilitando a transformação de pesquisas em empreendimentos de sucesso.
O workshop foi finalizado com o caso de sucesso apresentado por Eric Francisco Simão dos Santos, da empresa-filha da Unicamp STS Científica. O empreendedor da startup, que está incubada pela Incamp e atua na área de síntese orgânica, compartilhou sua trajetória, os desafios superados e as decisões que levaram ao desenvolvimento do negócio.
Na área de estandes do evento, a Autocoat, empresa-filha da Universidade, graduada na Incamp e vinculada ao Parque da Unicamp, também participou da 48ª Reunião Anual da SBQ a convite da empresa alemã MBRAUN para apresentar sua tecnologia Blade Coater.
Sobre a Inova Unicamp
A Agência de Inovação Inova Unicamp atua desde 2003 como o único Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade. A Inova é responsável por garantir e gerenciar a proteção dos ativos de propriedade intelectual da Unicamp, pela transferência de tecnologias desenvolvidas pela Universidade, e por resguardar os interesses da instituição em acordos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) estabelecidos com empresas e outras organizações.
Além dessas atividades, a Inova Unicamp também promove ações voltadas para a criação de empresas spin-offs acadêmicas, realiza o mapeamento das empresas-filhas da Unicamp e gerencia tanto o Parque Científico e Tecnológico quanto a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Para viabilizar todas essas ações, a Agência desempenha um papel fundamental na comunicação estratégica e especializada em inovação e empreendedorismo tecnológico, incentivando essa cultura da inovação dentro e fora da comunidade acadêmica.