Inova Unicamp promove caminhos para a internacionalização de empresas na Campinas Innovation Week

Vista de uma plateia atenta em um auditório com cadeiras verdes. Um palestrante, visto de costas, apresenta no palco iluminado, que exibe um grande painel digital com a logo 'Campinas Innovation Week - Desbloqueando o Futuro'. O ambiente é amplo e bem iluminado. Fim da descrição.
Trilha organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp apresentou estratégias e experiências para que empreendedores de Campinas e região ampliem seus negócios e parcerias além das fronteiras do Brasil.

 

Texto: Christian Marra – Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

 

A Agência de Inovação Inova Unicamp organizou, no último dia 13 de junho, a trilha de internacionalização como parte da programação oficial do Campinas Innovation Week 2025. A proposta da trilha foi fomentar, entre as empresas ligadas ao ecossistema empreendedor da Unicamp e da região, a busca por caminhos de expansão internacional, tanto por meio da inserção em novos mercados quanto pelo estabelecimento de parcerias com instituições e empresas estrangeiras.

O encontro reuniu representantes de diversos países e instituições e apresentou estratégias, programas e oportunidades voltadas à internacionalização. A coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp, Mariana Zanatta Inglez, convidada como embaixadora do evento, destacou, durante a sessão de abertura da trilha de internacionalização e hubs internacionais, a importância do tema para a preparação de startups e empresas da região para uma escalada internacional:

“A organização deste painel teve o objetivo de ampliar horizontes para os empreendedores ligados ao ecossistema da Unicamp e da região de Campinas. Nosso objetivo é que os participantes saiam daqui inspirados e com informações práticas para dar os próximos passos nessa jornada global”, afirmou Zanatta Inglez.

Também no início da trilha, foi exibido um vídeo com a participação de Matheus Provinciali, head de inovação e empreendedorismo da StartUB!, centro de empreendedorismo da Universidade de Barcelona (UB), na Espanha. Provinciali colaborou com a organização do painel e destacou, no vídeo, a parceria entre as duas universidades como um exemplo de articulação internacional bem-sucedida, evidenciando o papel dos ambientes acadêmicos na promoção do empreendedorismo global.

 

Caminhos para explorar mercados internacionais

Entre os convidados para as palestras, Cristina Hori, comissária de comércio do Consulado do Canadá, apresentou, no primeiro painel da trilha, os principais polos de inovação canadenses e os programas de incentivos fiscais para empresas que desejam investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no país. Ela citou exemplos de empresas brasileiras que já percorreram essa trajetória e ressaltou os acordos de livre comércio que o Canadá possui com outras nações, enfatizando as conexões globais que o país proporciona.

Cinco pessoas, quatro mulheres e dois homens, posam para foto no palco do evento Campinas Innovation Week. Ao fundo, um painel digital exibe o título 'Internacionalização de Startups - Programas de Softlanding', com algumas fotos de rostos dos palestrantes. Fim da descrição.

Márcia Nejaim, Williana Souza, Mariana Zanatta, Cristina Hori e Paolo Casadonte. (da esquerda para a direita). Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp.

Depois foi a vez de Paolo Casadonte, CEO da Ventana Serra do Brasil, que expôs um panorama do cenário econômico e comercial da Itália. Ele também detalhou as ações da Promo Brasile Italia  – associação da qual é vice-presidente – que visam ampliar as relações comerciais entre os dois países por meio de um networking entre empresários brasileiros e italianos.

O painel também contou com a participação de Márcia Nejaim, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), que descreveu os serviços da agência voltados à inserção de empresas brasileiras em mercados globais. Ela ressaltou a importância da participação no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que capacita empresas brasileiras a planejar com segurança os passos para a exportação de produtos e serviços.

Logo depois, Williana Souza, líder de operação regional do Sebrae-São Paulo em Campinas, forneceu mais detalhes sobre o PEIEX e apresentou casos de empresas regionais que já participaram do programa e alcançaram sucesso em suas operações no exterior.

 

Trilhas para parcerias com ecossistemas internacionais de inovação

Na segunda parte do encontro, o foco voltou-se para o Painel Ecossistemas Internacionais. A moderação foi comandada por Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, que destacou a relevância da atuação colaborativa entre universidades, incubadoras e polos tecnológicos em diferentes países:

Três pessoas, duas mulheres e um homem, sorriem para a câmera no palco de um evento. O painel digital ao fundo mostra o título 'Desbloqueando o Futuro: Hubs de Parceiros Internacionais', com a foto e os nomes de participantes. Fim da descrição.

Kátia Kishi, Ronald Barzola e Andrea Minetti. (da esquerda para a direita). Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp.

“A parceria com ecossistemas internacionais amplia o leque de oportunidades para as startups locais, tanto em termos de conhecimento quanto em acesso a redes globais de inovação. Por meio delas, buscamos exatamente essa conexão: aumentar a participação de Campinas no mapa da inovação internacional”, afirmou Kishi.

No painel em espanhol foram apresentados ecossistemas internacionais de inovação que são parceiros da Inova Unicamp por meio do programa Global Partners, como o da Universidade de Rafaela, na Argentina. A professora Andrea Minetti, secretária de pesquisa e transferência tecnológica da UniRaf, compartilhou as experiências da instituição na promoção da inovação regional, projetos em desenvolvimento, campos de pesquisa e programas voltados à conexão com empreendedores latino-americanos.

Em seguida, Ronald Barzola, diretor de impacto e inovação da Iniciativa Jovens Líderes das Américas, apresentou a Scaleup4, incubadora sediada no Peru voltada ao desenvolvimento de startups com potencial de impacto social. Ainda nesse painel, foi exibido mais um vídeo com Matheus Provinciali, da StartUB!, desta vez detalhando como a Universidade de Barcelona atua no suporte ao empreendedorismo local e internacional, e como as startups brasileiras podem se beneficiar da interação com o ecossistema europeu.

 

Casos de internacionalização de startups do ecossistema da Unicamp

O último painel foi intitulado “Startups – Cases de Internacionalização”, com foco nas experiências reais vivenciadas por empreendedores ligados ao ecossistema da Unicamp. Em vídeo, Nemailla Bonturi compartilhou a trajetória da Äio, empresa-filha da Universidade que nasceu na Estônia e atua na área de biotecnologia. Ela destacou os desafios culturais e regulatórios enfrentados no processo de estabelecimento em outro país, ressaltando a importância do suporte de instituições locais para superar barreiras.

Quatro pessoas, duas mulheres e dois homens, posam alinhadas no palco de um evento sobre inovação. Ao fundo, um painel digital exibe o título 'Startups - Cases de internacionalização', com a foto e os nomes de empresas e participantes. Fim da descrição.

Mariana Zanatta, Thiago Ribeiro, Mikio Kawai Jr. e Viviane Hamanaka. (da esquerda para a direita). Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp.

Outro convidado foi Mikio Kawai Jr., CEO do Grupo Safira, empresa do setor de energia. Ele relatou sua experiência na expansão do grupo em países da América Latina, destacando desafios enfrentados com a adaptação às culturas locais dos países, como os ajustes ao porte de mercado de cada um em comparação com o Brasil, questões de governança envolvendo equipes locais ou brasileiras, barreiras culturais em temas como propostas financeiras, orçamentos, métodos de fechamento de negócios, entre outros exemplos.

Na sequência, Viviane Hamanaka, CEO da Autocoat, startup graduada no programa de incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp – ambos ambientes gerenciados pela Inova Unicamp –, contou como a empresa, que atua no ramo de tecnologias de filmes finos para aplicações industriais, tem explorado oportunidades no mercado europeu. Ela relatou os desafios enfrentados pela empresa em sua trajetória, como a adequação de produtos e embalagens, distribuição internacional dos produtos, contratos em língua estrangeira, processos de remessas e operações de câmbio, entre outros. Hamanaka ressaltou a importância da participação no PEIEX para capacitar a empresa a superar todos esses obstáculos.

O painel foi finalizado com a palestra de Thiago Ribeiro, diretor de negócios da Griaule, empresa também graduada na Incamp e com sede instalada ao lado do campus de Barão Geraldo da Unicamp. Ribeiro descreveu os desafios enfrentados pela empresa, especializada em tecnologias avançadas de identificação biométrica, para obter a certificação dos seus produtos para atuar em mais de 70 países. Para isso, foi preciso atender a exigentes requisitos, como os do Federal Bureau of Investigation (FBI), nos Estados Unidos, um dos clientes da Griaule.

Mariana Zanatta Inglez encerrou o encontro fazendo um balanço positivo da trilha de internacionalização organizada pela Inova Unicamp: “Esta foi uma ótima ocasião para conectar experiências. A participação dos convidados foi bastante diversa, trazendo oportunidades de parcerias tanto nos países das Américas quanto da Europa. Esperamos que os empreendedores de Campinas e região possam agora vislumbrar com mais clareza e segurança os caminhos para sua expansão além das fronteiras do país. Este encontro reforçou, mais uma vez, o compromisso da Unicamp em capacitar o ecossistema de Campinas para atuar de forma competitiva no cenário global da inovação”, concluiu a coordenadora da Inova Unicamp e embaixadora de internacionalização do Campinas Innovation Week 2025.

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