13 de junho de 2025 Inova Unicamp reforça seu protagonismo como ambiente de inovação no Campinas Innovation Week
Durante o evento, a Agência de Inovação apresentou tecnologias, promoveu empresas do seu ecossistema e contribuiu com painéis voltados ao fortalecimento dos ambientes de inovação tecnológica
Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Fotos: André Gobi; Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
Entre os dias 10 e 13 de junho, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) esteve presente no Campinas Innovation Week (CIW) 2025. O evento, que é realizado anualmente na cidade de Campinas (SP), busca estimular a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico reunindo universidades, centros de pesquisa, startups, empresas e órgãos que promovem a inovação.
Evento reforça o protagonismo da Inova Unicamp como ambiente de inovação. Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp.
A Inova Unicamp apresentou, no evento, tecnologias desenvolvidas na Unicamp que contaram com seu apoio para proteção e licenciamento. Também participaram do estande empreendimentos vinculados ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, alguns deles incubados ou já graduados na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), ambos sob gestão da Agência. No estande também foram apresentados alguns dos grandes centros de pesquisa da Unicamp.
Com 80 metros quadrados, o estande que abrigou o espaço da Agência de Inovação foi estrategicamente compartilhado com a Unicamp e com o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), reunindo em um único espaço iniciativas voltadas à inovação, à ciência e ao desenvolvimento sustentável.
Realizado no Prédio do Relógio, no antigo Pátio Ferroviário da Companhia Mogiana, o CIW foi uma oportunidade para apresentar pesquisas desenvolvidas na Unicamp que chegam até o mercado, além de promover networking entre empresas do ecossistema da Universidade, pesquisadores, investidores e o público em geral.
Inova Unicamp integra painel sobre hubs de inovação
No dia 10 de junho, a Inova Unicamp foi destaque em três painéis diferentes ao longo da programação, reforçando o protagonismo da Unicamp no ecossistema de inovação de Campinas e do Estado de São Paulo.
O diretor-executivo da Agência, professor Renato Lopes, foi um dos palestrantes do painel “Hubs de Inovação: Cases Campinas”, realizado no Orange Stage, no qual foi pautado o papel da cidade no cenário de inovação e desenvolvimento tecnológico. Durante o painel, foram debatidos temas voltados à importância de ambientes locais de inovação, como a Inova Unicamp, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Tech), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Techoá.
Durante o evento, o professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, apresentou as atividades e dados mais recentes da Agência de Inovação. Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp.
Lopes apresentou as atividades da Inova, explicando a atuação da Agência junto à Unicamp, em especial o apoio à comunidade acadêmica para proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologias, acordos de parcerias e na promoção de ações de fomento ao empreendedorismo tecnológico para transformar pesquisas em inovação. O diretor-executivo também destacou o papel estratégico da Inova no ecossistema tecnológico de Campinas.
“A Inova atua como uma ponte entre a universidade, o setor produtivo e a sociedade, fomentando o empreendedorismo de base tecnológica e o surgimento de novas soluções para desafios reais. Campinas é um dos principais polos tecnológicos do país e a Inova contribui para essa posição ao articular parcerias, impulsionar startups e estimular a criação de valor a partir do conhecimento gerado dentro da Unicamp”, destacou Lopes.
Parque da Unicamp e Incamp são destaques em debates
A promoção da inovação no estado de São Paulo foi o tema do painel “A força dos Ambientes de Inovação para o Ecossistema Paulista”, no qual a Inova Unicamp foi representada por Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo na Agência. O painel também contou com membros da Rede Ambientes Paulista de Inovação (API), da qual o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Inova, faz parte.
Mariana Zanatta Inglez participou de painel sobre ambientes de inovação e trouxe exemplos de sucesso do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp.
Realizado no Blue Stage do CIW, o painel discutiu o papel dos ambientes de inovação no fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em São Paulo. Durante o painel, Zannata Inglez apontou os esforços realizados pelo Parque da Unicamp para a promoção do empreendedorismo tecnológico e ressaltou como esses ambientes de inovação impulsionam a inovação por meio da colaboração entre os diversos agentes que os integram.
“O Parque da Unicamp atua tanto no fortalecimento do ecossistema de inovação de Campinas como também em âmbito nacional, pois oferece um ambiente qualificado para o desenvolvimento de tecnologias. Esse papel se amplia ainda mais no contexto da Rede API, que tem sido essencial para articular e integrar os diversos ambientes de inovação do estado de São Paulo”, disse Zanatta Inglez durante o painel.
O painel reforçou como os parques tecnológicos e centros de inovação paulistas contribuem para um movimento coletivo que fortalece a competitividade do estado, estimulando a geração de conhecimento aplicado e impulsionando o empreendedorismo de base científica e tecnológica.
Já no Green Stage foi realizado o painel “Como criar sua startup com ajuda do ecossistema”, no qual foi destacado o ecossistema de empreendedorismo fomentado pela Inova Unicamp, com uma abordagem especial para o programa de incubação de empresas promovido pela Incamp.
Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo e da Incubadora da Unicamp, participou do painel e falou sobre os principais desafios que as startups enfrentam no mercado e como o programa de incubação da Incamp ajuda os empreendimentos a se desenvolverem. Durante o painel, Yasumaru ainda ressaltou a taxa de sucesso das empresas graduadas na Incamp, que é de 147,6% maior do que a média nacional.
Confira aqui mais fotos da Inova Unicamp no Campinas Innovation Week.
Sobre a Inova Unicamp
A Agência de Inovação Inova Unicamp atua desde 2003 como o único Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade. A Inova é responsável por garantir e gerenciar a proteção dos ativos de propriedade intelectual da Unicamp, pela transferência de tecnologias desenvolvidas pela Universidade, e por resguardar os interesses da instituição em acordos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) estabelecidos com empresas e outras organizações.
Além dessas atividades, a Inova Unicamp também promove ações voltadas para a criação de empresas spin-offs acadêmicas, realiza o mapeamento das empresas-filhas da Unicamp e gerencia tanto o Parque Científico e Tecnológico quanto a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Para viabilizar todas essas ações, a Agência desempenha um papel fundamental na comunicação estratégica e especializada em inovação e empreendedorismo tecnológico, incentivando essa cultura da inovação dentro e fora da comunidade acadêmica.