Investimento anjo é tema de webinar promovido pela Inova Unicamp em parceria com a UniAngels

Captura de tela de uma videoconferência com cinco participantes. No canto superior esquerdo, está um homem de cabelo grisalho com fundo azul e o logotipo "GovernAI", identificado como "Jacintho | Investidor". Ao centro, Vinicíos Rosa, da Inova Unicamp, usa óculos e fones de ouvido, com fundo claro. No canto superior direito, Daniel Andrade, da UniAngels, veste uma camiseta vermelha e também usa fones. Na fileira inferior, à esquerda, Rafael Zanetti, da Mandimais, aparece com camiseta bordô, e à direita, Vital Yasumaru, da Inova Unicamp, usa óculos e jaqueta azul, com fundo desfocado ao ar livre. Fim da descrição.
Apresentando casos de sucesso, o evento mostrou como o investimento anjo pode ser determinante para o êxito de uma startup

Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Foto: Reprodução Zoom

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), em parceria com o Grupo de Anjos Alumni Unicamp (UniAngels), promoveu o webinar: “O papel do investimento anjo na inovação”. O encontro aconteceu no dia 29 de maio e está disponível no canal do Youtube da Inova Unicamp para ser visto na íntegra.   

O evento focou no papel do investimento anjo (aporte financeiro feito em uma startup ainda em estágio inicial) no ecossistema de empreendedorismo da Unicamp. Para ilustrar esse tema foram apresentadas duas perspectivas dessa dinâmica: a de um empreendimento que recebeu aporte financeiro de um investidor anjo e também a de uma pessoa física que investe em startups, tendo casos de sucesso de investimento nas chamadas empresas-filhas da Unicamp, que são negócios fundados por pessoas que têm ou tiveram algum vínculo com a Universidade, como alunos, egressos e pesquisadores.

Investimento anjo é um divisor de águas

Daniel Andrade, diretor da rede de empreendedores e mentores de negócios conectados à Unicamp, a UniAngels, explicou como o grupo atua para alavancar negócios por meio de investimentos, abordando diversos fatores que devem ser considerados para se investir em uma startup. Também ressaltou a importância do investidor anjo e sua contribuição para além do aporte financeiro, como a experiência e a rede de contatos

Durante o webinar, Rafael Zanetti, cofundador da Mandimais, uma empresa-filha da Unicamp que atua no setor de alimentos, compartilhou a trajetória da startup desde sua criação até a captação de investimento anjo. Zanetti destacou como foi o caminho da empresa na busca por um investidor e como esse tipo de aporte foi um divisor de águas na empresa, sendo essencial para alavancar seu desenvolvimento inicial, viabilizando melhorias e estratégias de expansão comercial. 

Já Durval Jacintho trouxe ao webinar a perspectiva de quem está do outro lado nessa relação. Com anos de experiência investindo em empresas, sendo algumas filhas da Unicamp, ele falou sobre os critérios que considera fundamentais para um investimento, como a escalabilidade do modelo de negócio e o potencial de impacto no mercado. Assim como dito por Andrade, Jacintho também ressaltou que o investimento anjo vai além do capital, o que envolve acompanhamento próximo e orientação estratégica. 

Após as apresentações, os participantes puderam tirar dúvidas com os palestrantes, criando um ambiente favorável para a troca de experiências. 

O que são empresas-filhas da Unicamp?

São consideradas empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos fundados por alunos, egressos (ex-alunos), funcionários, docentes, pesquisadores ou outras pessoas que têm ou tiveram algum vínculo com a Universidade. Além disso, enquadram-se nessa categoria as empresas incubadas ou graduadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), ou os negócios que possuem em seu core business um conhecimento, protegido ou não, desenvolvido na Unicamp, conhecidas como spin-offs acadêmicas.

A Inova Unicamp está com chamada aberta para o cadastramento de empresas-filhas que ainda não fazem parte desse ecossistema. Para cadastrar ou atualizar os dados, acesse aqui!

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.