4 de setembro de 2025 Visita institucional apresenta processos e atuação da Inova Unicamp ao público
Realizado semestralmente, evento presencial da Inova Unicamp abre portas para compartilhar experiências com profissionais da área de inovação e empreendedorismo
Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Matheus Gravalos – Inova Unicamp
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) é reconhecida como referência nacional entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Esse destaque desperta o interesse tanto de profissionais da área quanto do público em geral, que buscam conhecer de perto suas atividades e processos. Para atender a essa demanda, a Inova Unicamp promove visitas institucionais, como a realizada na última segunda-feira (25).
O encontro reuniu pessoas que trabalham com inovação e empreendedorismo, pesquisadores, docentes e alunos interessados no tema, em um panorama sobre os bastidores da Inova. A agenda da visita buscou contemplar o máximo de serviços oferecidos, passando por caminhos como a proteção da propriedade intelectual, a transferência de tecnologia e as parcerias com empresas e instituições.
Além disso, também foram mencionados os trabalhos de promoção da cultura de inovação e empreendedorismo e a atuação do ecossistema empreendedor, com a gestão do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), apoio a empresas de base científica e tecnológica, a criação de spin-offs acadêmicas, bem como mapeamento de empresas-filhas da Universidade.
Apresentações detalham atuação da Inova Unicamp
Quem participou da visita institucional foi introduzido à história e aos números de destaque da Unicamp, instituição criada há quase 60 anos com foco em pesquisa aplicada. Logo em seguida, conheceram a trajetória da Inova Unicamp, que deu seus primeiros passos em 2003, antes mesmo da Lei de Inovação Tecnológica – que tornou obrigatória a existência de NITs em todas as universidades do Brasil. As áreas de atuação também foram apresentadas, assim como os resultados e as premiações obtidas em 2024, dados compilados no último Relatório Anual lançado pela Agência. A palestra foi conduzida por Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova.
As atividades relacionadas à comunicação e ao fomento da cultura de inovação e empreendedorismo foi o primeiro a ser apresentado, também por Kishi. Nesse momento, os participantes conheceram as campanhas de incentivo à comunicação de invenção e de projetos de parcerias para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), além de competições de empreendedorismo, eventos de fomento à cultura de inovação e empreendedorismo na Universidade, além de reportagens, inserções na mídia e materiais de disseminação do conhecimento sobre inovação e empreendedorismo, como o Guia das Invenções e o Guia de Parcerias e Transferência de Tecnologia.
À tarde, os palestrantes trouxeram olhares estratégicos sobre como a Inova conecta conhecimento acadêmico e mercado. Iara Ferreira, coordenadora de negócios e inovação, explicou como a gestão da propriedade intelectual se torna um ativo para a Universidade e para empresas parceiras. Já Beatriz Hargrave, supervisora de parcerias e transferência de tecnologia, compartilhou casos de sucesso de contratos firmados pela Unicamp, que resultaram em novas soluções aplicadas em saúde, tecnologia da informação e agronegócio.
No âmbito jurídico, as advogadas da Inova Unicamp Vitória Benedet e Amanda Rodrigues compartilharam a estrutura jurídica do NIT da Unicamp, que presta apoio à comunidade interna, como as Unidades e os pesquisadores. Elas mencionaram os instrumentos mais utilizados pela área, especialmente os que são ligados à Lei de Inovação, que abrange contratos de licenciamento, de prestação de serviço e de incubação de empresas. Também falaram sobre demandas internas da Inova e sobre a atuação da área no apoio à criação de spin-offs acadêmicas.

Renato Lopes em apresentação na visita institucional
Na apresentação do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), os participantes tiveram um momento exclusivo para tirar dúvidas sobre o funcionamento desses espaços que compõem o ecossistema de empreendedorismo da Universidade. Para responder aos questionamentos, estiveram presentes a coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo, Mariana Zanatta Inglez, e o supervisor de empreendedorismo e da Incamp, Vital Yasumaru.
No encerramento, o diretor-executivo da Inova, professor Renato Lopes, destacou que o objetivo da Agência de Inovação é viabilizar um suporte cada vez mais otimizado para que a comunidade interna da Unicamp consiga levar sua pesquisa ao mercado. “Nosso desafio enquanto NIT é criar pontes e encurtar o caminho para ajudar a transformar a produção acadêmica em produto, conhecimento ou serviço para a sociedade, seja em forma de transferência de tecnologia ou no apoio à criação de empresas de base científica e tecnológica”, afirmou.
Sobre a Inova Unicamp
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), criada antes da Lei de Inovação, atua desde 2003 como o único Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, responsável pela proteção dos ativos de propriedade intelectual da Unicamp e pela proteção dos interesses da Unicamp em convênios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) firmados com empresas e instituições e nas transferências de tecnologias da Universidade.
Também é responsável por promover a comunicação e cultura de inovação e empreendedorismo, pelo apoio na criação de empresas spin-offs acadêmicas, pelo mapeamento de empresas-filhas da Unicamp e pela gestão do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).
Para saber mais sobre a Inova, acesse nosso site e assine nossa newsletter.