Inova Unicamp explica sobre a busca de anterioridade em oficina realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos

Oficina da Inova Unicamp em um auditório, com um palestrante em pé no palco em frente a uma tela que exibe o título "Oficina de Busca de Anterioridade". O público está sentado em cadeiras pretas. Fim da descrição.
A oficina promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp buscou capacitar a comunidade da FEA Unicamp sobre temas de propriedade intelectual e o uso estratégico de informações contidas em bancos de patentes

Texto e Foto: Eli Machado – Inova Unicamp 

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) promoveu a edição de setembro da Oficina de Busca de Anterioridade em Bases de Patentes na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, no último dia 30. A atividade teve como objetivo orientar alunos, docentes e pesquisadores da unidade sobre os aspectos conceituais da propriedade intelectual (PI), e no uso dos diferentes tipos de bases patentárias como apoio na revisão bibliográfica de pesquisas científicas e tecnológicas. 

A programação da oficina começou com um panorama sobre o que é uma patente, apresentando conceitos de propriedade intelectual, diferenciando   as diversas formas de proteção existentes – como programas de computador, cultivares, desenhos industriais e know how- e o que pode ou não ser patenteável, buscando nivelar o conhecimento dos participantes sobre o tema.

Os analistas da Inova Unicamp, que ministraram a oficina, também ressaltaram a proteção de patentes em nível global, apresentando exemplos nacionais e internacionais e dados da relação entre países e os números de depósitos de patentes.

Ademais, também foram apontadas estratégias avançadas no processo da busca de anterioridade, explorando bases de patentes gratuitas e não gratuitas, como Orbit, Lens, Google Patents e a própria base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Atuação da Inova Unicamp na Proteção da PI

 

A edição da Oficina de Busca de Anterioridade, que ocorreu na FEA Unicamp, é a sétima oficina realizada neste ano pela Inova Unicamp. Os eventos que são realizados nos campi da Unicamp, compõem um ciclo de capacitação, que é parte da estratégia de comunicação e fomento à cultura da proteção da propriedade intelectual na Universidade.

A Agência também oferece mentorias individuais em propriedade intelectual – atividade que acontece mensalmente, assim como a Oficina de Busca de Anterioridade em Bases de Patentes, além de produzir materiais de apoio para orientar a comunidade da Unicamp durante esse processo, como o Guia das invenções e o Guia de Transferência de Tecnologia e Parcerias para PD&I.

Acompanhe a data da próxima mentoria e oficina acessando a página dedicada no site da Inova Unicamp.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.