7 de outubro de 2025 Olhar Digital | Gel brasileiro é capaz de cicatrizar feridas duas vezes mais rápido
Produto foi criado a partir de uma espécie de planta nativa da Amazônia e Mata Atlântica, mas que pode ser encontrada em todo o Brasil

Pesquisadora mostra planta usada para desenvolver o gel (Imagem: Pedro Amatuzzi/Inova Unicamp)
Pesquisadores da Unicamp descobriram que uma planta de coloração avermelhada tem propriedades antioxidantes impressionantes. A partir deste conhecimento, desenvolveram um gel que possibilita a cicatrização de feridas de forma muito rápida.
Popularmente conhecida como “chica”, a Fridericia chica tem uma ação até duas vezes mais rápida do que o laser utilizado para este fim. A espécie é nativa da Amazônia e Mata Atlântica, mas pode ser encontrada em todo o Brasil.
Resultados dos testes são impressionantes
- De acordo com informações do G1, o gel vem sendo testado em pacientes com câncer porque os tratamentos de quimioterapia ouradioterapia podem gerar grandes feridas na cavidade interna da boca.
- A lesão aumenta o risco de infecções locais ou que podem se espalhar pelo corpo, levando à diminuição da qualidade de vida dos pacientes, prolongando a hospitalização e até levando à morte.
- Os experimentos começaram no ano passado.
- No geral, a ação do gel tem sido ao menos duas vezes mais rápida do que o tratamento convencional feito com laser, que chega a durar 15 dias.
- Os pesquisadores ainda destacam que, em alguns casos, pacientes conseguiram ter as feridas curadas em apenas dois dias.
Gel também tem efeito anestésico

Gel pode ser disponibilizado pelo SUS no futuro (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Para desenvolver o gel, cientistas coletaram as folhas de todos os cantos do Brasil. Após, elas foram plantadas sob as mesmas condições e seu comportamento foi estudado mês a mês. Este trabalho revelou que aquela que produzia maior teor de antocianinas, que dá à planta a cor vermelha, apresentava a maior propriedade antioxidante e anti-inflamatória.
Foi dessa forma que os pesquisadores passaram a oferecer o gel mucoadesivo em pequenos sachês. Além do efeito cicatrizante, o produto também tem um efeito anestésico, aliviando a dor dos pacientes. Outra vantagem é o gosto de chá preto.
O objetivo da equipe agora é aumentar a escala de produção, beneficiando cada vez mais pessoas. Para isso, eles têm buscado parcerias com indústrias. Ao mesmo tempo, estão prospectando quem possa produzir a planta em maior escala.
Matéria originalmente publicada no site Olhar Digital