21 de outubro de 2025 UOL Viva Bem | Compostos criados a partir do jambu podem virar remédio contra a inflamação
Disponível para licenciamento, tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da Unicamp, Unifal e UFOB e pode ter uso prolongado mais seguro do que medicamentos tradicionais
Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e das Universidades Federais de Alfenas (Unifal) e do Oeste da Bahia (UFOB) foi pauta no site da UOL, na última semana. O tema da matéria foi o resultado de uma pesquisa que originou compostos desenvolvidos a partir do jambu, que contam com ação anti-inflamatória.
Semelhante à substância dexametasona, a tecnologia, protegida por patente depositada com estratégia da Agência de Inovação Inova Unicamp pode ter uso prolongado mais seguro do que medicamentos tradicionais.
Concederam entrevista à reportagem o professor Julio Cezar Pastre, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp e responsável por liderar os estudos, e a especialista em química de produtos naturais, a professora Daniela Aparecida Chagas de Paula, da Unifal – uma das inventoras envolvidas na pesquisa.
Além dos dois cientistas, participaram de seu desenvolvimento os pesquisadores Guilherme Andrade Brancaglion, do IQ Unicamp; Karen de Jesus Nicácio, Paula Pio de Oliveira Salem e Albert Katchborian Neto, todos da Unifal, além de Stefânia Neiva Lavorato, da UFOB.