Docentes, alunos e pesquisadores do Cepetro conhecem serviços da Inova Unicamp em visita do InovaLab

Fotografia em área externa do Cepetro, mostrando um grupo de pessoas de jaleco verde posando sorridente ao redor da placa do Centro de Estudos de Petróleo, com plantas e prédio ao fundo. Fim da descrição.
Ação da Inova Unicamp apresentou caminhos para proteção dos resultados de pesquisas e meios de levar as tecnologias da Universidade para o mercado

Texto e fotos: Isabele Scavassa – Inova Unicamp

O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) recebeu, na última semana, a equipe da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) para mais uma edição do InovaLab, programa que aproxima o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) dos laboratórios de pesquisa da Universidade. O programa busca estreitar o diálogo com a comunidade interna, identificar oportunidades de proteção de resultados e apresentar possibilidades de parcerias para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e transferência de tecnologia. 

Durante a visita, a equipe da Inova percorreu dois laboratórios: o de estudos de Pressão, Volume e Temperatura (PVT) e o de Garantia de Escoamento (LGE), onde são realizados testes em condições elevadas de pressão e temperatura para simular o ambiente real de extração de petróleo e análises de problemas de campos de petróleo, respectivamente. 

Na ocasião, docentes, pesquisadores e alunos detalharam estudos em andamento e exibiram parte dos equipamentos utilizados nas análises. Em seguida, tiraram dúvidas sobre proteção de resultados de pesquisa e outras etapas do processo de pedido de depósito de patente, questões que também podem ser resolvidas nas mentorias individuais em propriedade intelectual, oferecidas pela Inova Unicamp mensalmente. 

Defesas de teses e dissertações em sigilo

A Inova detalhou o procedimento para a realização de defesas de teses e dissertações em sigilo, recurso voltado a orientadores e orientandos quando os resultados da pesquisa têm potencial de proteção da propriedade intelectual

O sigilo é necessário porque, para obter uma patente, a invenção precisa ser inédita no momento do depósito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Qualquer divulgação prévia, como artigos, apresentações em congressos ou a própria defesa pública,  pode comprometer a novidade e inviabilizar o pedido de proteção.

O sigilo é formalizado com a assinatura de termos de confidencialidade por todos os presentes, incluindo banca examinadora e convidados, em defesas presenciais ou virtuais, conforme prevê a Resolução GR-090/2020. Os inventores devem comunicar à Inova que a defesa ocorreu em sigilo e anexar o termo assinado. A versão final do trabalho também deve permanecer sigilosa, e a formalização desse procedimento deve ser feita junto ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

Apoio ao empreendedorismo  

Também foram apresentados caminhos para transformar pesquisas em empreendimentos, como a criação de spin-offs acadêmicas, empresas criadas para desenvolver e comercializar tecnologias ou conhecimentos gerados na Universidade. No Cepetro, 27% dos integrantes consideram a abertura de um negócio próprio como possibilidade futura, segundo uma pesquisa realizada pelo próprio Centro. A análise também revelou que aproximadamente 32% dos respondentes acreditam que o conhecimento gerado por seus projetos de pesquisa tem potencial para viabilizar a criação de empresas ou startups de base científica e tecnológica. 

Para os interessados em seguir o caminho dos negócios, o grupo do NIT da Unicamp apresentou a mentoria em empreendedorismo, outro projeto oferecido pela Inova e que tem como objetivo orientar pessoas que desejam empreender. 

Cepetro coordena pesquisas em petróleo na Unicamp 

Criado em 1987, o Cepetro surgiu para atender à crescente demanda por pesquisa de ponta na área de petróleo. Desde então, o Centro expandiu sua atuação com a criação do Departamento de Engenharia de Petróleo na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp e com a consolidação de programas de pós-graduação específicos na área, incluindo o mestrado em Geoengenharia de Reservatórios e o doutorado em Engenharia de Petróleo. 

A infraestrutura também cresceu: do LabPetro, inaugurado em 2004, à instalação no edifício Saul Suslick, em 2010, que integrou laboratórios, áreas administrativas e grupos de pesquisa. Nos anos seguintes, novos prédios, como Flow & RLabs, Galileu e Prof. Osvair Vidal Trevisan, ampliaram ainda mais o alcance das atividades.

Hoje, o Cepetro concentra pesquisas e forma profissionais em temas que vão da exploração e geoengenharia de reservatórios à perfuração, produção, gestão de recursos petrolíferos e processamento sísmico. 

O que é o InovaLab da Inova Unicamp e como participar?

O InovaLab é um programa da Agência de Inovação Inova Unicamp que aproxima o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) dos laboratórios de pesquisa. Seu objetivo é fomentar a inovação, identificar oportunidades de proteção e transferência de tecnologias e conectar a comunidade acadêmica com empresas, integrando os serviços da Inova diretamente aos ambientes de pesquisa da Universidade.

Docentes da Unicamp interessados em saber mais sobre o InovaLab e solicitar uma visita da equipe da Inova Unicamp podem entrar em contato diretamente pelo e-mail invencoes@inova.unicamp.br.

Sobre a Inova Unicamp 

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), criada antes da Lei de Inovação, atua desde 2003 como o único Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, responsável pela proteção dos ativos de propriedade intelectual da Unicamp e pela proteção dos interesses da Unicamp em acordos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) firmados com empresas e instituições e nas transferências de tecnologias da Universidade. 

Também é responsável por promover a comunicação e cultura de inovação e empreendedorismo, pelo apoio na criação de empresas spin-offs acadêmicas, pelo mapeamento de empresas-filhas da Unicamp e pela gestão do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Para saber mais sobre a Inova, acesse nosso site e assine nossa newsletter.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.
Tags: