Tecsys (2012)

TV DIGITAL SE BENEFICIA DE TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NA UNICAMP

A adoção no Brasil em 2006 do sistema de TV digital baseado em tecnologia japonesa foi a motivação para o início de uma pesquisa na Unicamp que levou ao desenvolvimento da tecnologia inovadora intitulada “Remultiplexação de sinais ISDB-T para distribuição de sinais de televisão usando padrão DVB”. Com o auxílio da Agência de Inovação Inova Unicamp, o pedido de patente foi depositado junto ao INPI em junho de 2010, e a tecnologia foi licenciada no ano de 2012 pela empresa Tecsys, que atua no setor de recepção, processamento e transmissão de TV digital.

Case Tecsys_Foto_Cristiano e Yuzo

Os pesquisadores Cristiano Akamine e Yuzo Iano

A tecnologia licenciada possui duas características que beneficiam a transmissão do sinal digital no Brasil: a primeira é que ela permite a transmissão de sinais terrestres do Sistema Brasileiro de TV Digital (ISDB- TB) em redes de distribuição de satélite, micro-ondas e fibra ótica, utilizando equipamentos de radiodifusão e telecomunicações usados no país. A segunda é que ela realiza a compactação da informação e permite a distribuição dos sinais para vários transmissores (redes de frequência única), resultando no aumento da área de cobertura da TV digital.

Segundo o professor Yuzo Iano, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, sem o uso dessa tecnologia não seria possível utilizar a maioria dos equipamentos usados em radiodifusão e telecomunicações. “Como a camada de transmissão do sistema brasileiro é baseada no sistema japonês de TV digital, a maioria dos equipamentos de radiodifusão e telecomunicações brasileiros não podia ser utilizada. Dessa forma, trabalhamos em uma solução que pudesse compatibilizar esses equipamentos com a tecnologia ISDB-TB de transmissão” afirma Yuzo.

Além do professor Yuzo, fazem parte da equipe de inventores, os pesquisadores Cristiano Akamine, Ana Lúcia Mendes Cruz Silvestre da Silva e Fernando Silvestre da Silva, todos ex-alunos ou alunos de pós graduação da FEEC.

Rodolfo Vidal, diretor de tecnologia da Tecsys, explica que o assunto da compressão do BTS, ou seja, a conversão para o padrão DVB, permitindo a distribuição via satélite, já foi tema de várias discussões no fórum de TV digital brasileiro. O diretor coloca que a empresa se interessou pela tecnologia, por considerar necessária a padronização do processo de compressão através de uma metodologia comum para todos os fabricantes. “A tendência de mercado é a adoção de um padrão aberto, assim, iniciamos o contato com os pesquisadores e chegamos à Unicamp para o licenciamento da patente”, afirma. Entre os benefícios da tecnologia, ele destaca que além de ser um processo bem definido e coerente do ponto de vista tecnológico, o principal benefício é garantir a interoperabilidade dos equipamentos que adotem a mesma tecnologia.

 

SOBRE A TECSYS

A Tecsys é uma empresa brasileira, fabricante de equipamentos profissionais para recepção, processamento, contribuição e distribuição de sinais de áudio, vídeo e dados analógicos ou digitais. Os produtos Tecsys estão presentes nas principais emissoras de TV e operadoras de TV a cabo em todo o Brasil, reconhecidos pela qualidade, confiabilidade e performance. Atualmente, cerca de 100 colaboradores trabalham diretamente na pesquisa, desenvolvimento e produção dos equipamentos na unidade fabril de São José dos Campos, além de cinco colaboradores na unidade em Israel – recentemente adquirida e voltada para atender mercados internacionais. Seus produtos são hoje exportados para a Argentina, Peru, África, China, India, Filipinas e outros países, comprovando a capacidade industrial e tecnológica da engenharia brasileira.