O que é e por que investir em uma Estratégia de Inovação na gestão da empresa?

O que é e por que investir em uma Estratégia de Inovação na gestão da empresa?

Muitas empresas querem inovar para terem uma vantagem competitiva em seus nichos de atuação, mas não têm uma Estratégia de Inovação bem definida para se atingir esse objetivo.

Foto de Capa: Patrick Perkins (Unsplash) 

Artigo de Mabel Alvarado

Mabel Alvarado é sócia da Alcance Innovation Consulting, empresa-filha da Unicamp de consultoria que apoia as empresas na formatação de estratégias de inovação, gestão da inovação, funding e jurídico aplicado à inovação, além de ser uma das conselheiras do grupo de empreendedores Unicamp Ventures.

Normalmente, uma empresa ou organização tende a procurar uma consultoria voltada para a inovação com a intenção de conhecer novas frentes e tendências tecnológicas que possam garantir vantagens competitivas em seus negócios, sendo trabalho dos consultores de inovação reduzir o risco do processo de inovação para que o empreendimento seja viável e os resultados maximizados. Ou seja, é necessário otimizar tempo e recursos financeiros. 

Porém, sempre que iniciamos um projeto de consultoria de inovação surge uma questão que nem sempre a liderança consegue trazer de forma clara: A empresa possui uma Estratégia de Inovação? 

Alguns minutos de silêncio pairam no ar e vemos que muitas empresas não têm uma Estratégia de Inovação bem definida, ficando presas a conceitos muito amplos da Estratégia Empresarial. Por isso que antes precisamos entender os conceitos: 

A Estratégia Empresarial é composta por ações de direcionamento planejadas e adotadas pela empresa para ganhar vantagem competitiva frente ao seu cenário de atuação. Refere-se ao caminho pela qual a direção da empresa conduzirá a organização, tendo como referência o produto/serviço oferecido, mercado escolhido, cenário de atuação existente e os objetivos organizacionais estabelecidos.

Essa é a definição adotada Michael Porter, publicada pela Harvard Business Review no texto “What is Strategy?” de 1996, que afirma ser uma estratégia empresarial a combinação dos fins que a empresa busca com os meios com os quais está buscando chegar lá. Ou seja, a estratégia corporativa é sinônimo de decisões, onde devem ocorrer ações ofensivas ou defensivas com a finalidade de criar uma posição vantajosa em relação à concorrência. Há várias opções estratégicas desde as genéricas como as específicas, que devem ser adotadas segundo o objetivo de cada empresa.

E nesse ponto que entra a Estratégia de Inovação: ela é apenas um dos modelos de estratégias específicas de crescimento considerada quando a empresa busca uma antecipação em relação à sua concorrência na oferta de novos produtos ou serviços que transformem esse nicho, quando o ambiente externo oferece boas oportunidades e, normalmente, baseada em domínio de tecnologias. Em outras palavras, quando se é possível ter uma vantagem competitiva baseada na inovação.

 

Mas o que é inovação e por quê inovar?

Segundo a última edição do Manual de Oslo, estabelecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), inovação é a “implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”. Importante frisar que esta nova definição foi ampliada em 2018 quando foram acrescentados no conceito duas novas categorias: novo método de marketing e novo método organizacional nas práticas de negócios.

Portanto, a estratégia de inovação de uma instituição deve ser o conjunto de ações internas que busquem alcançar novos produtos, serviços e modelos de negócios que tragam vantagens competitivas adicionais antecipando-se à concorrência. O foco principal é alcançar o novo, o aprimoramento técnico, as novas funcionalidades.

Algumas empresas podem questionar porquê usar a inovação como estratégia de vantagem competitiva. Bom, costumo trabalhar com uma máxima de que “se uma inovação é possível, ela vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. Se as regras do jogo vão ser alteradas, é melhor que você esteja dando as cartas e não o seu concorrente”. Por isso, que uma vez descoberto o que pode e deve ser feito para inovar no seu nicho (e, com isso, se manter à frente do seu mercado), o desafio passa a ser pavimentar o caminho que levará adiante a estratégia de inovação – se já temos uma visão clara sobre “o quê” deve ser feito, agora precisamos definir “como” fazer.

 

Como começar a usar a inovação como estratégia competitiva?

O ponto mais importante da implementação de uma estratégia de inovação é fazer a empresa (re)descobrir a sua capacidade de inovar. É preciso ter novas “lentes” para que a empresa possa enxergar o ambiente de uma forma diferente e uma “caixa de ferramentas” com recursos para viabilizar a inovação que vai derivar dessa descoberta. É sempre bom lembrar que uma ideia só se transforma em inovação quando se materializa na forma de um produto, serviço, processo ou modelo de negócio testado e aprovado pelo mercado.

Vivemos um momento de aceleração das mudanças causadas pela digitalização, velocidade dos negócios, indústria 4.0, mudança climática, desintermediação, startups e muitas outras megatendências. Mas antes de embarcar em uma nova jornada em busca de inovação, é crucial entender onde você está agora, ao mesmo tempo em que desenvolve suas capacidades únicas e então descobrir onde você quer ir estrategicamente e, depois, como chegar lá. É exatamente isso que envolve a Estratégia de Inovação. Primeiro, você descobre os problemas certos a serem resolvidos e, em seguida, propõe maneiras de resolvê-los. 

O início de tudo é compreender profundamente a eficácia da inovação, no estado em que se encontra. Conhecer as competências internas é importante para evitar simplesmente iniciar e executar estratégias e programas de inovação caros (e potencialmente inúteis) sem entender o que funciona e o que não funciona para esse problema, ou seja, sem conhecer o estado da arte do que está buscando solucionar. 

Por exemplo, como você organiza seu portfólio de inovação e como garante que os programas que você executa o levarão aonde deseja? Será necessário definir as prioridades certas, criar métricas de inovação para acompanhar o progresso e construir um plano de ação claro que todos participam.

 

Pontos de atenção para ter sucesso com a inovação

É importante destacar alguns pontos que serão fatores críticos de sucesso: 

  • COMO INOVAR SEM ARRISCAR SEU MOTOR ECONÔMICO?

A estratégia de inovação certa irá alavancar os principais pontos fortes e ativos da sua organização, e não os descartar. Selecionar abordagens que irão preparar sua organização para o futuro, construindo sobre seus pontos fortes e adquirindo novos de forma rápida e eficaz.

  • OBTENHA A ADESÃO DAS PARTES INTERESSADAS

Reúna o CEO, o gerente de inovação e o líder de P&D para tomar rapidamente decisões.

Ao trazer os principais interessados ​​para a mesma sala e obter sugestões e aprovação de todos em todas as etapas do processo, haverá o alinhamento e a adesão necessários para garantir que a estratégia de inovação avance.

  • DEFINIR KPIS (KEY PERFORMANCE INDICATORS) CLAROS

Medir o impacto da estratégia de inovação conforme for implementada podendo ser rapidamente alterada, se necessário. Defina KPIs para demonstrar a eficácia do investimento em análises trimestrais. Tomada de decisão baseada em evidências baseadas em dados qualitativos e quantitativos para garantir o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

  • SIMPLIFIQUE SEU PLANO

Produza uma estratégia de inovação clara que seja facilmente compreendida por pessoas em todos os níveis da sua organização.

Entenda onde os principais pontos fracos e bloqueios estão localizados em seu pipeline de inovação.

  • CULTURA 

Desenvolva uma cultura inovadora e o uso e técnicas de criatividade na empresa. Aprimore a mentalidade e as habilidades centradas no cliente para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e conceitos de negócios, bem como na descoberta de novos mercados para tecnologias inovadoras. Incentive uma experimentação, onde você aprende tanto quanto possível e o mais rápido possível. 

  • GOVERNANÇA 

Embora a inovação precise de liberdade para operar, um processo de inovação estruturado permitirá que os projetos de inovação avancem rapidamente e uma estrutura de governança separada pode ajudar a proteger os programas de inovação.

Cada empresa ou negócio possui características próprias e as lideranças precisam estar atentas paras as oportunidades e não somente focadas nos resultados operacionais. É, principalmente nessa realidade que o olhar deve se voltar para uma clara estratégia de inovação. 

Bom, essa é uma reflexão e algumas dicas sobre como começar a definir uma Estratégia de Inovação. Se tiver mais dúvidas e optar por realizar uma consultoria, estou disponível para conversarmos: contato@alcanceconsulting.com.br