Unicamp e CPFLParceria focada em eficiência energética e sustentabilidade

Com investimentos da ordem de R$ 2,2 milhões e 36 meses de trabalho conjunto pela frente, o Grupo CPFL firmou em 2017 um convênio de P&D com a Unicamp focado em eficiência energética. Denominada “Projeto Campus Sustentável”, a parceria é composta por cinco subprojetos distintos, envolvendo o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE), a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). O aporte em P&D se soma a uma série de investimentos que serão feitos pelo Grupo CPFL na universidade e que totalizam R$ 8,1 milhões.

“O projeto é uma iniciativa desenvolvida para a Chamada Prioritária de Eficiência Energética e Estratégica de Pesquisa e Desenvolvimento, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL), que tem por objetivo estimular a disseminação da geração distribuída para prédios públicos e reduzir as despesas das instituições de ensino superior com energia elétrica”, explica o Analista Comercial de Eficiência Energética, Giulianno Archilli.

O processo de seleção da CPFL contou com nove propostas, das quais três foram aprovadas pela comissão julgadora. Entre elas, estava a proposta da Universidade Estadual de Campinas. “Em seguida, os três projetos foram submetidos à avaliação inicial da ANEEL, conforme previsto na Chamada. A CPFL obteve aprovação para execução dos três projetos, sendo que o da Unicamp obteve avaliação excelente, com nota 4,5 de um total de 5,0”, relatou.

A iniciativa prevê estudos aplicados em monitoramento de energia, plataformas digitais para tomadas de decisão e capacitação. De acordo com Archilli, para a CPFL, esse projeto representa uma importante inciativa para um modelo eficaz de uso de minigeração fotovoltaica em prédios públicos e ressalta a importância do monitoramento inteligente de energia elétrica como forma de tornar o consumo mais eficiente. Toda experiência adquirida será consolidada e publicada em formato de livro ao final do projeto.

“A Unicamp é parceira do Grupo CPFL em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, como Emotive – Mobilidade Elétrica, Telhados Solares, Desagregação do Consumo e Armazenamento de Energia. O Projeto Campus Sustentável reafirma a intensão de ambas as partes em fortalecer as parcerias no âmbito energético e proporcionar avanços tecnológicos, capacitação e novos modelos de negócios”, finaliza.

Conheça os projetos:

MiniCOS (Minicentro de Operações): Possibilitará o monitoramento de toda rede elétrica da Universidade e o consumo individualizado dos diversos prédios, o que hoje não existe, e possibilitará ações de consumo consciente com a comunidade.

PV (Minigeração Fotovoltaica): Implantará 571,4 kWp de módulos solares, o suficiente para abastecer 386 residências com consumo médio de 200 kWh/mês, gerando economia ao campus.

EFEM (Eficiência FEM): A ser realizado na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), o projeto resultará na troca de 149 equipamentos condicionadores de ar antigos por novos, mais eficientes e econômicos.

GENIoT (Gestão de Energia): Pretende implantar uma plataforma baseada em “Internet das Coisas” para avaliar variáveis ambientais e comportamentais na operação de equipamentos elétricos de forma otimizada, resultando em economia de energia.

CAPE (Capacitação em Eficiência): Disponibilizará treinamentos, cursos de graduação, pós-graduação e extensão para a comunidade acadêmica, além de contribuir para formação de corpo técnico especializado em eficiência energética e geração distribuída.

Quer saber mais sobre P&D na Unicamp?
Entre em contato por meio do e-mail parcerias@inova.unicamp.br ou pelo telefone (19) 3521-4952.