Cristalina é a grande vencedora do Desafio Unicamp 2016

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Thomaz Marostegan

A equipe Cristalina conquistou o primeiro lugar na sexta edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios a partir de tecnologias geradas na Unicamp. O modelo de negócios apresentado pelos vencedores tem como base tecnologia desenvolvida de reciclagem de resíduos provenientes do esgoto, que podem ser aplicados na fabricação de artefatos de construção civil, visando atender empresas privadas de logística ambiental e produtoras de concreto e blocos. A grande vencedora foi conhecida em evento realizado no auditório do CDC da Unicamp, no último dia 24 de junho, às 14:30.

Júlio Manta, aluno da Faculdade de Engenharia Mecânica e responsável pela apresentação do Pitch da equipe, conta que a experiência no Desafio Unicamp foi decisiva para que seus membros continuem na carreira de empreendedores. “É um primeiro passo para tudo o que ainda queremos alcançar. Pretendemos dar continuidade ao negócio e implementar um projeto piloto, aqui em Campinas, com o apoio da Sanasa”, revela, contando que a trajetória até a final da competição foi árdua, porém muito proveitosa. “A sensação é de missão cumprida. A gente trabalhou muito, fomos até a empresa e até chegamos a reformular totalmente nosso modelo de negócios”, comenta Manta.

A equipe contou com a mentoria empresarial de Rodrigo Barros Nabholz, da Accenture Brasil, e a mentoria acadêmica de José Carlos Gasparin, aluno de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil (FEC) da Unicamp, e é formada também pelos alunos da FEM Ana Maria de Carvalho Pavanello, Cassio Mitsuo Iada, Gabriel Seixas Disselli e Renan Rodriguez Rincon Sartori. O grupo, desde o início da competição, focou em uma patente que pudesse ser aplicada à sustentabilidade e que apresentasse benefícios ao meio ambiente. “Nossa ideia inicial era buscar uma patente baseada em um diferencial sustentável. Dentre as tecnologias que avaliamos, esta foi a que mais se identificou com o que esperávamos, uma vez que é baseada em um processo termodinâmico relacionado a nossos conhecimentos de engenharia”, aponta.

Kaihatsu e ENGIQ foram as equipes que conquistaram, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar na competição. A segunda colocada adotou modelo de negócios para a mesma tecnologia da Cristalina, porém com um enfoque diferente: o segmento agrícola, por meio do fornecimento de adubo orgânico. Já a ENGIQ desenvolveu modelo de negócio para tecnologia que permite detectar se um alimento – no caso, carne bovina – está em condições adequadas para o consumo. Também estiveram presentes na final e apresentaram seus modelos de negócio as equipes Ceres, Seringueira e Statera.

O professor Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, ressaltou uma das novidades desta edição: a premiação em dinheiro, no valor de 3 mil reais, para o responsável pela patente escolhida pela equipe vencedora, como forma de reconhecer a importância do trabalho realizado por professores e pesquisadores da universidade. Mori também abordou o surgimento do Desafio Unicamp, em 2011, como uma iniciativa pioneira.

“O Virgílio Marques procurou a Inova com a ideia de desenvolver, durante a tese de doutorado, uma iniciativa diferente, que mostrasse nosso portfólio de patentes e também incentivasse o licenciamento destas tecnologias”, remonta. Além disso, agradeceu pela atuação de todos os profissionais envolvidos na iniciativa, assim pela presença dos patrocinadores e apoiadores do Desafio Unicamp. “Esta edição chegou a marca 292 participantes, distribuídos em 67 equipes. No Workshop de Business Model Canvas tivemos 420 inscritos interessados em participar da capacitação”, reitera.

Mais sobre o Desafio Unicamp 2016

O Desafio Unicamp 2016 de Inovação Tecnológica conta com o patrocínio da Griaule Biometrics, da BRF, da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), do Banco do Brasil, da Baita Aceleradora, da FM2S Consultoria, da Capes, da Embraer e da Clarke Modet & Co. Apoiam esta edição a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), a empresa Kart Fly, a University of Florida, Agenda Pet, CIESP Campinas, Liga Empreendedora da Unicamp, Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, Grupo Unicamp Ventures, Anjos do Brasil e Associação Campinas Startup (ACS).

Em 2016, o Desafio Unicamp integra as atividades dos 50 anos da Unicamp.

Mais informações sobre a iniciativa: https://www.inova.unicamp.br/desafio/