Foto parcial de participantes do Desafio Unicamp apontando para informações em folha de papel com pequenos pedaços de papel azul colados. Fim da descrição.

Desafio Unicamp promove capacitação gratuita sobre metodologia de modelagem de negócios

O Workshop acontece em 15/04 para equipes inscritas na competição e é aberto ao público em geral interessado em empreendedorismo e inovação. É preciso fazer inscrição.

Texto: Agnes Sofia Guimarães | Foto: Gabriela Neves-Inova Unicamp

Uma capacitação em busca do primeiro passo rumo a idealização de um novo negócio. É o principal objetivo do Workshop Desafio Unicamp 2023. O maior evento de capacitação da competição de modelagem de negócios da Unicamp, organizada pela Inova Unicamp, está com inscrições abertas para as equipes participantes do programa e também recebe inscrições do público em geral

O workshop acontece no próximo dia 15 de abril, às 9h30, na plataforma Zoom. Qualquer pessoa interessada em participar pode fazer a inscrição aqui.

As inscrições são gratuitas para qualquer modalidade de participação: participante ou ouvinte do Desafio Unicamp 2023. A atividade é obrigatória para todas as equipes inscritas na competição – cada grupo deve contar com, ao menos, dois dos seus integrantes, sob penalidade de desclassificação.

Lean Canvas e trajetórias empreendedoras

O Workshop Desafio Unicamp 2023 contará com Marcelo Nakagawa, professor de Inovação, Empreendedorismo e Transformação Digital do Insper e Fundação Dom Cabral, com mais de 30 anos de experiência no mercado. Nakagawa apresentará uma palestra sobre Lean Canvas, metodologia para a criação de novos negócios. A ferramenta contribui para uma análise completa sobre os desafios do mercado em que a tecnologia será inserida, contribuindo para que as equipes desenvolvam um olhar mais pragmático para o posicionamento de seus novos negócios.

Para contar sobre a experiência adquirida no Desafio Unicamp, Thiago Castro Felix e Caio Contiero Rosa, finalistas do Desafio Unicamp 2020 e fundadores da Singular Seeds apresentarão suas trajetórias empreendedoras. A Singular Seeds é uma empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) que visualizou uma oportunidade no mercado de qualidade de sementes para o agronegócio a partir de análise de imagens.

A abertura do Workshop Desafio Unicamp será feita pela professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, que apresentará alguns dados sobre a Agência de Inovação da Universidade. Na sequência, Mariana Zanatta Inglez, Coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova Unicamp, apresentará as regras do jogo aos participantes. O Workshop terá moderação de Kátia Kishi, supervisora de comunicação da agência.

Inscrição para o Workshop Desafio Unicamp 2023

As inscrições para o Workshop Desafio Unicamp 2023 estão abertas para qualquer pessoa interessada em conteúdos sobre empreendedorismo e inovação e podem ser feitas neste link

Equipes inscritas no Desafio Unicamp 2023 devem estar representadas na atividade por, ao menos, dois integrantes do grupo durante a transmissão online do Workshop, para continuarem na competição. O não comparecimento na atividade é fator para desclassificação.

Confira a programação completa

• Abertura, com Prof. Ana Frattini, diretora-executiva na Inova Unicamp
  • Regras do Jogo e critérios, com Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação na Inova Unicamp
  • Do Desafio para o mercado, com Thiago Castro Felix e Caio Contiero Rosa, fundadores da Singular Seeds e finalistas do Desafio Unicamp 2020
  • Lean Canvas no Desafio Unicamp, com Marcelo Nakagawa, prof. de Inovação, Empreendedorismo e Transformação Digital no Insper e Fundação Dom Cabral
  • Moderação, Kátia Kishi, supervisora de Comunicação na Inova Unicamp.

Sobre o Desafio Unicamp

A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade e é organizada pela Inova Unicamp. Em 12 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.480 pessoas. A última edição da competição, em 2022, contou com a participação de 181 inscritos vindos das cinco regiões do país – representatividade essa inédita no programa.

A expectativa da 13ª edição é repetir o grau de variedade regional e, ao mesmo tempo, ampliar a diversidade dentro das equipes. O regulamento do Desafio Unicamp 2023 prevê que grupos marcados por uma composição heterogênea pontuam mais na entrega da primeira atividade. Os critérios são diversidade de gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.

Os patrocinadores da 13º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Instituto Eldorado, Baita Aceleradora, 3M.

Os apoiadores da 13º edição do Desafio Unicamp são: Campinas Tech, Fundação Fórum Campinas, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do ABC (UFABC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de CampinasParque Científico e Tecnológico da Unicamp e Incamp.