DisciplinaTópicos em Engenharia de ProduçãoIM540

INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA

Instituto: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)

Prof. Responsável: Jefferson de Souza Pinto / Izabela Simon Rampasso / Nivaldo Lemos Coppini

Ementa

A disciplina será baseada no livro de autoria do professor denominado Usinagem Enxuta – Gestão do Processo, editado pela ArtLiber Editora. Serão desenvolvidos pelo professor dois istemas inteligentes: Um se trata de um SAD – Sistema de Apoio à Decisão em Usinagem denominado COPPISYS e um segundo outro SAD estruturado em planilhas EXCEL que permite realizar cálculos e análises de gargalos e ociosidades em sistemas de produção por usinagem, bem como, calcular todos os tipos de tempos notáveis em usinagem, inclusive o tempo padrão por lote. Este, quando comparado com o fluxo da produção, permite mostrar como melhorar o ritmo da produção bem como recomendar soluções para racionalizar ociosidades. Será apresentada uma visão geral do Conceito da Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0). Cada aluno ou no máximo grupos com dois alunos deverão desenvolver trabalhos e ou tópicos que deverão ser apresentados por meio de texto e oralmente. Estes, serão avaliados para compor os conceitos ou notas finais da disciplina. Opcionalmente os alunos poderão não apresentar oralmente os tópicos e poderão fazer a prova escrita sobre a matéria apresentada na disciplina.