notícias

Inova Jovem 2025 abrange inscritos das cinco regiões brasileiras

Reunião virtual com participantes e convidados do primeiro workshop do Inova Jovem 2025. A imagem mostra nove pessoas sorrindo em suas telas, entre integrantes da Inova Unicamp, palestrantes e intérpretes de Libras. Cada participante aparece em seu respectivo ambiente, com fundos variados, incluindo o logotipo da Inova Unicamp em alguns deles. Fim da descrição.

O Inova Jovem 2025, competição nacional de empreendedorismo organizada pela Inova Unicamp, alcança abrangência regional inédita em sua 12ª edição. Os participantes recebem capacitações de ferramentas empreendedoras.

Texto: Caroline Roxo e Sophia Miranda – Inova Unicamp | Imagem: Reprodução Inova Unicamp

O programa Inova Jovem 2025, competição gratuita de empreendedorismo voltada a estudantes do ensino médio regular e técnico de todo o país, alcançou um marco de abrangência nacional: foram registradas inscrições de 13 estados brasileiros, representando as cinco regiões do Brasil. Criado e organizado anualmente pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), o programa chega à sua 12ª edição e celebra também a sexta realização consecutiva no formato totalmente virtual, o que possibilita essa diversidade regional dos inscritos.

Neste ano, 453 alunos se inscreveram para participar da competição, divididos em 111 equipes. Os estudantes vêm de 68 cidades e estão vinculados a 53 escolas, distribuídas pelos estados de Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

“Alcançar todas as regiões do Brasil mostra que o Inova Jovem está cumprindo seu papel de apresentar o empreendedorismo de impacto socioambiental como opção de carreira. Queremos que os jovens enxerguem o empreendedorismo como um caminho real para suas vidas”, destacou Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área que organiza o Inova Jovem e outras ações de comunicação que estimulam a cultura da inovação e do empreendedorismo.

Os participantes já deram início às capacitações que compõem a jornada de atividades do Inova Jovem 2025. Nesta etapa, os estudantes participaram de dois workshops, um voltado a negócios de impacto socioambiental e outro sobre modelagem de negócios, além de um treinamento específico para orientá-los sobre como solicitar e aproveitar as sessões de mentoria com profissionais do mercado, que irão apoiá-los na construção de seus modelos de negócio.

Workshop de negócios de impacto socioambiental 

O primeiro workshop da edição 2025, dedicado a negócios de impacto socioambiental, aconteceu em 27 de setembro e marcou o início do ciclo de capacitações do programa. Assim como na edição anterior, todos os encontros contam com interpretação simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), reforçando o compromisso da Inova Unicamp com a inclusão e a acessibilidade. 

A competição exige que pelo menos dois membros de cada equipe estejam conectados simultaneamente para poderem sanar as dúvidas dos times, sendo que este primeiro encontro contou com 191 pessoas ao vivo. Assista a gravação do workshop aqui

A abertura do evento foi realizada por Kishi, que apresentou aos estudantes sobre a dinâmica da competição, regras, atividades e entregas previstas ao longo da jornada, bem como todos os prazos para as atividades, disponíveis na agenda da competição.

Posteriormente, o professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, apresentou à Agência e trouxe para os participantes conceitos sobre o que é uma inovação e a diferença entre inovar e inventar. Lopes deu exemplos práticos de startups que estão desenvolvendo inovações, como é o caso da empresa-filha da Unicamp chamada B.nano, que surgiu em 2022 após vencer a categoria de impacto socioambiental do Desafio Unicamp, outra competição organizada pela Inova. 

“Mais do que formar empreendedores, queremos despertar a curiosidade, a criatividade e a capacidade de colaboração dos jovens. O que eles aprendem no Inova Jovem pode ser levado para sua vida acadêmica, profissional e pessoal”, afirmou o diretor-executivo da Inova Unicamp.

A programação seguiu com a palestra de Wilson Campanholi, fundador da 2,5 Ventures, que apresentou aos estudantes como os negócios podem responder a desafios socioambientais contemporâneos. O especialista em negócios de impacto socioambiental destacou que um empreendimento desse tipo deve unir quatro dimensões essenciais: intencionalidade, foco em impacto, sustentabilidade financeira e monitoramento de resultados. 

Campanholi também apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) como referência importante para orientar iniciativas empreendedoras que busquem gerar transformação positiva.

Para fechar o primeiro encontro, os participantes conheceram o caso de sucesso da empresa-filha da Unicamp Ecomilhas, apresentado por Lucas Nicoleti, sócio-fundador da startup. A empresa atua na descarbonização de deslocamentos urbanos por meio de um sistema digital de recompensas financeiras. Pelo aplicativo, os usuários registram seus itinerários ambientalmente mais sustentáveis e recebem “ecomilhas”, que podem ser trocadas por benefícios em sites e aplicativos de diversos setores, como moda, delivery e viagens.

Workshop de modelagem de negócios  

Dando sequência à programação, no último sábado, 4 de outubro, foi realizado o segundo workshop do Inova Jovem 2025, que foi um encontro “mão na massa”, ensinando aos participantes como modelar a ideia em um negócio, usando a ferramenta Business Model Canvas (BMC). O evento reuniu 157 participantes ao vivo. Assista a gravação aqui. 

A palestra sobre modelagem de negócios foi conduzida por Murilo Marques dos Santos, sócio fundador da FM2S, patrocinadora do Inova Jovem 2025. Ele explicou que o Canvas é um quadro em branco no qual cada empreendedor pode mapear e estruturar sua própria ideia de empreendimento.

O BMC é uma ferramenta visual e intuitiva que auxilia empreendedores a planejar, estruturar e compreender o modelo de negócios de uma empresa. Desenvolvido pelo teórico suíço Alexander Osterwalder, o método tornou-se amplamente adotado por permitir mapear, de forma clara, como uma organização cria, entrega e captura valor em suas atividades.

Para que os participantes entendessem sua aplicação na prática, Marques dos Santos apresentou exemplos diversos, desde a sua própria empresa até comparações entre a proposta de valor de um Fiat Mobi à de uma Ferrari. 

Reunião virtual com participantes do segundo workshop do Inova Jovem 2025. A imagem mostra cinco pessoas sorrindo em suas telas, incluindo integrantes da Inova Unicamp, o palestrante convidado e intérpretes de Libras. Cada participante aparece em seu respectivo ambiente, com o logotipo do programa Inova Jovem 2025 exibido no canto superior direito da imagem. Fim da descrição.
Workshop de modelagem de negócios. | Imagem: Reprodução Inova Unicamp

Próximos passos do Inova Jovem 2025

A próxima etapa da competição  será dedicada às mentorias com profissionais do mercado, nas quais os times contarão com o apoio de especialistas para aprimorar e consolidar seus modelos de negócio. As mentorias têm como objetivo oferecer orientação prática e promover a troca de experiências entre os participantes e profissionais com vivência em empreendedorismo de impacto socioambiental.

As sessões de mentoria seguem até o dia 21 de outubro, quando se encerra o ciclo de capacitações. Em seguida, as equipes deverão entregar seus modelos de negócio, com prazo até 22 de outubro para o envio da versão final do Business Model Canvas, acompanhada de um documento detalhado sobre a proposta desenvolvida.

Para acompanhar as próximas etapas do programa e outras novidades, acesse as redes sociais da Inova Unicamp ou consulte a agenda completa em: www.inova.unicamp.br/inovajovem/agenda.

Sobre o Inova Jovem 

O programa Inova Jovem, criado e organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é uma competição nacional de empreendedorismo para capacitar alunos matriculados no ensino médio regular ou técnico em modelagem de negócios e inovação. Em 11 anos, o programa já atraiu mais de 4.500 inscritos.  

A competição é realizada desde 2020 no formato totalmente virtual, possibilitando a inscrição de alunos de qualquer região do país. Além disso, o programa oferece o recurso de interpretação simultânea em Libras em todos os seus eventos para pessoas que necessitam dessa acessibilidade. 

O programa é gratuito e visa difundir o empreendedorismo como opção de carreira para os participantes. 

Os patrocinadores desta edição são: FM2S – Educação e Consultoria, Neger Telecom e Agência Sabiá

Os apoiadores desta edição são: Vestibular Unicamp 2026 e Instituto Phomenta