Notícias

Workshop de Design Thinking abre atividades do Programa Inova Jovem 2015

Texto: Vanessa Fujihira

Fotografias: Thomaz Marostegan

Dois dias depois do Workshop de Design Thinking, curso que abriu a série de capacitações do Programa Inova Jovem 2015, os alunos do Cotil (Colégio Técnico de Limeira) e Cotuca (Colégio Técnico de Campinas) já podem inscrever suas equipes na competição.

No último sábado, dia 15 de agosto, 117 estudantes das duas escolas compareceram à sala CB06, do Ciclo Básico I, para participar do Workshop de Design Thinking conduzido por Luiz Borges, engenheiro de produto e desenvolvimento da 3M. A atividade teve como objetivo introduzir a metodologia Design Thinking e apresentar as etapas de montagem de um projeto, a fim de qualificá-los para a entrega de melhores propostas durante a fase de inscrição no Inova Jovem. Durante o encontro, foi realizada uma dinâmica na qual os alunos planejavam e executavam um projeto baseado na experiência de presentear alguém.

“É importante para nós ver o interesse dos alunos em empreendedorismo. Estão todos muito animados. Acreditamos que o número de equipes inscritas esse ano vai superar o do ano passado, pois já estamos na segunda edição”, afirmou o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Milton Mori, durante as boas-vindas dadas aos estudantes dos dois colégios na abertura do evento.

Mori ainda destacou durante sua fala a presença da professora Mayumi Kawase, da Universidade de Gifu, no Japão, que está em visita à Unicamp para conhecer as ações de incentivo ao empreendedorismo da universidade.

Posteriormente, Nathalia Andrade, analista de empreendedorismo da Inova Unicamp, apresentou as regras do Inova Jovem e os itens que devem constar na inscrição das equipes, que fica aberta até o dia 28 de agosto, às 12h.

Design Thinking

Ao abrir o treinamento, Borges introduziu aos alunos do conceito básico da metodologia. “Design Thinking é um modelo de resolução de problemas. É uma maneira diferente de pensar os desafios, de forma mais analítica e intuitiva”, descreveu.

Nascido nos anos 1960, mas só adotado efetivamente pelas empresas na década de 1980, o Design Thinking evoluiu e hoje é possível ver a metodologia sendo utilizada em centros de pesquisas pelo mundo todo e há também instituições voltadas a formação de especialistas nessa área.

Após a apresentação dos principais termos, o palestrante convidou os presentes a formarem duplas e pensarem em “como transformar a experiência em dar presentes”.

Borges explicou que é necessário ir atrás dos problemas na fonte. Através de entrevistas e pesquisas, o engenheiro fez os alunos despertarem para o fato de que “as soluções só são efetivas quando encontram suas necessidades específicas”.

A partir das respostas dadas sobre a experiências em dar presentes, Borges aconselhou os alunos a fazerem inferências do que seus entrevistados pensam e sentem, tentando compreender quais são suas razões e motivações, o que ele chamou que “Treinamento de Empatia”. O palestrante reforçou que entender o problema é a etapa mais complexa e importante do processo.

Posteriormente, teve início a fase denominada “Geração de Ideias”, na qual os participantes deveriam apresentar soluções aos problemas apresentados.

Fazendo uso de folhas de papel coloridas, canetas, fitas adesivas, clipes, canudos e outros materiais alternativos, os estudantes desenharam e projetaram protótipos de ideias que resolveriam e supririam as necessidades de seus entrevistados.

Borges reforça a importância desta fase de experimentação e montagem de um modo de apresentação de ideias, que fosse clara o suficiente para todos, não importando a área de estudo ou conhecimentos prévios. “Estamos simulando o ambiente de trabalho em equipe multidisciplinar.”

Após a construção dos protótipos, os mesmos foram expostos para os demais envolvidos e, através dos feedbacks e testes, os mesmos seriam refinados até atingirem as necessidades do entrevistado. “Fico animado em ver pessoas jovens já preocupadas com inovação”, comenta Borges sobre o evento.

Confira mais detalhes sobre o workshop de Design Thinking no vídeo produzido pela equipe da Inova Unicamp.

Programa Inova Jovem 2015

O Inova Jovem 2015 é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos do Cotuca e Cotil. Esse ano, patrocinam o evento a Baita, Banco do Brasil, IMA e Samsung Ocean. A 3M é apoiadora.