190 profissionais e 2 unidades recebem o Prêmio Inventores 2018

Evento contemplou ainda os 15 anos da Agência de Inovação da Unicamp

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Janaína Fiuza

Foi realizada ontem mais uma edição do Prêmio Inventores, iniciativa da Agência de Inovação Inova Unicamp para valorizar professores e pesquisadores por seus esforços na proteção e transferência de tecnologias inovadoras. Neste ano, foram homenageados 190 profissionais – professores, pesquisadores, ex-alunos e alunos da Unicamp, além de duas unidades de ensino e pesquisa da Universidade. A cerimônia de premiação ocorreu durante um jantar no Portal Girassol que contemplou, ainda, a comemoração dos 15 anos de existência da Inova Unicamp.

O reitor da Unicamp, Prof. Marcelo Knobel, destacou o pioneirismo da Inova Unicamp, criada anteriormente à lei de inovação, e frisou a importância da Agência para o reconhecimento de talentos e o incentivo a atividades que promovam a inovação e o empreendedorismo. “Gostaria de parabenizar a todos que fizeram parte da história da Inova Unicamp. Foi com o esforço de cada um de vocês que a Unicamp conseguiu conquistar números tão expressivos e relevantes ao longo dos anos”, afirma Knobel.

“Neste ano, além do reconhecimento oferecido, a Inova quis proporcionar também um momento de interação entre estes docentes e profissionais das empresas que promovem a inovação na Unicamp”, comenta o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp. “Um dos primeiros conceitos que aprendemos para estimular a inovação, logo que a Agência foi criada, é que o professor inventor precisa ser valorizado e reconhecido pela instituição”, lembra o professor Roberto Lotufo, diretor-executivo na gestão 2004-2012.

Criada em 2004, a premiação passou a ser realizada anualmente desde 2009. Em 2018, o número de categorias também foi ampliado. Além das categorias “Patente Concedida” e “Tecnologia Licenciada”, voltadas aos profissionais, a premiação agora conta com duas categorias institucionais. Na categoria “Unidade de Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual”, a grande vencedora foi o Instituto de Biologia (IB), responsável por 18 dos 81 depósitos de patentes em 2017. Já na categoria “Unidade de Destaque na Transferência de Tecnologia”, a vencedora foi a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), com 6 patentes licenciadas para empresas, no ano anterior.

Na primeira edição da iniciativa, nove docentes foram premiados por terem suas tecnologias licenciadas. Já na edição deste ano, o número saltou para 190 profissionais. Atualmente, além de homenagear profissionais com tecnologias licenciadas no ano anterior à realização do evento, o prêmio também engloba aqueles que tiveram patentes concedidas. Em 2017, foram concedidas 61 patentes e firmados 22 contratos de transferências de tecnologia com empresas.

O diretor-executivo da Inova Unicamp acredita que a expansão no número de premiados, ao longo das edições do Prêmio Inventores, está diretamente ligada à ampliação da cultura de inovação tecnológica e empreendedorismo na Universidade. “De forma geral, isso demonstra a importância da Inova ao longo dos anos que, com muita competência, tem atraído novos inventores com o intuito de, não só transformar o resultado de suas pesquisas em patentes, mas principalmente negociá-las com as empresas. Ou seja, esses números mostram que a Inova tem cumprido sua missão”, afirma.

Já na visão do professor Roberto Lotufo, o Prêmio Inventores é importante pois demonstra o potencial da Unicamp em prover tecnologias inovadoras para a sociedade. “O papel de uma agência como a Inova é ampliar o impacto do conhecimento gerado na Universidade para a sociedade, e ser um agente importante para estimular a construção e fortalecimento de uma cultura inovadora e empreendedora. Esses indicadores crescentes mostram o sucesso da iniciativa”, completa.

Diretor-executivo na gestão 2013-2017, o professor Milton Mori também credita a consolidação da cultura de inovação na Universidade à expertise da Inova Unicamp. Ele defende que, com uma equipe altamente capacitada, há a garantia de um trabalho de qualidade que culmina no depósito de patentes e no licenciamento de tecnologias. “Um trabalho primoroso e que deve melhorar cada vez mais”, avalia Mori.

Patrocinaram esta edição do Prêmio Inventores: a CCLPI, a Clarke Modet & Co, a Cervejaria Ambev, a FM2S, a Agricef, Kasznar Leonardos Propriedade Intelectual e a Matera. Para saber mais sobre o Prêmio, acesse: www.inova.unicamp.br/premioinventores

Confira a listagem completa dos premiados:

Unidades Destaque

Categoria Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual

Instituto de Biologia (IB): unidade com maior número de pedidos de patente no ano passado. Inventores do IB estão envolvidos em 18 patentes depositadas pela Unicamp em 2017.

 

Categoria Destaque na Transferência de Tecnologia

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC): unidade com maior número de tecnologias licenciadas no ano passado. Seis patentes envolvendo inventores na FEEC foram transferidas para o setor empresarial em 2017.

 

Categoria Patente Concedida

 

Premiados: Marta Cristina Teixeira Duarte (CPQBA); Ana Lúcia Tasca Gois Ruiz (CPQBA); Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues (CPQBA); Mary Ann Foglio (CPQBA); João Ernesto de Carvalho (CPQBA); Dolivar Coraucci Neto (Ourofino) e Glyn Mara Figueira (CPQBA)

Patente concedida: Micropartículas de óleos essenciais e seus usos para prevenção de doenças entéricas (Concessão Fase Nacional)

 

Premiados: Nayene Leocádia Manzutti Eid (FCM) e Li Li Min (FCM)

Patente Concedida: Disposição construtiva introduzida em recipiente para procedimento radiográfico manual em câmara escura portátil

 

Premiados: Anibal Eugênio Vercesi (FCM); Ricardo Guanaes Cosso (IQ); Cláudia Barbosa Ladeira Campos (FCM); Hagai Rottemberg (FCM) e Roger Frigerio Castilho (FCM)

Patente Concedida: Método para quantificar liberação mitocondrial de citocromo C, composição para detectar liberação mitocondrial de citocromo C, kit para detectar liberação mitocondrial de citocromo C, uso de composição para liberação mitocondrial de citocromo C

 

 

Premiados: Raquel Cristine Kuhn (FEA) e Francisco Maugeri Filho (FEA)

Patente Concedida: Processo de purificação de frutooligossacarídeos utilizando coluna de leito fixo com zeólita

 

Premiados: Francisco Maugeri Filho (FEA); Saartje Hernalsteens (FEA); Geraldo Nazareno de Oliveira Barbosa (FEA) e Elizama Aguiar de Oliveira (FEA)

Patente Concedida: Processo de obtenção de frutooligosacarídeos em bioreator utilizando enzima frutosiltransferase

 

Premiados: Renato Grimaldi (FEA); Lireny Aparecida Guaraldo Gonçalves (FEA) e Maria Cristina Moreira Santos (Cargill)

Patente Concedida: Composição alimentícia de gordura vegetal, processo de preparação de uma composição alimentícia de gordura vegetal e uso de uma composição alimentícia de gordura vegetal na preparação de recheio

 

Premiados: Daniel Barrera Arellano (FEA) e Thais Maria Ferreira de Souza Vieira (FEA)

Patente Concedida: Processo de obtenção de cera de torta de filtração de cana-de-açúcar

 

 

Premiados: Maria Angela de Almeida Meireles (FEA); Paulo de Tarso Vieira e Rosa (IQ) e Patrícia Franco Leal Gestic (FEA)

Patente Concedida: Processo de extração e processo de purificação em série de substâncias ativas e corantes a partir de matrizes sólidas, utilizando CO2 supercrítico: bixina proveniente do urucum

 

Premiados: Antonio José da Silva Maciel (FEAGRI) e Daniel Albiero (FEAGRI)

Patente Concedida: Equipamento destruidor de soqueiras para culturas semi-perenes a anuais e Cabeçote de colheita de cana-de-açúcar

 

Premiados: Oscar Antonio Braunbeck (FEAGRI); Augusto Cesar Sanchez (FEAGRI) e Marcos David Ferreira (FEAGRI)

Patente Concedida: Unidade móvel de auxílio à colheita para frutas e/ou hortaliças, processo de colheita e uso da referida unidade

 

Premiado: Antonio Ludovico Beraldo (FEAGRI)

Patente Concedida: Método de preparação de materiais lignocelulósicos para análise macroscópica

 

 

Premiados: Ana Inés Borri Genovez (FEC) e José Gilberto Dalfré Filho (FEC)

Patente Concedida: Sistema completo de avaliação de desgaste de materiais por cavitação e bocal para jato cavitante

 

 

Premiados: Ernesto Ruppert Filho (FEEC) e Milton Evangelista de Oliveira Filho (FEEC)

Patente Concedida: Método de compensação do desequilíbrio e da distorção das tensões trifásicas de entrada de um conversor trifásico-trifásico em matriz usando controle de corrente

 

Premiados: Vitor Baranauskas (FEEC); Alfredo Carlos Peterlevitz (FEEC) e Helder José Ceragioli (FEEC)

Patente Concedida: Processo para fabricação de escovas e comutadores elétricos revestidos com diamante dopado para motores e geradores elétricos, e escovas e comutadores elétricos revestidos com diamante dopado para motores e geradores elétricos

 

Premiados: Alberto Martins Jorge (FEEC) e Marco Aurélio Seluque Fregonezi (FEEC)

Patente Concedida: Circuito controlador de semáforo baseado na lógica multi-valores MVL

 

Premiados: João Marcos Travassos Romano (FEEC) e Moisés Vidal Ribeiro (FEEC)

Patente Concedida: Método adaptativo para a compressão de sinais de tensão e corrente de redes de transmissão e distribuição de energia elétrica; Método para a separação das componentes dos sinais monofásicos de tensão e corrente e para a estimação dos parâmetros das componentes fundamental e harmônicas e Método para a classificação de distúrbios múltiplos e isolados em sinais de tensão em redes de distribuição e transmissão de energia elétrica

 

Premiado: Alberto Martins Jorge (FEEC)

Patente Concedida: Circuito CMOS universal aplicável ao processamento de sinais digitais multi-valores

 

 

Premiados: Marco Antonio Coelho Bortoleto (FEF) e Ricardo Silva Melo

Patente Concedida: Dispositivo vertical para auxiliar diversas modalidades esportivas

 

 

Premiados: Carlos Kenichi Suzuki (FEM); Eric Fujiwara (FEM); Eduardo Ono (FEM); Robinson Luiz da Silva Braga (Sun Quartz)

Patente Concedida: Processo, sistema de controle para fabricação de preforma de geometria elíptica, e fibra óptica produzida a partir desta técnica

 

Premiados: Rubens Maciel Filho (FEQ); André Luiz Jardini Munhoz (FEQ) e Aulus Roberto Romão Bineli (FEQ)

Patente Concedida: Processo para obtenção de placas de microcanais para microreatores químicos e placas assim obtidas

 

Premiados: André Luiz Jardini Munhoz (FEQ); Rubens Maciel Filho (FEQ); Maria Regina Wolf Maciel (FEQ); César Benedito Batistella (FEQ); Sergio Andrés Villalba Morales (FEQ) e Oscar Javier Celis Ariza (FEQ)

Patente Concedida: Processo de craqueamento de petróleo com laser de CO2

 

Premiados: Glaucia Maria Ferreira Pinto (FEQ); Rubens Maciel Filho (FEQ); Maria Regina Wolf Maciel (FEQ); Jefferson Ferreira Pinto (FEQ) e César Benedito Batistella (FEQ)

Patente Concedida: Processo de clarificação e enriquecimento de óleo cítrico

 

Premiados: Ana Maria Frattini Fileti (FEQ); Fábio Delatore (FEQ) e João Alexandre Ferreira da Rocha Pereira (FEQ)

Patente Concedida: Sistema opto-eletrônico de detecção para tubulações que permite monitoramento remoto

 

Premiados: Sandra Cristina dos Santos Rocha (FEQ); Levi Esmael Madeira (FEQ) e Melissa Gurgel Adeodato Vieira (FEQ)

Patente Concedida: Secador convectivo descontínuo para secagem de polpas em formato de folhas

 

 

Premiados: Franco Giuseppe Dedini (FEM) e Antonio Wagner Forti (Unesp)

Patente Concedida: Transmissão continuamente variável para veículos movidos à força humana.

 

Premiados: Célia Marina de Alvarenga Freire (FEM) e Fernando de Medeiros Diório (FEM)

Patente Concedida: Método eletrolítico para obtenção de níquel nanocristalino

 

 

Premiados: Célia Marina de Alvarenga Freire (FEM); José Roberto Pereira Rodrigues (FEM) e Margarita Ballester Cardona (IFGW)

Patente Concedida: Método e dispositivo de detecção de hidrogênio, após difundir-se através de camadas metálicas, por medidas de impedância eletroquímica

 

Premiados: Ana Paula Brito da Silva (FOP) e Giselle Maria Marchi Baron (FOP)

Patente Concedida: Uso, processo de obtenção e composição medicamentosa antioxidante oral, a base de ascorbil fosfato de sódio, no tratamento odontológico

 

Premiado: Marcelo Menossi Teixeira (IB)

Patente Concedida: Genes associados ao teor de sacarose

 

Premiados: Andrea Aparecida de Aro (IB) e Edson Rosa Pimentel (IB)

Patente Concedida: Contensor de ratos para aplicação de biocompostos e raios laser

 

Premiados: Eugenio Rodriguez Gonzalez (IFGW); Luiz Carlos Barbosa (IFGW) e Carlos Lenz César (IFGW)

Patente Concedida: Multicamadas de SiO2 e de quantum dots de PbTe para dispositivo óptico chaveador

 

Premiados: Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro (IFGW); Carlos Henrique de Brito Cruz (IFGW) e Christiano José Santiago de Matos (Mackenzie)

Patente Concedida: Método para acessar e encher lateralmente a estrutura interna de fibras ópticas micro-estruturadas e fibras ópticas com acesso lateral assim obtidas

 

Premiados: Jorge Diego Marconi (IFGW); José Manuel Chavez Boggio (IFGW) e Hugo Luís Fragnito (IFGW)

Patente Concedida: Técnica e dispositivo de eliminação do espalhamento Brillouin estimulado por aplicação de uma tensão mecânica aplicado num conversor de comprimento de onda óptico

 

Premiados: Ana Flávia Nogueira (IQ) e Luiz Carlos Pimentel Almeira (IQ)

Patente Concedida: Processo para produzir filmes finos de multicamadas, filmes finos de multicamadas, células solares fotoeletroquímicas orgânicas e uso das células solares fotoeletroquímicas orgânicas

 

Premiados: Ricardo Mathias Orlando (IQ) e Susanne Rath (IQ)

Patente Concedida: Dispositivo com válvulas e vias para controle do sistema de extração em fase sólida manifold

 

Premiados: Viviane Pacheco e Silva (IQ); Inez Valeria Pagotto Yoshida (IQ) e Wilson de Figueiredo Jardim (IQ)

Patente Concedida: Suporte monolítico contendo TiO2 imobilizado e processo de produção do mesmo

 

Premiados: Celso Aparecido Bertran (IQ); Aloízio Virgulino de Souza Júnior (IQ) e Sérgio Bertazzo (IQ)

Patente Concedida: Processo de modulação da hidrofobicidade de aluminas e uso das mesmas

 

 

Premiados: Edvaldo Sabadini (IQ) e Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula (IQ)

Patente Concedida: Redutores de atrito hidrodinâmico para biocombustíveis

 

Premiados: Nelson Eduardo Durán Caballero (IQ) e Patrícia Pulcini Rosvald Donaire (IQ)

Patente Concedida: Reator tubular para fotocatálise heterogênea de compostos orgânicos

 

 

Premiados: Márcia Aparecida da Silva Spinacé (IQ); Marco-Aurelio De Paoli (IQ); Karen Kely Godoi Fermoselli (IQ); Paulo Aparecido dos Santos (Sabic Innovative Plastics South America) e João Carlos Girioli (Sabic Innovative Plastics South America)

Patente Concedida: Processo de confecção de compósitos de poliamidas com fibras naturais e compósitos de poliamidas com fibras naturais

 

 

Premiados: Maria Izabel Maretti Silveira Bueno (IQ) e Thais Levatti Alexandre (IQ)

Patente Concedida: Método de classificação de vegetais por espectrometria de Raios-X

 

Premiados: Lauro Tatsuo Kubota (IQ); Altair Benedito Moreira (IQ); Iara Lucia Tescarollo Dias (IQ) e Teresa Dib Zambon Atvars (IQ)

Patente Concedida: Método de determinação direta de paracetamol em amostras farmacêuticas pulverizadas por espectroscopia de fluorescência

 

Premiados: Fernando Antonio Santos Coelho (IQ) e Cristiano Ricardo Mateus (IQ)

Patente Concedida: Processo de obtenção de amino alcoóis e sua aplicação na preparação dos antibióticos cloranfenicol, fluoranfenicol e tianfenicol

 

Premiados: Fernando Galembeck (IQ); Heloisa Cajon Schumacher (IQ); Juliane Pereira Santos (IQ) e Mauro Makoto Murakami (IQ)

Patente Concedida: Método de preparação de látexes catiônicos a partir de látexes aniônicos

 

Premiados: Ivo Milton Raimundo Junior (IQ); Celio Pasquini (IQ); Jackson da Silva Albuquerque; Jarbas José Rodrigues Rohwedder (IQ); Kassio Michell Gomes de Lima (IQ); Maria Fernanda D’Oliveira Pimentel (UFPE) e Valdinete Lins da Silva (UFPE)

Patente Concedida: Dispositivo sensor óptico com fase sensora de silicona para a determinação de hidrocarbonetos

 

Premiados: Maria Izabel Maretti Silveira Bueno (IQ) e Fabíola Manhas Verbi (IQ)

Patente Concedida: Metodologia de espalhamento de raios-x como técnica espectroscópica para controle de qualidade de amostras com composição orgânica

 

Premiado: Osvaldo Hugo Bertone (IQ)

Patente Concedida: Registrador cíclico para circuitos MVL

 

Premiados: Marcos Nogueira Eberlin (IQ); Daniella Vasconcellos Augusti (UFMG); Renato Haddad (IQ) e Rodinei Augusti (UFMG)

Patentes Concedidas: Processo de diferenciação de gasolinas comerciais normais e adulteradas por espectrometria de massas com ionização à pressão atmosférica e Processo para identificação de gasolinas adulteradas por solventes de detecção de marcadores químicos por espectrometria de massas com ionização à pressão atmosférica

 

Premiados: Maria Izabel Maretti Silveira Bueno (IQ); Gisele Gonçalves Bortoleto (IQ); Luiz Carlos Moutinho Pataca (IQ)

Patente Concedida: Espalhamento de raio-X e quimiometria para classificação de óleos vegetais, animais, minerais e/ou sintéticos

 

Premiados: Oswaldo Luiz Alves (IQ) e Italo Odone Mazali (IQ)

Patente Concedida: Processo de produção e utilização de esponjas vegetais de fonte renovável para a obtenção de réplicas inorgânicas de morfologia complexa de carbonato de cálcio, hidroxiapatita e óxido de ferro, réplicas inorgânicas assim obtidas e seus respectivos pós

 

 

Premiados: Maria Izabel Maretti Silveira Bueno (IQ); Aline Moreira de Souza (IQ); Martha Teresa Pantoja de Oliveira Castro (UFBA)

Patente Concedida: Espectrometria de espalhamento de raios X (EERX) associada a quimiometria

 

 

Premiados: Lauro Tatsuo Kubota (IQ); Auro Atsushi Tanaka (UFMA) e Maria Del Pilar Taboada Sotomayor (IQ)

Patente Concedida: Sensor amperométrico para dopamina e análogos, a base de catalisadores biomiméticos imobilizados em membrana de nafion

 

Premiados: Carlos Roque Duarte Correia (IQ) e Ariel Lázaro Llanes García (IQ)

Patente Concedida: Processo de síntese racêmica da droga (+-) -4-(3-ciclopentilóxi-4-metóxifenil)-pirrolidin-2-ona (rolipram) e de dois novos análogos do baclofeno

 

 

Premiados: Marcelo Ganzarolli de Oliveira (IQ) e Amedea Barozzi Seabra (IQ)

Patente Concedida: Filmes poliméricos sólidos de poli(álcool vinílico) e poli(álcool vinílico)-poli(vinil pirrolidona), contendo s-nitrosotióis doadores de óxido nítrico, bem como os métodos para sua preparação

 

Premiado: Carlos Roque Duarte Correia (IQ)

Patente Concedida: Metodologia para síntese do (+/-) baclofeno e análogos

 

Premiados: Marcelo Ganzarolli de Oliveira (IQ); Amedea Barozzi Seabra (IQ); Silvia Mika Shishido (IQ)

Patente Concedida: Formulações de s-nitrosotióis doadores de óxido nítrico incorporados em matrizes de poli(etileno glicol), poli(etileno glicol)/água e poli(etileno glicol)/etileno glicol, e metodologia para incorporação de s-nitrosotióis em matrizes de poli (etileno glicol), poli (etileno glicol) / água e poli (etileno glicol) / etileno glicol

 

Premiados: Ronaldo Aloise Pilli (IQ) e Maria Alice Boeckelmann (IQ)

Patente Concedida: Processo de síntese da forma ativa do fármaco (+)-(r,r)-fenidato de metila e seus derivados

 

 

 

CATEGORIA TECNOLOGIA LICENCIADA

 

Premiados: José Wilson Bassani (CEB), Eder Trevisoli da Silva (CEB) e Ana Cristina Bottura Eboli (CEB)

Tecnologia licenciada: GETS

Licenciamento não exclusivo

Empresa licenciada: Hospital Estadual de Sumaré – HES

 

Premiados: Maria Ângela de Almeida Meireles (FEA), Gislaine Faria (FEA) e Renata Vardanega (FEA)

Tecnologia licenciada: Processo de engenharia de extração supercrítica de compostos ativos de cannabis

Empresa licenciada: Entourage

 

Premiados: Lireny Aparecida Guaraldo Gonçalves (FEA) e Maria Cristina Mascarenhas (FEA e Noviga Partner)

Tecnologia Licenciada: Cristais microencapsulados como alternativa para a gordura trans

Licenciamento não exclusivo

Empresa licenciada: Noviga Partner

 

 

Premiados: Antonio José de Almeida Meirelles (FEA), Eduardo Augusto Caldas Batista (FEA) e Magno José de Oliveira (FEA)

Tecnologia licenciada: Sistema e processo integrado para aumentar a recuperação de etanol e coprodução de álcool isoamílico

Empresa licenciada: Jw Indústria e Comércio De Equipamentos em Aço Inoxidável Ltda.

 

Premiados: Paulo Sérgio Graziano Magalhães (FEAGRI), Oscar Antonio Braunbeck (FEAGRI) e Domingos Guilherme Pelegrino Cerri (FEAGRI e Agricef)

Tecnologia licenciada: Sistema para monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar

Licenciamento não exclusivo

Empresa licenciada: Agricef

 

Premiados: Yuzo Iano (FEEC), Rangel Arthur (FT), Prof. Vicente Idalberto Becerra Sablón (RNP) e Diogo Gará Caetano (FEEC e Kasco P&D Tecnologia)

Tecnologia licenciada: Dispositivo para coleta de dados e detecção de erros no sinal digital

Empresa licenciada: KASCO P&D Tecnologia

 

Premiados: Darli Augusto de Arruda Mello (FEEC) e Fábio Aparecido Barbosa (FEEC)

Tecnologia Licenciada: Sistema de controle de escorregamento de fases em sistemas ópticos

Empresa Licenciada: Padtec

 

Premiados: Evandro Conforti (FEEC) e Tiago Sutili (FEEC)

Tecnologia licenciada: Método em terceira harmônica para caracterização de moduladores eletro-ópticos

Empresa Licenciada: Padtec

 

Premiados: Evandro Conforti (FEEC), Cristiano Gallep (FT), Tiago Sutili (FEEC), Napoleão dos Santos Ribeiro (FEEC), Rafael Carvalho Figueiredo (FEEC)

Tecnologia licenciada: Chave eletro-óptica espacial amplificada com acoplador a filme fino de dupla entrada

Empresa licenciada: Padtec

 

Premiados: Evandro Conforti (FEEC), Cristiano Gallep (FT), Tiago Sutili (FEEC) e Bruno Taglietti (FEEC)

Tecnologia licenciada: Método de medição de gorjeio e efeitos não lineares

Empresa licenciada: Padtec

 

 

Premiados: Eleri Cardozo (FEEC) e Paulo Gurgel Pinheiro (Hoobox Robotics)

Tecnologia licenciada: Método de análise facial para controle de dispositivo

Empresa licenciada: Hoobox Robotics

 

 

Premiados: Eduardo Galembeck (IB) e Rodrigo Dias Takase (Takase e Dias Engenharia e IB)

Tecnologia licenciada: 3D Class

Licenciamento não-exclusivo

Empresa licenciada: Takase e Dias Engenharia

 

Premiados: Marcelo Brocchi (IB), Marcos Henrique de Moraes (IB) e Camila Pinheiro do Carmo (IB)

Tecnologia licenciada: Vacina para prevenção da Salmonelose

Empresa licenciada: Biovet

 

Premiada: Wirla Maria da Silva Cunha Tamashiro (IB)

Tecnologias licenciadas: Hibridomas de camundongos anti-TNP, anti-SAP, anti-IL-6, anti-PCFO2 e anti-T.cruzi

Empresa licenciada: Rheabiotech

 

Premiados: Anderson Rocha (IC), Siome Klein Goldenstein (IC), Sandra Eliza Avila (FEEC), Vanessa Testoni (Samsung), Daniel Moreira (IC), Mauricio Lisboa Perez (IC), Daniel Bastos Moraes (IC) e Eduardo Valle (FEEC).

Tecnologia licenciada: Método para filtragem de conteúdo sensível

Empresa licenciada: Samsung

 

Premiado: Julio Cezar Pastre (IQ)

Tecnologia licenciada: Processo para obtenção de espilantol

Licenciamento não exclusivo

Empresa licenciada: Brasil Aromáticos

 

Premiado: Igor Dias Jurberg (IQ)

Tecnologia licenciada: Síntese orgânica para o desenvolvimento de novas rotas sintéticas

Licenciamento não exclusivo

Empresa licenciada: Biblioteca de Compostos Orgânicos – Pesquisas e Análises em Química  LTDA – EPP  (Olib)

 

Premiados: Lauro Tatsuo Kubota (IQ) e José Tiago Claudino Barragan (IQ)

Tecnologia licenciada: Método de obtenção de eletrodos de óxido de cobre nanoestruturado

Empresa licenciada: Metrohm