Aluno da Unicamp é finalista do Empreenda Santander 2K17 com sistema para medição inteligente de consumo de energia

Com uso do sistema desenvolvido por ele, empresas poderão economizar até 40%

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

Buscando auxiliar empresas a diminuírem os desperdícios com o consumo de energia elétrica, um aluno de doutorado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp desenvolveu um sistema para auxiliar na medição de gastos com energia. Por meio da implementação e utilização da tecnologia, que funciona a partir de um medidor instalado no ramal principal da empresa e um software capaz de detalhar o consumo individual por equipamento, a estimativa é que as empresas cheguem a economizar até 40% na conta de energia. Entre as 15 melhores propostas da competição, projeto foi finalista do Empreenda Santander 2k17.

“O software reconhece assinaturas (impacto característico na corrente elétrica) e por isso é capaz de dizer quando o equipamento ligou, quanto tempo ficou funcionando e quanto consumiu de energia. Esse sistema transforma a conta de energia em algo detalhado como a conta de telefone.  A partir deste detalhamento, o sistema identifica automaticamente equipamentos desperdiçadores e propõe ações”, conta Hader Aguiar Dias Azzini, aluno de doutorado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e responsável pela tecnologia.

Conforme dados divulgados pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), para cerca de 40% das empresas do setor comercial a conta de energia elétrica representa mais de 10% dos custos totais. Já a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) apurou que, em 2016, o desperdício de energia no setor comercial foi de R$ 4,32 bilhões.

O projeto de Azzini foi um dos finalistas do Empreenda Santander 2K17, voltado a projetos desenvolvidos no âmbito universitário e empreendedor com grande potencial de se tornarem, de fato, negócios. “A competição por si só já é uma ótima experiência. Ter contato com novas pessoas, conhecer ideias inovadoras e receber um feedback de pessoas altamente capacitadas ajuda muito a expandir os horizontes”, afirma Azzini.

“Com a premiação do Santander estou participando de uma pré-acelaração da ACE aceleradora, que foi eleita como a melhor aceleradora da América Latina. A pré-acelaração vai permitir entender melhor os desafios e as oportunidades do mercado”, completa. Atualmente, Azzini afirma que está em busca de pessoas com amplo conhecimento do mercado de energia para embarcar no projeto. “Montar uma boa equipe é o ponto mais importante neste momento”, finaliza.