Bioxthica concorre ao III Prêmio Cientistas e Empreendedores do Ano

A empresa-filha Bioxthica – atualmente em processo de incubação na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) – está concorrendo na categoria Startups Biotecnologia/Ciências da Vida, ao III Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano, do Instituto Nanocell, que tem como objetivo valorizar, incentivar e divulgar trabalhos de inovação em Ciências, Educação e Saúde Pública, com foco em prevenção e educação; trabalhos clínicos e iniciativas que proponham melhorias em gestão de saúde, ciência, educação pública e provada, política de prevenção, qualidade de atendimento e tratamento; além de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores, que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira. A votação vai até o dia 1 de maio, pelo site: http://www.institutonanocell.org.br/premio/. A divulgação dos resultados ocorrerá até setembro de 2018.

As áreas escolhidas para a edição de 2018 são:

Biotecnologia aplicada à saúde – Tecnologias, processos ou avanços científicos desenvolvidos por pesquisadores (professores ou alunos) voltados para sua aplicação em saúde pública e/ou indústria.

Pesquisas com células-tronco humanas – Artigos científicos que sejam da ciência básica ou aplicada que tenham como foco o uso de células-tronco humanas para transplante, regeneração de tecidos, determinação da diferenciação celular e novas aplicações ou conceitos de sua área.

Nanotecnologia: da produção à aplicação – Trabalhos técnicos ou científicos com foco em tecnologias de produção de materiais nanoestruturados, seus usos e aplicações na indústria da saúde ou em laboratórios de pesquisa ou clínicos.

Genética Humana: Além do DNA – Toda pesquisa, artigos técnicos e/ou científicos que descrevam o estudo da hereditariedade de como ocorre em seres humanos, englobando uma variedade de áreas, incluindo: genética clássica, citogenética, genética molecular, genética bioquímica, genética populacional, genética do desenvolvimento, genética clínica e aconselhamento genético de forma que solucionem, aprimorem ou abrem novos caminhos para a melhora da qualidade de vida do ser humano.

Virologia: Atacando os vírus e novos usos – especialidade biológica e médica que estuda os vírus e suas propriedades, os tópicos inerentes ao campo da virologia, incluem-se: Classificação e estrutura viral, Replicação viral, Patogênese viral, Imunologia viral, Vacinas virais, Terapias virais, Métodos de diagnósticos, Quimioterapia antiviral, Medidas para controle de infecções, Epidemias de vírus, etc.

Neurociências: perspectivas para um cérebro saudável Trabalhos técnicos ou científicos que promovam acesso ao bem-estar por meio de ações sociais, apoio à comunidade, grupos de pacientes e outras atividades focadas na melhora da qualidade de vida da população em geral, ou descobertas que proporcionem melhora ou endereçam o conhecimento científico à aplicação diretamente à sociedade.

Para cada área de ciências acima, a premiação será considerada para duas categorias Professor e Estudante do Ensino Superior da Graduação ou Pós-Graduação (incluindo pós-doutorandos).

Neste ano de 2018, a III edição do Prêmio Cientistas e Empreendedores do Ano Instituto Nanocell terá uma área de empreendedorismo empresarial. A área escolhida é:

Empresas de Biotecnologia formais e informais, com ou sem CNPJ, em geral ou voltadas para a área de saúde que se destacaram com a promoção da saúde de forma gratuita ou no desenvolvimento de produtos voltados para o avanço tecno-científico brasileiro.