Com foco na prevenção do bullying, startup da Unicamp é selecionada para a Singularity University

Em 10 anos de programa, apenas 693 participantes foram selecionados

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

Um em cada três adolescentes, em todo mundo, sofre bullying. Além de trazer impactos para a autoestima, o bullying é negativo para a educação, sendo um empecilho para o aprendizado e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Com foco no empoderamento social, a Voix, empresa-filha da Unicamp, surgiu com o propósito de, justamente, alertar para os perigos da prática de bullying em escolas, por meio de jogos interativos voltados à conscientização. A startup foi selecionada, recentemente, para participar do programa Global Startup Program da Singularity University. A iniciativa visa apoiar empresas constituídas e que trabalhem em temas referentes aos “grandes problemas da humanidade”, seguindo a linha dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O programa já existe há 10 anos e passaram por ele apenas 693 participantes, desde então.

O programa dura 1 ano, sendo 1 mês presencial em Copenhagen, no campus de inovação da Singularity, e 1 mês no Vale do Silício, no centro de pesquisas da NASA. “A primeira etapa é de ativação: uma capacitação para criar uma estratégia exponencial para a startup. A segunda etapa é de aceleração: criar um plano de lançamento com investidores para atingir a escala de impacto na ordem do bilhão”, conta Marco Antonio Linhares, graduado pelo Instituto de Computação da Unicamp e CEO da startup. Linhares defende que, por meio do programa, a  Voix poderá trazer ainda mais benefícios para a sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Voix, em francês, significa “voz”. E este é, justamente, o proposta da startup: dar voz àqueles que sofrem bullying em silêncio. “O que fazemos é dar voz às pessoas que sofrem discriminação para que esses casos não se repitam. Também fornecemos um canal onde esses alunos podem ser ouvidos. Muitos deles enviam mensagens anônimas pelo nosso site relatando que apenas querem dividir essa dor com alguém”, completa Linhares.

Ele relata que há pesquisas que indicam que a empatia tem caído consideralvemente desde o ano 2000, o que pode acarretar no aumento de casos de bullying. “Quando conscientizamos as pessoas sobre situações que provocam esse tipo de violência, criamos mais empatia, aumentando a tolerância e reduzindo a incidência desses casos”, contrapõe.

Contudo, para participar do programa e levar a plataforma para um número maior de escolas e instituições de ensino, a empresa lançou um crowdfunding, como forma de custear a participação no programa da Singularity University. “Ao mesmo tempo, estamos conversando com empresas que tenham interesse em nos patrocinar com parte do valor que precisamos em troca de alguns benefícios como associar a sua marca a um projeto de educação selecionado pela Singularity e cocriar eventos de tecnologia e inovação”, conta. Interessados em fazer uma doação ou associar sua marca ao projeto podem encaminhar e-mail para o endereço marco@voixthegame.com.

Para participar do crowdfunding, acesse: https://www.kickante.com.br/campanhas/voix-na-singularity-university