Com treinamento em Lean Canvas, Inova Unicamp participa da Semalim

Gerente da Incubadora e do Parque Científico da Unicamp deu dicas de como desenvolver um modelo de negócios robusto

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Ana Calixto

Como desenvolver um produto ou serviço inovador e que tenham impacto na vida das pessoas? A metodologia de Lean Canvas, utilizada principalmente por empresas em estágio inicial, é uma boa maneira de desenvolver um modelo de negócios robustos, de acordo com Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Ela ministrou Workshop de Lean Canvas, hoje, na abertura da Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (Semalim), que, nesta edição, promove o Desafio Inova Semalim. A ideia é que, a partir do ciclo de vida de produtos, os alunos possam desenvolver modelos de negócios e criar novas startups.

A apresentação de Mariana foi norteada por 4 pontos principais, que têm papel decisivo para o estabelecimento de startups: a ideia, os clientes, a proposição de valor e a escala. “O desafio principal é vocês pensarem num problema real de mercado que vocês sejam capazes de resolver”, pontuou. Na apresentação, ela destacou que as startups devem focar na resolução de problemas, que podem ser técnicos ou de mercado. “Não basta apenas ter uma boa ideia”, frisou. Dividido em nove eixos, ela ressaltou ainda a importância de começar o negócio pelo problema.

Como exemplo, Mariana abordou a metodologia com base na experiência da Alba Sensors, incubada na Incamp. A startup surgiu com o propósito de solucionar o problema de acesso aos exames de mamografia, comumente aplicados para diagnóstico e prevenção ao câncer de mama. “Eles estão desenvolvendo um sensor portátil, que atua com biomarcadores, para levar o exame a um número maior de pessoas, trazendo benefícios para as pacientes”, comentou.

Ela contou que uma boa maneira de entender o negócio e o mercado é por meio de conversas diretas com clientes, para entender suas dores e necessidades. Além dos pontos acima, Mariana destacou a importância de conhecer os canais de comunicação para chegar aos clientes, a fonte de receitas, a estrutura de custos, as métricas-chave e as vantagens competitivas. “A vantagem da sua startup pode ser, por exemplo, uma patente ou um know-how, um time robusto, clientes já consolidados ou informações privilegiadas”, concluiu.

Na próxima sexta-feira, 26 de julho, os participantes do Desafio Inova Semalim vão participar de um treinamento em pitch, breve apresentação sobre o modelo de negócios com intuito de atrair investidores e clientes. A atividade será ministrada por Vanessa Sensato, diretora de Relações Institucionais da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Os modelos de negócios desenvolvidos nesta competição serão avaliados por Humberto Salvador, da empresa-filha da Unicamp Alibra; Renan Menezes Queiroz, coordenador da área técnica e de P&D da Agropalma; e Paulo Silveira, diretor da Green Assets. A equipe vencedora do Desafio Semalim será conhecida no próximo sábado, 27 de julho, e ganhará a quantia de mil reais.