Concurso de aplicativos Desafio de Inovação SBIAgro prorroga inscrições

As inscrições para o concurso de aplicativos móveis do Desafio de Inovação SBIAgro 2017 foram prorrogadas até 31 de julho. Promovido pelo XI Congresso Brasileiro de Agroinformática – SBIAgro 2017, o concurso tem como objetivo identificar ideias inovadoras e incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para resolver problemas reais enfrentados pela agricultura brasileira.

Estudantes, pesquisadores ou profissionais podem participar de forma individual ou em equipes com até cinco integrantes. Para isso, é preciso se inscrever no congresso e enviar um protótipo funcional em aplicativo móvel, acompanhado de artigo de uma página que descreva a solução, além de um vídeo de até dois minutos (120 segundos).

Os candidatos podem concorrer nas categorias: júnior, para matriculados no ensino médio; superior, para estudantes de graduação e pós-graduação; ou profissional, para os ligados a empresas de tecnologia ou profissionais liberais. Na categoria profissional, também podem participar equipes mistas formadas por estudantes, professores e profissionais.

As bancas julgadoras serão compostas por especialistas em tecnologia de informação e pesquisadores de ciências agrárias da Embrapa e de instituições parceiras, além de profissionais de mercado e negócios. O Comitê de Avaliação do Desafio vai analisar diversos critérios, como relevância do problema que a solução propõe resolver, qualidade do design e funcionamento do aplicativo de forma correta.

Os três primeiros lugares de cada categoria receberão certificados de participação e os artigos de uma página, correspondentes aos trabalhos selecionados para a etapa final, serão publicados nos anais do SBIAgro 2017. As informações referentes às regras do concurso estão disponíveis no site do congresso e as dúvidas podem ser encaminhadas ao correio eletrônico da comissão organizadora <cnptia.sbiagro2017@embrapa.br>.

São realizadores do Desafio de Inovação SBIAgro 2017 a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP/Campus Campinas) e a TIC em Foco.
Congresso premiará teses e artigos de iniciação científica

O XI Congresso Brasileiro de Agroinformática premiará a melhor tese de doutorado e a melhor dissertação de mestrado concluídas entre outubro de 2015 e julho de 2017. As propostas de indicação de candidatos ao prêmio podem ser enviadas, de 1º a 21 de agosto, para o endereço eletrônico <sbiagro@hotmail.com>, por instituições universitárias, institutos e centros de pesquisa, faculdades e orientadores.

Os trabalhos deverão conter resultados originais que tenham contribuído para o avanço do conhecimento científico e tecnológico do uso da tecnologia da informação na agropecuária. A premiação visa estimular e valorizar trabalhos de qualidade na área de tecnologia de informação aplicada à agropecuária, que culminaram com a apresentação, aprovação e defesa de dissertações de mestrado (stricto sensu) e teses de doutorado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Além do concurso de aplicativos, durante o SBIAgro 2017 ainda será realizado o IV Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Agroinformática (IV SBIAgro-IC). O intuito é reunir alunos de graduação de áreas como ciências da computação, análise de sistemas, engenharia da computação, engenharia eletrônica e de software, agronomia, engenharia agrícola e afins, envolvidos em pesquisas relacionadas com informática, computação ou eletrônica aplicadas ao agronegócio.

Os trabalhos submetidos foram revisados e avaliados por membros do Comitê de Iniciação Científica (IC). Os oito aceitos serão publicados nos anais do congresso e apresentados oralmente durante o evento, conforme notificação enviada aos autores. Os três melhores serão premiados na cerimônia de encerramento do concurso de IC.

O XI Congresso Brasileiro de Agroinformática ocorre de 2 a 6 outubro de 2017, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É promovido pela Associação Brasileira de Agroinformática e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com organização da Embrapa Informática Agropecuária, Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e Instituto de Computação (IC) da Unicamp.